17/09/2024

Belgo Arames celebra os 191 anos de Feira de Santana fortalecendo a vocação industrial e social do município

Metalúrgica fabrica 31% de seus produtos em arames de aço na cidade, emprega cerca de 600 pessoas e por meio de projetos sociais, beneficia diversos públicos na região

A Belgo Arames é a maior produtora de arames de aço brasileira e em Feira de Santana (BA) fabrica quase um terço (31%) de sua produção no Brasil. A cidade, que comemora 191 anos nesta quarta-feira, 18 de setembro, é referência nacional na produção de lãs de aço, arames lisos e farpados, dentre outros produtos para fins industriais, na transmissão de energia elétrica e eólica, construção civil e automotiva.

A Belgo mantém duas unidades no município, localizadas nos bairros Tomba e Limoeiro, e emprega atualmente cerca de 600 pessoas na região. A metalúrgica se estabeleceu em Feira de Santana há 20 anos e hoje adota horário flexível para cargos administrativos, com jornadas híbridas de trabalho ou home office, disponibiliza espaços de coworking e inovação para potencializar o intraempreendedorismo e investe em Diversidade e Inclusão. Por suas práticas, foi eleita, nos últimos três anos, de forma consecutiva, como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL e também está entre as melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no país, de acordo com o ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC).

Em Feira, mantém projetos sociais via leis de incentivo municipais e em parceria com a Fundação ArcelorMittal, como o Cidadãos do Amanhã, que incentiva doações próprias e de trabalhadores, familiares e empresas parceiras do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência (FIA). Somente no ano passado, mais de R$ 70 mil foram doados ao FIA do município. O Diversão em Cena, maior programa de formação de público de teatro infantil do país, e o Música no Casarão, no Casarão Fróes da Mota, são outros projetos mantidos em 2024 na cidade, ambos gratuitos e abertos ao público. Com o Ver e Viver, para a saúde visual de estudantes da rede pública de ensino, triou neste ano 1 mil jovens e encaminhou 311 para consultas oftalmológicas. Por meio do Esporte Cidadão, oferece aulas gratuitas de futebol para 141 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no Centro Comunitário Luz e Labor, no bairro Liberdade. Já com a Mostra da Diversidade Cultural, em parceria com a ONG Favela é Isso Aí e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece ações formativas e prêmios para artistas e grupos que representam manifestações populares que contribuem para o fortalecimento da identidade local e para a preservação do patrimônio cultural.

 

A Belgo também atua diretamente no Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), associação que representa as empresas do polo industrial e logístico do município, com a gerente de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, Caroline Lemos, no cargo de diretora de RH. “Feira de Santana é muito importante para a nossa história. Celebramos seu aniversário contribuindo diretamente para o seu crescimento econômico e social, e, por meio da diretoria de RH do CIFs, trabalhamos para que as indústrias locais prosperem em um mercado competitivo e em constante mudança”, afirma Lemos.

Projeto Música no Casarão homenageia Feira de Santana

Na primeira sexta-feira de setembro, dia 6, o projeto Música no Casarão celebrou a emancipação política de Feira com a banda da Sociedade Filarmônica 25 de Março, com repertório que incluiu o primeiro hino municipal. O evento reuniu aproximadamente 800 pessoas em quatro apresentações e marcou a abertura da exposição de maquetes de prédios históricos da cidade, de autoria dos alunos de Arquitetura da Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), sob a orientação do professor Vivaldo Lima. Os trabalhos estarão expostos no Casarão até 30 de setembro e a visitação é gratuita.

O Música no Casarão tem produção da Sociedade Filarmônica 25 de Março, parceria da Fundação Senhor dos Passos, patrocínio da Belgo Arames e apoio da Fundação ArcelorMittal. A Vipal Borrachas e a DPC Distribuidora (Pronac 222178) também patrocinaram o evento.

Skip to content