28/08/2024

Belgo Arames celebra os 113 anos de Contagem fortalecendo o município como polo na produção de arame de aço

Metalúrgica fabrica 46% de seus produtos na cidade e comemora a parceria com atrações culturais gratuitas

O arame de aço está muito presente no nosso dia a dia, seja na mola de colchão, na cozinha, nos pisos de shoppings, túneis de rodovias, nas cercas urbanas e rurais. E em Contagem (MG), a Belgo Arames fabrica quase a metade (46%) de sua produção no Brasil. A cidade, que comemora 113 anos na sexta-feira, 30 de agosto, foi escolhida pela empresa para ser referência em produtos como arames para a transmissão de energia elétrica e de telecomunicação, extração de petróleo, o enfardamento de algodão e celulose, cercamentos, ligas especiais de solda, entre outras aplicações em diversas áreas como construção civil, automotiva e agronegócio.

Para celebrar com os contagenses, a Belgo Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, convida o público para exibições gratuitas do Cine Autorama na Praça do Sol, no fim de semana. No sábado (31/8), às 19h, será exibido “Meu Nome é Gal” e às 21h30, “Barbie”. Já no domingo (1°/9), às 18h30, será a vez de “Mussum, o filmis” e às 21h, “A Pequena Sereia” encerra a programação comemorativa. Os ingressos estão disponíveis no site do Cine Autorama e cada sessão está limitada a 100 carros. O público pedestre (sem carro) também pode conhecer o evento, por ordem de chegada, sem a necessidade de retirar ingressos. Serão 20 cadeiras por sessão.

A história da Belgo Arames em Contagem

Na década de 50, foi inaugurada no município uma fábrica da antiga Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, transferida em 1997 para a então Belgo Bekaert Arames, uma parceria estratégica entre a ArcelorMittal e a Bekaert. Naquela época, a cidade também foi escolhida para sediar a gestão administrativa da empresa. Atualmente como Belgo Arames, são duas unidades no município, ambas na Cidade Industrial: na avenida General David Sarnoff estão localizadas a sede e outras quatro fábricas, e na avenida Cardeal Eugênio Pacelli funciona mais uma fábrica, essa totalmente dedicada a telas e cercamentos.

A Belgo emprega 1.189 de pessoas na cidade, o equivalente a 38,9% da sua força de trabalho no Brasil. A empresa adota horário flexível para cargos administrativos, com jornadas híbridas de trabalho, oferece espaços e formações para potencializar projetos de inovação desenvolvidos pelo seu público interno e investe em Diversidade e Inclusão. Por suas práticas, foi eleita, nos últimos três anos, de forma consecutiva, como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL e também está entre as melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no país, de acordo com o ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC).

Em Contagem, mantém projetos sociais via leis de incentivo municipais e em parceria com a Fundação ArcelorMittal, como o Cidadãos do Amanhã, que incentiva doações próprias e de trabalhadores, familiares e empresas parceiras do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência (FIA). Somente no ano passado, mais de R$ 200 mil foram doados ao FIA do município. O Diversão em Cena, maior programa de formação de público de teatro infantil do país, e o Cine Autorama, primeiro cinema drive-in móvel do Brasil, são outros projetos mantidos na cidade, no Parque Fernão Dias e na Praça do Sol, ambos gratuitos e abertos ao público. Já por meio do Esporte Cidadão, a Belgo oferece aulas gratuitas de futsal e vôlei na Escola Contagem. Outros projetos são fomentados na cidade como o Ver e Viver, para consultas oftalmológicas a alunos de escolas municipais, Ginástica de Trampolim no Centro Social Urbano (CSU) Eldorado, Esporte Inclusivo, com atletismo para pessoas com deficiência, Orquestra Jovens das Gerais e Circuito Mineiro de Xadrez Escolar. Estima-se que mais de 5 mil crianças e adolescentes sejam beneficiados atualmente na região.

“Tratamos Contagem como o coração da Belgo Arames, o município é extremamente importante para a nossa história e perpetuidade. Por isso, investir no negócio e nas comunidades do entorno das operações e celebrar o aniversário da cidade reitera o nosso compromisso com o desenvolvimento local”, afirma a Diretora de Gente, Cultura e Engajamento da empresa, Clarisse Drummond.

 

Serviço:

Cine Autorama: Belgo comemora 113 anos de Contagem

31/8 (sábado):

19h: Meu Nome é Gal

21h30: Barbie

1º/9 (domingo):

18h30: Mussum, o filmis

21h: A Pequena Sereia

Local: Praça do Sol (avenida Severino Ballesteros, bairro Ressaca)

Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso (por carro) no site do Cine Autorama. Público pedestre não precisa retirar ingresso. Espaço sujeito a lotação.

 

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais aqui.

Skip to content