SISTEMA DE CONTROLE DE DRENANGEM COM ESCADAS HIDRÁULICAS EM GABIÃO


CONSTRUTORA E PROJETISTA:

CONSTRUTORA DEGRAUS

2018-2019


Contexto

A pilha de estéril da Mina do Andrade possui escala de deposição de cerca de 4.500.000 ton/ano. A topografia local possui alta declividade nas ombreiras da pilha, o que ocasionou um grande desnível para realização das drenagens periféricas. Esses fatores somados a área superficial de 35 hectares promovem a coleta de um volume hídrico que escoa a alta velocidade.

Montanha

Desafios identificados

A ausência de uma obras de engenharia hidráulica para controle da energia de escoamento permitiu o avanço de processos erosivos desenvolvidos principalmente ao longo das ombreiras, ou seja, nas zonas perimetrais de transição da pilha com o terreno natural. Esses processos tendem a reduzir o fator de segurança da estrutura à medida que removem o material de apoio dos taludes, incrementando o risco geológico-geotécnico.

Solução adotada

O projeto de recuperação da pilha de estéril da Mina do Andrade objetivou, dentre outras obras, a implantação de um sistema de drenagem para direcionamento do fluxo hídrico proveniente das águas pluviais, sendo a solução de escadas hidráulicas em gabião a solução mais adequada.

Sucesso do projeto

Com a conclusão da obra e início do período chuvosos em 2019 foi comprovada a eficiência da solução para condução controlada das águas pluviais, e para prevenção da ocorrência de processos erosivos, contribuindo para a melhoria da condição de segurança da pilha de estéril e da operação da mesma.

Quer saber mais?

Pular para o conteúdo