PONTES COM OMBREIRAS DE GABIÕES E TABULEIRO PREMOLDADO COM CORDOALHAS ENGRAXADAS PROTENDIDAS


CONSTRUTORA:

ELIAS CONSULTORIA E ADMINISTRAÇÃO EM GABIÃO E GABIONORTE

2018-2019


MUROS DE GABIÕES

Eng. José Jr. Guimarães Ribeiro

PROJETO ESTRUTURAL DO TABULEIRO PREMOLDADO

Eng. Calculista Raul Neuenschwander

Contexto

Pontes em estradas vicinais são uma demanda de caráter premente para grande maioria dos municípios interioranos do Brasil. É de amplo conhecimento que o agronegócio é um expoente na economia brasileira e, como todo grande setor, cumprem importante papel na circulação de mercadorias e pessoas. As estradas rurais e vicinais compões parte relevante da matriz de transporte rodoviária utilizada pelos empreendedores e, considerando os contextos hidrográfico e geomorfológico das áreas rurais, a interseção desse acesso com cursos d’agua e drenagens naturais é frequente. Observado esse cenário é notável que as pontes vicinais se apresentam como obras de infraestruturas de caráter essencial para manutenção da atividade econômica de milhares de municípios da federação.

Registro de execução de ponte tradicional em concreto armado.

Registro de execução de ponte tradicional em concreto armado.

Desafios identificados

Do ponto de vista da engenharia as adversidades de solo quanto aos aspectos geotécnicos, a baixa disponibilidade tanto de materiais quanto de mão-de-obra especializada no meio rural e problemas com manutenção são os principais desafios encontrados por projetista no momento da concepção técnica das pontes.

Solução adotada

Nesse cenário, a solução de pontes com ombreiras de gabiões e tabuleiro premoldado com cordoalhas engraxadas protendidas garante vantagens sobre as alternativas tradicionais inteiramente executadas em concreto armado.

Os gabiões podem ser erguidos em condições adversas e empregam materiais disponíveis em grande parte do território nacional, ou seja, essencialmente pedras de mão e gaiolas de aço aramadas. A tecnologia de produção premoldada de tabuleiros na concepção de lajes nervuradas com protensão não aderente permite construir elementos modulares de elevada rigidez estrutural e baixo peso próprio, permitindo uma industrialização local e um transporte fácil das peças até o local do uso dispensando, assim, a complexidade advindas da concretagem in loco que demanda extenso uso de formas, cimbramentos e escoras. Lembrando que a fase de formas, cimbramentos e escoramentos sobre um curso d’água em pontos de difícil acesso torna estas atividades, além de demoradas, extremamente dispendiosas devido aos custos diretos e indiretos com maior número de equipamentos e pessoas.

Processo construtivo

Quer saber mais?

Pular para o conteúdo