cordoalhas em cima de um prédio
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
As vantagens do uso de cordoalhas de alta resistência em lajes de edifícios

O uso de cordoalhas — Cresce progressivamente na construção civil a utilização de cordoalhas de alta resistência. A cada ano, é notável a utilização desse material, devido à sua alta tecnologia que facilita a produtividade e aumenta o nível de excelência dos resultados obtidos na obra.

Popularmente, as cordoalhas são usadas nos setores de construção civil. A variedade de usos já é um bom indício da qualidade do produto. Quem sabe de forma simples e direta as vantagens do uso de cordoalhas mais resistentes em lajes de edifícios, assegura maior economia de materiais e agilidade na instalação das cordoalhas.

Afinal, sabemos a importância de encontrar bons fornecedores, com uma solução que viabilize a produtividade de qualidade — aquela que gera economia eficaz para pequeno, médio e longo prazos. 

Pensando nisso, conversamos com Warley Ricardo dos Santos, gerente de produtos para a construção civil na Belgo Arames, que destacou os principais pontos sobre o uso de cordoalhas de protensão. Confira!

Redução de peso e de material

O uso de cordoalhas, apesar de serem formadas por aço, pode alcançar maior leveza nas estruturas. Além disso, o material tem ótimo rendimento, o que garante mais economia para a obra. Isso acontece porque essa solução permite mais fluidez ao processo executivo da obra ao eliminar quantidades expressivas de vigas e pilares em relação ao sistema tradicional, afirma Warley.

A cordoalha reduz a ocorrência de fissuras no concreto, resultando em lajes mais resistentes que o modelo tradicional. Ao reduzir o peso e o material, há mais autonomia para moldar o projeto. Sabemos que durante a execução de uma obra há desafios que não estavam previstos no planejamento e precisam ser resolvidos.

Ao trabalhar com um material, com a cordoalha protendida, que garante a redução de peso, o planejamento obtém uma vantagem na utilização de mais material em outras áreas do projeto. Por exemplo, a inserção da piscina em um salão de festas localizado na cobertura.

Sabemos que esse espaço de lazer é comumente colocado nos níveis inferiores da edificação, como o térreo, o primeiro ou segundo andar, devido aos custos. No entanto, em projetos mais ousados, inserir a piscina na cobertura pode ser um diferencial valorativo e, com o uso de cordoalhas de protensão, sem abdicar de não ultrapassar o teto orçamentário.

Diminuição dos custos de projeto e mão de obra

A cordoalha para protensão permite a construção de apartamentos de diferentes modelos, com maiores vãos e possibilidades de layout, uma vez que as paredes, não necessariamente, fazem parte da estrutura. Logo, configurações como sala mais ampla, ou maior quantidade de quartos, em um mesmo projeto de edificação, são totalmente possíveis.

Atualmente, é cada vez maior a demanda por projetos com mais andares. Afinal, o metro quadrado, além de ter um valor limitador nos grandes centros urbanos, também está escasso. Por isso, ao conseguir um lote de terra com localização privilegiada, há uma alta demanda por ocupação daquele espaço.

Assim, o mercado da construção civil solicita a construção de prédios mais altos. No entanto, como preservar o potencial competitivo, entregar qualidade e conseguir seguir os direcionamentos do projeto? Com edifícios mais altos, há consequências para o cálculo estrutural — efeito de vento, aumento de peso, entre outros, comenta Warley.

O profissional explica que o uso de cordoalhas Protendida dá robustez à edificação, facilitando todas as fases subsequentes do projeto. Por exemplo, a implementação dos sistemas hidráulico e elétrico. Ter em conta isso em um projeto de engenharia, auxilia na diminuição sustentável de custos. Basicamente, a fórmula é a seguinte: cordoalhas são leves, logo, conferem mais possibilidades de manipulação estrutural para o projeto.

Maior durabilidade da estrutura

Quando uma laje de edifício é planejada e executada sem considerar a tecnologia e a qualidade do material, o resultado pode ter consequências extremas, como a desocupação imediata do local. Infelizmente, é possível conhecer casos famosos de desabamento por conta de estruturas mal feitas.

De maneira geral, muitas vezes as falhas são resultados da falta de qualificação dos profissionais. Por isso, é fundamental a especialização e o conhecimento dos melhores materiais, como a cordoalhas para Protensão.

As cordoalhas têm a característica de ter uma superfície protegida contra a oxidação. Isso porque a estrutura é formada por duas capas — graxa e Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Sucede que, a capa de camada de graxa especial preserva o aço contra a oxidação com a capa de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), explica Warley.

Consequentemente, a estrutura da parte do aço está isenta de qualquer tipo de umidade e contato com o ar, que é o inimigo principal do aço nas estruturas. Então, por exemplo, se houver infiltração numa laje com cordoalhas de protensão, a água não tera contato com o aço, assim irá fazer o contorno na cordoalha e não irá causar nenhum dano nas cordoalhas.

As cordoalhas têm essa característica de não aderência. Logo, aumenta muito a vida útil da estrutura. Se o produto for de qualidade, com todas as certificações nacionais e internacionais possíveis, haverá maior durabilidade independentemente de fatores climáticos, como maresia e chuvas.

Facilidade na logística do material

Em uma bobina, há a quantidade de duas toneladas e meia. Logo, ocupa-se um espaço reduzido, de 1,5m x 1,5m. Imagine que, por exemplo, duas toneladas e meia de vergalhão, resultaria em muitas barras e o cumprimento dessas barras de doze metros lineares. Assim, a economia de armazenamento e transporte é, de fato, profunda.

O resultado disso também é a eliminação de qualquer tipo de desperdício. Afinal, é possível ter um controle melhor das quantidades. Isso evita gastos com armazenamento, otimizando, inclusive, a ocupação de outros insumos importantes para o projeto.

Diferenciais da Belgo Arames

Warley afirma que entender quando usar cordoalha de aço da Belgo Arames traz uma série de benefícios. Elas são produzidas conforme as normas da ABNT 7483/21 e têm uniformidade das camadas de PEAD e de quantidade de graxa. Isso porque as unidades de fabricação de cordoalhas de protensão são homologadas pelo Post-Tensioning Institute (PTI).

Isso significa mais segurança, durabilidade e resistência para a sua obra. Além disso, os materiais têm 100% de rastreabilidade no processo de fabricação, explica o gerente de produtos. Logo, a Belgo Arames mantém a responsabilidade de saber a origem da qualidade dos materiais utilizados.

Viu como investir em inovação é uma das melhores formas de produzir projetos tecnológicos e com orçamentos competitivos? O uso de cordoalhas é um dos principais passos para isso.

Deseja saber outras informações sobre as nossas soluções? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content