Não é de hoje que o concreto é reforçado em construções civis de alta solicitação. Porém, as telas soldadas convencionais têm sido substituídas por fibras de aço que aumentam a resistência e a ductilidade do material. Com isso, têm-se obras de maior qualidade e, consequentemente, de maior durabilidade.
Pioneira na fabricação de fibras de aço para concreto no Brasil, a Belgo Arames Arames produz o Dramix®, marca registrada da NV Arames e é resultado de extensas pesquisas em desenvolvimento com tecnologia europeia, que conferem maior desempenho e produtividade à construção.
Mas você sabe quais são os tipos de Dramix® existentes no mercado? Quais são as suas características e quais as vantagens da sua aplicação? O engenheiro Romário de Souza Lima, da equipe Belgo Arames, é quem nos explica. Vamos lá?
O que é o Dramix®?
Dramix® são as fibras de aço da Belgo Arames Arames, produzidas com fios de aço trefilados de primeira qualidade ArcelorMittal. Os segmentos têm dobras nas suas extremidades, em forma de gancho, o que confere uma melhor ancoragem da fibra no concreto. Além disso, elas apresentam maior resistência mecânica — que é sempre superior a 1.000 MPa.
As fibras Dramix® são comercializadas em diversos comprimentos e diâmetros (que variam de 30 mm a 60 mm de comprimento e de 0,55 mm a 0,90 mm de diâmetro), em pentes com as fibras coladas entre si ou em fibras soltas, dependendo do tipo e utilização. A sua função é reforçar o concreto, substituindo parcialmente ou completamente a armadura tradicional.
Quais as vantagens de utilizar fibras de aço no concreto?
Você pode estar se perguntando qual a vantagem da fibra de aço em relação às fibras sintéticas disponíveis no mercado. A resposta para isso é muito simples: a força e a resistência do aço são muito maiores que as do poliéster, vidro ou polipropileno. Isso porque o módulo de elasticidade da liga metálica é maior, o que permite trabalhar com tensões maiores, sofrendo menores deformações e, consequentemente, apresentando maior durabilidade.
Quanto à substituição das telas convencionais, as fibras de aço proporcionam maior ganho de produtividade à obra, pois requerem:
- menor mão de obra (uma vez que os segmentos são misturados à massa cimentícia);
- menos materiais acessórios (como espaçadores);
- maior otimização do canteiro de obra;
- redução no tempo de execução;
- diminuição dos custos totais.
Contudo, não podemos deixar de destacar os diferenciais do Dramix® para as demais fibras encontradas no mercado. Com a credibilidade já consagrada, a Belgo Arames possui certificados de controle de qualidade e desempenho das fibras de aço. Ou seja, a Belgo garante que do início ao fim da obra serão entregues os mesmos produtos, sem variabilidade.
Além disso, as fibras de aço Dramix® comercializadas soltas, mas são as únicas também disponibilizadas com os segmentos colados. Isso assegura o padrão de qualidade e faz com que as fibras sejam incorporadas ao concreto de maneira homogênea, evitando a formação de ouriços e aglomerados.
Dessa forma, há o aproveitamento total do material utilizado, sem desperdício de recursos e reforços.
Como foi a sua evolução?
Para que a Belgo Arames chegasse aos tipos de Dramix® houve uma evolução constante, não somente em pesquisa e desenvolvimento interno, mas também com aperfeiçoamentos a partir de dados de aplicações in loco. Os modelos foram sendo aprimorados para satisfazerem as demandas das construções. Ou seja, se antes não era possível entregar ao mercado o reforço necessário para uma estrutura mais arrojada, hoje isso é totalmente factível.
As diversas variedades de fibras de aço têm diferentes aplicações e apresentam a capacidade estrutural que as grandes obras arquitetônicas exigem. O seu desenvolvimento tecnológico acompanhou as necessidades não só de reforço, mas de operação, logística e flexibilidade das construções.
Hoje, as fibras de aço Dramix® 3D oferecem mais resistência e maior tenacidade ao concreto, garantindo uma grande capacidade de resistir à esforços e controle da fissuração.
Quais são os principais tipos de Dramix®?
O engenheiro Romário explica que o que diferencia os principais tipos de fibras de aço Dramix® é o fator de forma dos segmentos, que é a relação entre o comprimento e o diâmetro das fibras. A sua forma geométrica — dobrada nas extremidades na diagonal e, depois, voltando à mesma posição do centro do arame — propicia ancoragem ao concreto, como se fossem três arames na mesma estrutura.
Sendo assim, os tipos de Dramix® são determinados de acordo com o seu fator forma (primeiro número que relaciona comprimento/bitola) e o comprimento da fibra. São os seguintes:
- Dramix® 3D 45/30 BL: comprimento 30 mm, diâmetro 0,62 mm, resistência à tração 1.270 N/mm2;
- Dramix® 3D 45/35 BL: comprimento 35 mm, diâmetro 0,75 mm, resistência à tração 1.225 N/mm2;
- Dramix® 3D 45/50 BL: comprimento 50 mm, diâmetro 1,05 mm, resistência à tração 1.115 N/mm2;
- Dramix® 3D 65/35 BG: comprimento 35 mm, diâmetro 0,55 mm, resistência à tração 1.345 N/mm2;
- Dramix® 3D 65/60 BG: comprimento 60 mm, diâmetro 0,90 mm, resistência à tração 1.160 N/mm2;
- Dramix® 3D 80/60 BG: comprimento 60 mm, diâmetro 0,75 mm, resistência à tração 1.225 N/mm2.
Cabe ressaltar que quanto menor for a bitola, maior vai ser o fator de forma, para um mesmo comprimento. E quanto maior for o fator de forma, melhor vai ser o desempenho da fibra inserida no composto. E é com essa informação que é possível ver as aplicações das fibras.
Quais as principais aplicações?
As aplicações das fibras dependem das necessidades de cada obra e do quão solicitado o concreto será. Contudo, elas são amplamente empregadas nos mais diversos pisos e pavimentos apoiados diretamente no solo, tais como nos seguintes casos:
- pisos industriais para todos os setores (áreas de produção, estocagem, docas etc.);
- pisos comerciais (shoppings, hipermercados, lojas etc.);
- radiers (casas e prédios);
- pisos de aeroportos;
- pavimentos rodoviários, portuários e aeroportuários;
- pisos para câmaras frias;
- pisos estaqueados (utilizadas em conjunto às armaduras convencionais).
Além disso, as fibras de aço são utilizadas em:
- túneis;
- capas de compressão;
- tubos de concreto;
- construções rurais;
- anéis segmentados para revestimentos de túneis.
Como você pôde perceber, os diversos tipos de Dramix® mantêm um padrão de qualidade e oferecem inúmeras vantagens às edificações, reduzindo processos e proporcionando maior economia, segurança e velocidade na execução das obras. Os segmentos eliminam cortes e perdas de aço com a substituição das telas convencionais e conferem ao concreto maior resistência à tração e mais durabilidade à estrutura.
Quer saber ainda mais sobre o uso das fibras de aço como reforço no concreto? Então, conheça agora quais são as vantagens de usá-las na mistura cimentícia!