Casa de parede rachada
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Parede rachada: causas e o que fazer

O desgaste do tempo, as ações externas e até mesmo as falhas na execução do projeto podem causar trincas na edificação e deixar a parede rachada. O reforço estrutural evita ou resolve o problema, que pode ser grave.

Muitas vezes, as trincas surgem quando a construção tem pouca resistência a abalos. Mas outras situações também levam a esse resultado, como a localização em uma rua muito movimentada, a proximidade com grandes obras e o solo pouco apropriado.

Para evitar e corrigir as rachaduras, é preciso conhecer as técnicas e os produtos que fortalecem as paredes. Quem explica sobre isso é o engenheiro civil Roberto Coelho, da Racional Sistemas Construtivos. Continue lendo e entenda melhor as causas da parede rachada, o que fazer e quais produtos utilizar.

O que fazer quando a parede está rachada?

O primeiro passo é analisar o problema. Isso permite entender se a trinca está causando danos apenas estéticos ou se existe necessidade de reforçar. É o que vai nortear a escolha da técnica ideal também.

Para fazer o reforço, podem ser utilizadas técnicas durante a construção, como a alvenaria de vedação. Mas também há quem busque informações sobre como fazer amarração, aqueles que preferem telas e cintas ou os que optam por grampear a parede rachada. Tudo vai depender daquilo que funciona melhor em cada situação.

É importante ressaltar que de nada adianta saber como fazer amarração em parede rachada, como consertar rachadura na parede com ferro ou dominar outra técnica de reforço se a raiz do problema não for extinta.

Porém, nem sempre isso é possível, como no caso da trepidação causada pelo trânsito. Então, é importante estudar a causa para adotar a abordagem com melhor resultado. Veja, a seguir, as principais técnicas para reforçar uma parede rachada.

Inserção de cintas e pilaretes

É a técnica mais tradicional e difundida, em que são colocados esses elementos em espaços regulares. Não existe um cálculo específico nem uma quantidade ideal. Tudo depende da experiência de quem executa ou projeta. Segundo Roberto, “geralmente os construtores não consultam nem mesmo os calculistas e criam soluções de acordo com a sua vivência profissional”.

Esse processo enrijece a parede e reduz a flexibilidade e a capacidade de acompanhar as deformações estruturais. É feita a divisão em várias “paredinhas” entre os reforços. A execução é trabalhosa e onerosa, pois exige o uso de blocos canaletas ou formas. A produtividade é baixa e pouco racionalizada.

Inserção de telas no revestimento argamassado

Apareceu uma rachadura horizontal na parede: como resolver? Essa técnica pode ajudar. A inserção de telas no reboco em ambas as faces da parede aumenta a capacidade resistente até o limite do descolamento do revestimento.

É um processo trabalhoso e bastante utilizado para recuperar paredes quando não há condições de demolição e reconstrução. Melhora a estabilidade e a capacidade de flexão devido à presença da armadura (tela eletrossoldada) em ambas as faces.

Essa solução também favorece a absorção de esforços horizontais cíclicos. Uma variante é o emprego de telas de fibra de vidro antes do revestimento. A prática é eficiente, mas onerosa e trabalhosa quando comparada às demais, explica o engenheiro.

Inserção de reforços metálicos nas juntas de assentamento horizontais

A prática é antiga, mas menos utilizada porque as barras de aço lisas não têm um bom desempenho devido à baixa aderência à argamassa. Uma opção é substituí-las por treliças galvanizadas.

É possível fazer cálculos para determinar o comportamento da parede armada com esse material. Roberto destaca que desenvolveu um programa de dimensionamento de paredes para a Belgo Arames.

Ele utilizou a tela e diversos tipos de bloco. De forma amigável e rápida, foi possível projetar uma parede com grande segurança e em atendimento às normas técnicas internacionais.

Além disso, é fornecida uma memória de cálculo com todas as informações usadas no processo. A vantagem é não alterar a produtividade nem a rigidez da parede, além da fácil aplicação e do excelente desempenho.

Como saber se uma rachadura na parede é perigosa?

Uma parede rachada não oferece riscos se a fenda for pequena e permanecer estável com o tempo. Quando isso acontece, o único prejuízo é estético.

No entanto, quando as trincas ficam mais largas, é preciso atenção, pois isso indica problemas. Nesse caso, é importante contar com a avaliação de um engenheiro para identificar a causa e propor uma solução.

É importante lembrar que as paredes têm grande capacidade de absorver esforços de compressão. Por outro lado, os esforços de tração trazem mais prejuízos e requerem um cuidado extra na hora da construção.

O que provoca rachaduras na parede?

As trincas podem surgir em qualquer construção, especialmente naquelas com pouca resistência aos pequenos abalos. O solo também contribui para o aparecimento delas, especialmente se for instável.

É o caso das áreas provenientes de aterros ou com terra muito úmida. Nesses casos, o solo cede um pouco e as trincas surgem. O problema pode ser provocado ainda por outros fatores, como:

  • sobrecarga;
  • má qualidade do material;
  • erros na técnica de construção;
  • atrito entre materiais diferentes;
  • dilatações.

Explore as aplicações do Belgo Murfor na construção

A solução Belgo Murfor® absorve esforços de tração derivados de ações internas e externas. Consiste em uma armadura pré-fabricada que evita fissuras e trincas, mas não altera o padrão da alvenaria. É indicado para:

  • obras sobre solos moles ou sujeitos a recalques;
  • paredes autoportantes de grande altura;
  • vergas e contravergas;
  • paredes divisórias sujeitas a deformações estruturais;
  • construções em locais com vento intenso;
  • paredes submetidas a empuxos do terreno;
  • espaços entre as juntas de dilatação;
  • paredes internas e externas com diferentes alturas;
  • paredes levantadas com juntas a prumo;
  • locais com concentração de cargas.

O Belgo Murfor® é instalado na junta horizontal de assentamento. A treliça trabalha bem com a argamassa devido ao seu formato e desenvolve um esforço conjunto, que não é alcançado com as barras tradicionais isoladas. Outro ponto positivo é a galvanização, que confere uma vida útil superior.

Como vimos, empregar abordagens para reforçar a parede rachada é recomendado, pois aumenta a segurança da obra e evita maiores problemas. No entanto, use técnicas e produtos adequados para ter os melhores resultados.

Na loja online Belgo, você encontra tudo o que precisa para fazer os melhores reforços em paredes. Acesse o site e confira nossa linha de produtos!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content