Construção com pré-moldados
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Veja os benefícios dos painéis pré-fabricados de concreto

Os painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto (PPAC) cumprem o objetivo de vedação ou, eventualmente, incorporam funções estruturais em uma edificação. Esses componentes, muitas vezes planos, podem ser produzidos com armaduras ativas protendidas ou passivas — ambas são autoportantes e não necessitam de subestruturas para utilização, pois são diretamente apoiadas nos pilares.

Isso faz com que esses elementos sejam comumente incorporados em edifícios comerciais, galpões industriais, arenas esportivas, empreendimentos do varejo, shopping centers, pontes, templos religiosos e outras edificações de grande porte. Entretanto, atualmente, eles também têm sido aplicados em projetos residenciais em função do seu apelo estético.

Então, para melhores detalhamentos, preparamos este artigo explicando os benefícios da utilização do painel de concreto pré-fabricado para vedação, como as estruturas devem ser instaladas, o impacto de sua incorporação nos custos de uma obra e outras informações interessantes para um projeto de sucesso. Boa leitura!

Quais os principais benefícios do painel de concreto pré-fabricado?

Uma das principais vantagens dos elementos pré-moldados de concreto é o rigoroso controle de qualidade durante a fabricação. Todas as peças são produzidas em um ambiente adequado, nivelado, seguro e de fácil acesso para os trabalhadores.

Assim, a aplicação de tecnologia avançada possibilita a produção de um material de excelência, perfeitamente adaptado às demandas específicas da construção. Confira os demais benefícios logo abaixo.

Vedação

O painel de concreto pré-moldado de vedação pode receber em seu núcleo material com função isolante — EPS ou PIR, por exemplo. Assim, proporciona:

  • isolamento termoacústico, sobretudo com a adição de um núcleo com material isolante;
  • impermeabilidade, que garante vedação sem a necessidade de o material receber tratamento especial;
  • resistência térmica, a qual garante proteção contra o fogo, como incêndios.

Estruturação

Os painéis pré-fabricados têm propriedades mecânicas que conferem grande resistência aos diferentes impactos que uma edificação pode sofrer. Também contribuem para:

  • proporcionar alta produtividade no processo de fabricação e montagem;
  • trazer baixo custo de instalação e manutenção;
  • oferecer excelente relação entre o custo e o valor agregado à obra, seja pela ausência de subestrutura de apoio, seja pela baixa manutenção e durabilidade do material;
  • fornecer resistência mecânica elevada contra impactos e deflexão.

Estilização das edificações

Favorece acabamentos em relevo ou pigmentos de diferentes cores, uma forma de customização que adiciona elegância e sofisticação aos projetos arquitetônicos das fachadas e edificações, bem como permite maior satisfação na finalização do projeto, pois:

  • facilita o cumprimento do cronograma físico e financeiro da obra, com adequação ao projeto idealizado pelo cliente e aos custos programados;
  • traz retorno mais rápido sobre o investimento;
  • é exigido um menor espaço de armazenamento no canteiro de obras;
  • existe boa integração com outros elementos de fachada;
  • há maior sustentabilidade, com a redução da produção de resíduos sólidos.

O que é mais barato: alvenaria ou pré-moldado?

Em alguns casos, a alvenaria pode ser mais acessível em termos de custos diretos de insumos, especialmente em áreas onde os materiais de construção são facilmente obtidos. No entanto, pode exigir mais tempo e mão de obra, aumentando os custos totais do projeto.

Normalmente, obtemos uma boa relação de custos quando utilizamos painéis de concreto pré-moldados. Essa análise tende a ser mais apropriada à medida que é desenvolvida entre o fabricante e o engenheiro na etapa preliminar do projeto.

Por exemplo, em obras estruturalmente mais simples, como galpões, cuja característica linear é predominante, as fachadas feitas com esses painéis podem atingir até 25% do custo total da obra. Já em estruturas mais complexas, esses índices percentuais são menores.

O emprego do painel de concreto para fachada tem sido cada vez mais difundido, assim como o uso associado ao vidro e ao aço. Esse tipo de composição eleva a sofisticação das composições arquitetônicas.

Inclusive, sob o ponto de vista arquitetônico, a utilização desse tipo de estrutura no Brasil passará por uma grande transformação a partir do uso de concretos de alto desempenho — UHPC (Ultra High Performance Concrete) —, já em utilização na Europa e com chegada próxima ao nosso país.

Como os painéis devem ser instalados e quais os pré-requisitos?

Os profissionais encarregados do projeto devem analisar cuidadosamente as possibilidades, restrições e vantagens associadas ao uso do painel, incluindo os detalhes, processo de fabricação, transporte, montagem e condições de operação, antes de finalizar o projeto da estrutura pré-moldada.

Para isso, recomenda-se que as empresas responsáveis pela pré-fabricação disponibilizem informações relevantes sobre o projeto e a produção para o cliente, arquiteto, engenheiro responsável e demais profissionais técnicos envolvidos.

Para melhor instalação desses painéis, confira os principais pré-requisitos abaixo.

Utilize soluções padronizadas sempre que possível

A aplicação da padronização é crucial no processo de pré-fabricação. Essa prática viabiliza a repetição e a expertise, resultando em redução de custos, aprimoramento da qualidade, confiabilidade e maior agilidade na execução. Inclusive, para uma maior eficiência nessa área, também utiliza-se concreto bombeado.

A padronização encontra aplicação em diversas áreas, tais como:

  • modulação do projeto;
  • uniformização de produtos entre diferentes fabricantes;
  • estabelecimento de padrões internos para detalhes construtivos, bem como uniformização de procedimentos para produção e/ou montagem.

Considere as tolerâncias dimensionais

Os painéis de concreto pré-moldados inevitavelmente apresentam disparidades entre as dimensões planejadas e as efetivamente executadas. É crucial considerar e prever essas variações desde o início do projeto, por exemplo:

  • inclusão de margens para absorção de tolerâncias nas conexões (entre elementos pré-moldados e entre eles e as partes moldadas no local);
  • necessidade de utilizar almofadas (dispositivos de suporte);
  • avaliação das consequências decorrentes de curvaturas e discrepâncias nessas curvaturas;
  • tolerância para movimentações ocasionadas por fenômenos como retração, expansão térmica, entre outros.

Simplifique os detalhes

Um projeto eficiente deve priorizar a simplicidade nos detalhes. Evitar complexidades excessivas ou elementos vulneráveis é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade da estrutura.

Adote os painéis pré-fabricados para projetos de sucesso!

É evidente que a construção utilizando elementos pré-moldados é uma técnica de alto padrão. No entanto, sua viabilidade está sujeita a vários aspectos. Antes de decidir adotar essa nova tecnologia de painel de concreto pré-fabricado, é crucial analisar criteriosamente o custo-benefício para sua obra. Um estudo minucioso que leve em conta a localização, as peculiaridades do terreno e um projeto arquitetônico bem delineado é fundamental nesse processo de avaliação.

Gostou do post e está em busca dos melhores materiais e demais componentes para a construção civil? Então, visite nossa loja!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content