Engenheiros discutindo a obra abaixo de uma grua
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Manutenção preventiva na construção civil: economia de custos e otimização da produção

O objetivo da manutenção preventiva é de intervir, de forma planejada, em maquinários para fazer com que falhas sejam evitadas ou adiadas. Essa manutenção é realizada de forma periódica, podendo ser a cada 3 semanas ou a cada semestre. Com isso, é possível garantir diversos benefícios na construção civil, como maior eficiência das máquinas e melhor desempenho dos trabalhadores.

Mesmo sendo um tema de grande importância no contexto de obras, muitos acabam deixando de lado esse processo. Resultado? Aumento dos gastos e perda de tempo com a estagnação das máquinas. Tendo isso em mente, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre a relevância da manutenção preventiva na construção civil.

Para auxiliar nessa abordagem, tivemos a participação de Adriano de Paula e Silva, professor da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Continue a leitura do artigo e fique por dentro de tudo!

Como implementar a manutenção preventiva na construção civil?

Nas palavras de Adriano de Paula, “deve ser implementada à luz das diretrizes da NBR 5674 – Manutenção de edificações – Procedimento, onde é especificada a gestão da manutenção, inclusive através da elaboração de um Plano de Manutenção. Deve-se também considerar o Manual do Proprietário, onde são detalhadas as ações de manutenção necessárias, bem como sua periodicidade, para garantia do desempenho da edificação”.

Qual é a importância do planejamento de manutenção preventiva para a construção civil?

O planejamento de manutenção preventiva é fundamental, pois, além de cumprir exigências normativas (NBR 5674), garante a durabilidade e a validação da vida útil projetada da edificação. Confira agora os dois pontos principais dessa estratégia!

Redução dos custos

Caso não seja realizada a manutenção preventiva, inevitavelmente será realizada a manutenção corretiva, muito mais cara que a primeira. Isso porque essa última é feita quando o problema já chegou em seu estado crítico, o que necessita de mais gastos para o conserto.

Otimização da produção

Os principais benefícios da manutenção preventiva são o prolongamento da durabilidade e da vida útil projetada da edificação, bem como a manutenção da garantia no caso de aparecimento de vícios construtivos, principalmente redibitórios, ou seja, ocultos.

Quais são os benefícios da manutenção preventiva na construção civil?

O que todo profissional de manutenção deseja é que os equipamentos estejam funcionando de forma eficiente e com boa performance, já que isso implica em boa produtividade dos trabalhos, o que gera lucros para a empresa.

Dessa forma, além da redução de custos e da otimização da produção, a manutenção preventiva também pode contribuir para outras vantagens dentro da construção civil. Confira agora outros exemplos!

Aumento da vida útil dos equipamentos

Normalmente, os equipamentos e as máquinas da construção civil são de alto valor aquisitivo. Por esse motivo, implementar estratégias de manutenção preventiva contribui para que as ferramentas durem por um tempo maior, o que gera uma economia considerável para a empresa.

Os gastos e os custos no processo são reduzidos não apenas pelo prolongamento da vida útil, mas também devido ao fato de evitar despesas inesperadas com falhas não previstas. Somado a isso, tem-se o fato de que ter o equipamento operando por muito tempo evita que a obra seja paralisada devido à falta de ferramenta.

Aumento da qualidade dos serviços

Os resultados de ter o sistema todo funcionando com alta produtividade e sem avarias nas máquinas é:

  • maior possibilidade de cumprir prazos de entrega e melhor organização de tarefas;
  • produção feita com maior qualidade devido a melhor performance dos equipamentos;
  • despesas adicionais reduzidas, devido aos resultados da manutenção preventiva;
  • boa imagem em uma possível vistoria na construção civil.

Além desses fatores, o cumprimento de prazos e de padrões vai ao encontro das exigências da norma ISO 9001. A esse respeito, vale ressaltar que, no campo da construção civil, o sistema ISO contribui para a qualidade dos processos. O principal objetivo do sistema é reduzir retrabalho, gerar maior eficiência e economia, bem como permitir melhor organização da obra.

Aumento da segurança

Não podemos deixar de citar a vantagem relacionada a maior segurança dos trabalhadores que operam os maquinários. Quanto a esse ponto, é fato que uma ferramenta com sua revisão em dia apresenta menor risco de sofrer avarias e de causar acidentes que potencialmente podem prejudicar a saúde dos profissionais. Assim, estamos falando de responsabilidade social na Engenharia.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos são acometidos 270 milhões de acidentes de trabalho considerando todos os tipos. Entre os motivos que justificam esse número tão alto estão a falha humana, a falta de treinamento para o uso dos equipamentos e a falta de manutenção. Por isso, é fundamental que os gestores implementem estratégias de manutenção visando prevenir acidentes de trabalho.

Quais são os riscos que podem surgir a partir da falta dessa manutenção?

Adriano aponta que “o aparecimento de manifestações patológicas de forma precoce, além da perda de garantia dos componentes da edificação pelo construtor podem ser considerados como um dos riscos devido à falta de manutenção”. Também se encaixa nesse tema os riscos à saúde e ao desempenho dos trabalhadores.

Todos esses fatores impactam de forma negativa os resultados da empresa, podendo até mesmo acarretar a estagnação das atividades. Por isso, é sempre bom se preocupar com os cuidados preventivos das máquinas e dos equipamentos.

Quais as diferenças entre manutenção preventiva e preditiva?

Segundo Adriano, “a manutenção preventiva se refere a ações corriqueiras do dia a dia, realizada para o bom funcionamento da edificação. Por exemplo, engraxar e lubrificar componentes de um elevador. A manutenção preditiva é uma estratégia mais específica de antecipação a problemas que possam ocorrer e causar danos maiores”.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da importância da manutenção preventiva na construção civil. Percebe-se que essa estratégia gera inúmeros benefícios para a obra. Sendo assim, busque implementar uma boa gestão de revisões para garantir a performance de todos os equipamentos da empresa.

Gostou do artigo e deseja saber sobre como obter qualidade nos equipamentos e peças de maquinário? Então, entre em contato com a Belgo Arames e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content