homem com inteligencia artificial
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Conheça a conexão entre inteligência artificial e inovação no canteiro de obras

Inovações são cada vez mais velozes em todos os setores, possibilitando a otimização de trabalho, desenvolvimento de processos e aumento da produtividade. Nesse sentido, a cada dia que se passa, é possível encontrar vários recursos tecnológicos que buscam atender necessidades pontuais para um determinado segmento. Na área da construção civil não é diferente, as aplicações são responsáveis por reduzir custos e otimizar procedimentos, reduzindo riscos, erros, acidentes e ampliando os benefícios.

Tendo isso em vista, é fundamental que os profissionais que lidam com essa área tenham noção sobre os temas e assuntos que relacionam a inteligência artificial com a inovação no canteiro de obras. Os engenheiros que não se atentam a esse fato podem perder grandes oportunidades e, até mesmo, terem o seu trabalho estagnado. Na demanda atual de serviços, as exigências são bem maiores por qualidade e uso tecnológico.

Conversamos com Ricardo William Santos, líder de Inovação na Construtora Barbosa Mello, e preparamos este artigo com informações preciosas sobre inteligência artificial e inovação no canteiro de obras. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como a tecnologia atua na construção civil?

“A inovação vem com a função de acelerar e catalisar o papel das áreas em inovarem nos seus processos. Ela não deve ser somente uma ‘área’ [dentro de uma empresa], mas uma espécie de consultoria, de forma que forneça cadência e método para as pessoas inovarem em seus serviços”, explica Ricardo.

Ele também destaca que, na construção civil, a área de inovação tem uma grande relevância para acelerar processos, pois o mercado ainda é muito carente de tecnologia e digitalização. Como algumas atividades são complexas e dependem muito do fator humano, a inovação vem com o propósito de desenvolver a construção civil para que não precise de tantas pessoas nas frentes de trabalho, expostas a riscos de saúde e segurança.

Dessa forma, é possível garantir um serviço mais efetivo e digital. Nesse contexto, a tecnologia se manifesta nos canteiros de obra como base para a inovação.

“Ela entra de forma transacional em todos os projetos. Basicamente, a inovação suporta a construção civil e os canteiros de obras na busca por projetos que gerem valor para cadeia como um todo, entre mobilização de canteiros, entrega de EPI’s, alertas preventivos de acidentes, treinamentos, apropriações de mão de obra ou uma simples plataforma de comunicação”, lista o entrevistado.

“A tecnologia conecta todas as pontas desses desafios para que não tenhamos uma ‘árvore de natal’ de sistemas”, complementa Ricardo.

Para ele, em última instância, os avanços têm o dever de garantir uma experiência cada vez mais agradável para os seus usuários, bem como garantir que novos processos produtivos se sustentem de forma segura, efetiva e produtiva.

Quais são as vantagens da inovação no canteiro de obras?

Veja algumas das principais vantagens garantidas pela inovação no canteiro de obras!

Capacitação da mão-de-obra

Em função da exposição a riscos de saúde e segurança, é preciso tirar as pessoas de determinadas frentes de trabalho.

“Sendo assim, o que precisa ser feito é aliar a tecnologia à mão de obra que será deslocada dessas frentes”, explica o especialista.

Isso não significa desligamentos e desemprego, mas capacitação das pessoas para o uso das novas tecnologias. Logo, podemos perceber que a inovação na construção civil tem a finalidade de maximizar a produtividade e reduzir situações que possam comprometer a integridade física de seus profissionais.

Gestão de riscos eficiente

A gestão de risco é uma ferramenta necessária para evitar que o planejamento de obras dê errado ou sofra algo indesejável durante sua execução. Com a tecnologia, os riscos são acompanhados e mapeados de forma periódica, o que permite um maior controle dos processos e a redução das chances de falhas.

Na prática, essa gestão por meio de ferramentas efetivas de controle e gerenciamento monitora todos os resultados que podem ser gerados ao executar um determinado projeto. Com isso, os profissionais têm uma visão mais clara sobre cada detalhe da obra, reduzindo ou mesmo eliminando as chances de imprevistos.

Redução no índice de acidentes e de erros

“A tecnologia não proporciona uma redução de erros e um menor índice de acidentes sem antes termos processos bem definidos e executados, bem como pessoas operando a tecnologia de forma adequada. A tecnologia por si só não é ‘bala de prata'”, pondera o entrevistado.

Sendo assim, ao investir na capacitação dos operadores e implementar uma boa gestão do projeto, é necessário instituir novos processos de forma organizada e eficiente. Isso, aliado ao uso dos recursos tecnológicos, tem o potencial de elevar consideravelmente a segurança do trabalho, reduzindo o índice de acidentes e as chances de falhas no projeto.

Como a inteligência artificial atua na construção civil?

A inteligência artificial pode revolucionar várias áreas do segmento da construção civil. Por meio dela, é possível obter vantagens competitivas, bem como benefícios em segurança.

“A inteligência artificial pode ser aplicada na geração de alertas para acidente ou apropriação de mão de obra, máquinas e equipamentos nas frentes de serviço. Além disso, pode gerar dados de produtividade e análise de perdas”, lista Ricardo, entre as vantagens do recurso na construção civil.

Por meio da inteligência artificial, é possível obter dados e alertas consistentes para a tomada de decisões gerenciais baseada nessas informações.

“Hoje, perdemos 15% do nosso tempo na construção civil buscando informações e 90% dos dados não estão estruturados ou não são utilizados após coletados. Isso compromete completamente o andamento das atividades e o ganho de produtividade”, reforça, destacando a importância de soluções tecnológicas na transformação desse cenário.

Conheça as inovações da Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é referência no ramo de arames e produz insumos para os diversos setores do mercado, como os segmentos de Agronegócios, Cercamentos e Construção Civil. Entre os itens fornecidos, temos:

  • arame farpado;
  • arame liso;
  • arame galvanizado;
  • arame para alambrado;
  • cercas prontas;
  • cerca elétrica.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da relação entre inteligência artificial e inovação no canteiro de obras. Como você pode perceber, a área da construção civil tem andado a passos largos, desenvolvendo suas atividades por meio de ferramentas tecnológicas.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content