Engenheiro tomando notas em prancheta
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Home inspection: conheça esse novo conceito na construção civil

O Home Inspection é um serviço oferecido por engenheiros e arquitetos para a inspeção de imóveis durante as negociações de compra. Juliane da Costa Santos nos ajuda a explicar como esse serviço funciona, a sua importância e como você pode tornar esse um diferencial e um dinheiro extra no seu trabalho.

Você já ouviu falar de Home Inspection? Essa prática que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil é uma grande segurança para o cliente que adquire um imóvel e significa mais diversidade nos ganhos para os profissionais da construção civil.

Neste post, convidamos a engenheira Juliane da Costa Santos, especialista em direito imobiliário, avaliações e perícias de imóveis para apresentar esse conceito: veja o que é esse serviço, qual é a sua importância e como um engenheiro pode oferecê-lo. Confira!

O que é o Home Inspection?

Expressão em inglês para inspeção de casas, essa é uma nova tendência em serviços que está se popularizando no Brasil. A ideia é contratar um profissional da construção (engenheiro ou arquiteto) para uma vistoria particular em um imóvel antes de se comprometer com a compra.

Juliane conta que na Europa e nos Estados Unidos a prática já é bastante comum, pois eles já têm há algum tempo um mercado amplo para imóveis antigos que demandam atualizações e manutenções para que se adaptam aos novos moradores.

Mas esse não é o único cenário que está motivando a contratação desse tipo de serviço no Brasil. Além de pontos óbvios de reforma, muitos problemas em uma construção podem estar ocultos ou serem maquiados durante a visita do cliente.

O olho do profissional é uma forma de diminuir essas dúvidas para evitar uma compra mal informada ou negociar melhor um preço que seja compatível com as reformas que serão feitas no futuro.

Qual é a importância desse serviço?

A “maquiagem” do imóvel é uma das questões mais nocivas para o cliente que sonha em ter uma casa nova ou um espaço ampliado para o seu negócio. São soluções paliativas adotadas pelo proprietário anterior que escondem um problema mais grave a curto prazo, mas que se tornarão uma dor de cabeça novamente daqui semanas ou meses.

Mas essa não é a única razão para a popularização do serviço. Juliane aponta outras que tornam o Home Inspection um investimento importante para quem quer adquirir um imóvel:

“A realização da inspeção para compra pode ser útil, principalmente, em negociações de imóveis novos e usados, pois na vistoria técnica são apontados:

  • vícios aparentes;
  • eventuais inconformidades técnicas;
  • análise do comportamento da estrutura;
  • quais itens precisam de reparo;
  • se há indícios de que o imóvel foi ‘maquiado’ para a venda, etc.

Um comprador que tenha ciência dos problemas existentes no imóvel que o interessa, com uma estimativa de quanto gastará em obras de reparos, pode barganhar ou tentar com o vendedor um melhor preço. É como comprar um carro já sabendo que, por exemplo, precisa trocar os amortecedores e pneus.

Resumindo, Juliane diz que a inspeção para compra proporciona maior transparência na negociação, “pois vendedor e comprador ficam cientes dos problemas que existem no imóvel ofertado”.

Que tipo de profissional pode realizar Home Inspection?

Além das vantagens para cliente e vendedor, o Home Inspection é uma forma de variar e valorizar o trabalho de profissionais da engenharia civil.

Esse é um ponto que Juliane faz questão de reforçar, já que faz parte de sua especialização:

“É um serviço que promove a valorização profissional do Engenheiro Civil e do Arquiteto quem têm habilitação para diagnóstico de problemas construtivos, pois é comum os leigos acharem que esta é uma atividade de pedreiros.

Os profissionais da Engenharia Civil e da Arquitetura têm muito mais a oferecer à sociedade do que somente a elaboração de projetos para aprovação em Prefeituras com emissão de ART/RRT.”

A ABNT diz que as atividades de vistorias, perícias e avaliações são atividades exclusivas de engenheiros e arquitetos. Nesse leque de responsabilidades, está o Home Inspection.

Juliane inclusive escreveu um livro sobre o assunto, “Inspeção para Compra de Imóveis“, e tenta mostrar aos profissionais da área as vantagens de oferecer o serviço para eles e seus clientes.

Ela aponta que profissionais nessa área precisam ser associados ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, ou IBAPE. A lista de associados na região do cliente acaba se tornando uma referência para a contratação do serviço.

Quais itens são inspecionados?

A princípio, o Home Inspection é uma vistoria tátil-visual e não invasiva. Ao contrário de uma perícia propriamente dita, nesse serviço o profissional inspeciona:

  • as condições da estrutura;
  • vedações;
  • revestimentos;
  • aparente conformidade de instalações elétricas e hidráulicas;
  • obsolescência de sistemas;
  • adequações necessárias ou importantes às normas recentes;
  • existência de infiltrações;
  • condições das esquadrias;
  • eventuais indícios de “maquiagem” de problemas;
  • eventuais indícios de conflitos na Matrícula do Registro de Imóvel, como áreas não averbadas que podem ser empecilho para financiamentos imobiliários.

O foco principal, como Juliane frisa, deve ser um diagnóstico objetivo e prático sobre as condições reais do imóvel. Dessa forma, o cliente pode renegociar o preço, conseguindo descontos para as reformas mais importantes ou até desistir da compra, sem passar pelo desgaste quando esses problemas ressurgirem.

Como passar uma expectativa de gastos com reparos ao cliente?

Para que o Home Inspection seja realmente útil, ele precisa passar uma boa estimativa de preços para o cliente — dados para que ele saiba o quanto pode gastar na compra e ainda ter dinheiro para as reformas futuras.

Nesse sentido, não há segredo. O profissional precisa conhecer preços de produtos e serviços praticados no mercado para apresentar esse orçamento no fim da inspeção.

Lembre-se que existe a tabela SINAPI e outros meios dos clientes irem atrás das mesmas informações que você tem, portanto seja sempre o mais correto e objetivo possível.

Afinal, se o Brasil ainda segue a cultura de manutenção corretiva, é a sua obrigação como engenheiro tentar virar esse jogo. A manutenção preventiva é um investimento, economia de tempo e até faz bem para a saúde dos seus clientes.

O Home Inspection pode ser o caminho para espalhar essa ideia e ainda ganhar um dinheiro extra. Como a Juliane complementa, “é um serviço em que Engenheiros e Arquitetos participam também na fase da transação dos imóveis, não limitando sua atuação a projetos e construção”. Que tal então abrir seus horizontes profissionais?

Se você gostou desse artigo e quer se informar diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content