A gestão de obras é caracterizada como o gerenciamento dos processos necessários para garantir a correta execução de um projeto de construção civil, desde a sua concepção até a sua entrega. Essas atividades incluem planejamento, organização, acompanhamento, controle e coordenação de recursos humanos, materiais e financeiros para garantir que o empreendimento seja entregue dentro do prazo, orçamento e qualidade estabelecidos pelo cliente.
Por esse motivo, contar com um profissional capacitado é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento, além de prevenir possíveis falhas e evitar desperdícios de recursos. Para saber ainda mais sobre o assunto e entender quais passos tomar e quais evitar, continue com a leitura deste conteúdo que preparamos especialmente para você.
Qual a importância de uma boa gestão de obras?
Existem diversos acontecimentos históricos que comprovam a importância de uma boa gestão de obras. Em 2016, a cobertura do Centro de Convenções de Salvador desabou, deixando 7 vítimas e vários feridos. Foi constatado que a obra foi mal projetada e executada, com falhas na escolha de materiais e na supervisão. Além disso, a obra foi iniciada sem licença ambiental e houve alterações no projeto sem autorização.
Em 2018, um viaduto cedeu na Marginal Pinheiros, em São Paulo, interrompendo o trânsito e causando danos aos veículos que passavam por lá. A causa do acidente foi atribuída a problemas na fundação da obra, mas a falta de manutenção e fiscalização adequada também foram apontadas como fatores que contribuíram para o colapso.
Quais são as vantagens de uma boa gestão de obras?
Além da previsibilidade de quase tudo o que pode acontecer durante a execução do projeto, fundamental para minimizar os riscos e melhorar os resultados, uma boa gestão de obras pode:
- melhorar a eficiência e controle do processo construtivo, o que pode ocasionar na economia de tempo e dinheiro;
- reduzir os desperdícios e perdas de materiais, reduzindo os gastos desnecessários e impactos ao meio ambiente;
- aumentar a qualidade e segurança da obra;
- melhorar a comunicação entre a equipe, evitando retrabalhos e conflitos internos;
- aumentar as chances de cumprimento dos prazos e requisitos legais.
Além desses impactos, algumas consequências indiretas também podem ser observadas com a aplicação de uma boa gestão de obras, como:
- geração de empregos e movimentação da economia local;
- valorização dos imóveis em torno da obra;
- redução de impactos ambientais;
- contribuição para o desenvolvimento sustentável;
- melhoria da qualidade de vida da população.
Quais falhas não podem acontecer em uma gestão de obras?
Uma gestão de obras eficiente requer uma série de processos e atividades que devem ser minuciosamente planejados e executados para garantir que todo o projeto seja executado dentro do prazo, orçamento e qualidade esperados. Contudo, existem algumas falhas que devem ser evitadas, como as que citamos abaixo.
Falta de planejamento adequado
Quando a equipe responsável pela obra não tem um planejamento claro e organizado, as atividades podem ser mal executadas, as etapas podem ser mal planejadas e o orçamento ser insuficiente para cobrir todos os gastos necessários. Isso pode gerar retrabalhos, desperdícios e gastos extras, fatores que podem prejudicar a qualidade do projeto.
Falta de comunicação efetiva
A construção civil é um setor que envolve muitos profissionais e empresas diferentes que precisam trabalhar em conjunto para que o projeto seja executado com sucesso. Por isso, sem uma comunicação clara e eficiente, alguns problemas como atraso na entrega, mau entendimento e desperdícios de insumos podem ocorrer.
Má gestão do tempo
Apesar de a má gestão do tempo na obra ser um dos problemas mais comuns, ela é uma das que mais causa impactos na entrega do projeto. Isso porque, com a ausência de um bom cronograma, se houver algum imprevisto, todas as atividades serão impactadas, gerando prejuízos enormes para o empreendimento.
Falta de controle de custos
Contar com um orçamento bem detalhado e fazer o controle dos gastos durante a execução da obra é fundamental para garantir que o empreendimento seja concluído e que todos os gastos estejam dentro do orçamento estipulado pelo cliente. Caso contrário, além de problemas para conseguir finalizar o projeto, a falta desse controle pode prejudicar a competitividade da empresa no mercado.
Problemas na segurança
Além da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e falta de sinalização adequada, a ausência de treinamentos e a má utilização de máquinas e equipamentos são problemas muito comuns de se encontrar em uma obra. Por isso, além de realizar uma análise de riscos no ambiente de trabalho, é fundamental que o gestor promova os recursos necessários para prevenir acidentes no ambiente de trabalho.
Qualidade insuficiente
A má qualidade na gestão de obras pode resultar em uma falta de padronização de processos e uma má gestão de recursos. Isso pode ocasionar em atrasos e gastos desnecessários, fazendo com que a imagem da equipe fique prejudicada.
Por que contar com um gestor de obra?
A gestão de obras é muito mais que tempo e dinheiro. Ela também está relacionada à qualidade da entrega do projeto, na segurança durante a execução da obra e, claro, na satisfação do cliente. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela obra deve desenvolver algumas habilidades como: comunicação, conhecimento técnico, solução de problemas, liderança, capacidade analítica e gerenciamento de riscos, com o objetivo de conseguir analisar as necessidades do projeto e colocar em ordem todas as atividades e insumos necessários para concluir a obra.
Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de obras?
É muito importante que o gestor de obra esteja por dentro das novidades do mercado, visando aproveitar ao máximo as ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para auxiliar na gestão de obras e projetos. Atualmente já existem diversos softwares voltados para as mais variadas atividades que englobam o gerenciamento de uma obra, permitindo o gerenciamento de tarefas, equipe, cronograma, orçamentos, contratações, documentos, equipamentos, materiais entre outros.
Além do empreendimento em si, a gestão de obras também traz impactos positivos para a sociedade. Por esse motivo, é fundamental que o gestor se empenhe e dê o seu melhor para garantir que o projeto seja concluído com sucesso.
Quer saber mais sobre as responsabilidades da Engenharia na sociedade? Confira o post sobre responsabilidade social na engenharia agora mesmo!