Laje em steel deck
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Fibras metálicas em lajes steel deck: uma opção prática e segura

“Lajes steel deck associadas ao concreto reforçado com fibras de aço proporcionam mais segurança, economia e agilidade na sua construção. O reforço com fibras metálicas é tridimensional e previamente dosado em usinas de concreto ou betoneiras, sendo necessário apenas o seu bombeamento até a laje”.

Você já ouviu falar no uso de lajes steel deck associados ao concreto reforçado com fibras de aço? A solução, ainda pouco conhecida e utilizada no mercado, pode se tornar uma vantagem competitiva para a sua empresa e um sinal de qualidade, aliando economia à praticidade e agilidade de execução.

Se você se interessou, vamos contar com a ajuda de Luciano Figueiredo – diretor técnico da Metform/Codeme – para introduzir o assunto respondendo a 3 perguntas principais: o quê, por quê e como. Vamos lá?

O que são as lajes steel deck e como associar as fibras metálicas nessa solução?

O steel deck é uma técnica utilizada na execução de lajes em construções de vários portes, um sistema que utiliza chapas de aço nervuradas em formato trapezoidal responsáveis por duas funções diferentes: armadura positiva após a cura do concreto e fôrma de aço incorporada – eliminando a necessidade do uso de fôrmas removíveis.

Essa solução também é conhecida como laje mista ou colaborante e é composta por três principais elementos: as chapas de aço, concreto e armação.

A fibra de aço entra no processo para reforço estrutural e controle da fissuração do concreto. A aplicação é muito simples: há uma fibra metálica específica, fabricada por fornecedores certificados, e há uma dosagem recomendada em quilo por metro cúbico de concreto. A mistura é feita no caminhão betoneira ou na usina de concreto e já vai pra obra para ser aplicada diretamente sobre as chapas de aço.

Essa técnica só é possível hoje no Brasil devido a uma parceria entre Metform/Condeme e Belgo Arames Arames, empresas que buscaram certificação para a utilização dessa fibra metálica atendendo a normas de resistência a incêndios.

Os estudos feitos na Inglaterra comprovaram a eficácia da solução em uso geral, que antes só podia ser utilizada como armadura para evitar fissura por retração.

Portanto, como Luciano aponta, o steel deck pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, sendo mais comum hoje em edificações comerciais e industriais — devido aos benefícios especialmente convidativos para essa tipologia de laje mista.

Quais são as vantagens da aplicação de fibras metálicas em lajes steel deck?

Então, podemos falar um pouco mais sobre quais são essas vantagens que fazem o steel deck colocarem empresas pioneiras um passo à frente dos concorrentes.

A grande maioria de seus benefícios está ligada diretamente à qualidade dos materiais utilizados e às características dessa técnica:

Agilidade

Como dissemos, as fibras metálicas em lajes steel deck estão sendo utilizadas em projetos comerciais e industriais. A razão principal para isso é simples: a velocidade de construção é muito maior.

Mesmo que a técnica seja um pouco mais cara do que as convencionais, o ganho em um cronograma mais enxuto (produtividade) e uma entrega mais rápida compensam muito a escolha pelo steel deck.

Economia

E não é só no tempo de execução que o retorno desse investimento vale a pena. Esse é um daqueles casos em que se investe um pouco a mais inicialmente para economizar muito durante uma obra.

Primeiro, a laje steel deck minimiza o uso de escoras. Há um estudo técnico para que essa fôrma de aço suporte os carregamentos na fase de construção, que é durante a concretagem. Após a cura do concreto, a fôrma funciona como armadura positiva da laje.

Outra economia fica por conta da eliminação da mão de obra necessária para a realização da armação e posicionamento de armaduras contínuas e convencionais, já que a mistura da fibra metálica pode ser realizada diretamente no caminhão ou  dosada em usina de concreto.

Segurança

Já apontamos que a técnica de utilização de fibras metálicas em lajes steel deck, certificada por duas empresas brasileiras (Belgo Arames Arames e Codeme/Metform), atende todas as normas de comportamento em incêndios.

Além disso, a segurança da técnica se espalha por todas as etapas da vida útil de uma edificação:

  • durante a obra, o uso menos intenso de escoras e a diminuição da mão de obra minimizam a possibilidade de acidentes de trabalho;
  • durante a utilização, as fibras controlam a abertura de fissuras devido ao efeito de retração por secagem do concreto;
  • ao longo do tempo, ela aumenta a durabilidade das lajes e diminui a necessidade de manutenção.

Sustentabilidade

Utilizando essa solução na construção, não há desperdício de fôrma, já que o material é 100% incorporado à estrutura e reciclável. Além disso, a estrutura gera muito pouco peso e, como já apontamos, o ganho de produtividade proporciona economias, contribuindo para a redução de resíduos gerados em obra.

Ou seja, além do ganho financeiro, você consegue construir gerando menos descarte e pode passar essa imagem de conscientização em sustentabilidade para o cliente.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Apesar de ser uma solução incrível para utilização em edificações de todos os tipos, o sucesso na implementação de lajes steel deck utilizando fibras metálicas depende de um acompanhamento especializado e da escolha certa de fornecedores. Luciano lista os principais cuidados a serem tomados:

Conte com suporte técnico

Por ser desenvolvida pela Metform, todo o suporte é feito mediante consulta ao seu departamento técnico, que oferece recomendações e sugestões para aplicação. No caso da fibra utilizada, o fornecedor do material deve garantir também a qualidade e a durabilidade do material.

Projeto executivo detalhado

Embora o concreto reforçado com fibras de aço seja uma solução interessante sobre o ponto de vista de racionalização do processo construtivo, há regiões de uma laje predial em steel deck que demandam armaduras contínuas (exemplo: tela soldada), seja como reforço de ligação estrutural, ou combate à momento fletor negativo, ou para suportar esforços de cisalhamento.

Tome cuidado com a parte mais crítica do processo

Luciano reforça que o ponto-chave de execução de uma laje steel deck confiável está no bombeamento do concreto com as fibras metálicas. É nessa etapa que o engenheiro responsável precisa de mais cuidado.

Antes mesmo de iniciar a obra, encontre uma empresa parceira que tenha qualidade e experiência nesse tipo específico de mistura. Se necessário, realizar testes preliminares poderá sanar qualquer tipo de dúvida.

Busque um fornecedor certificado

O mais importante, claro, fica por conta do fornecedor desse material, que tenha todo o atestado técnico e a comprovação técnica de eficácia para essa aplicação.

Hoje em dia, infelizmente, há empresas que oferecem serviços similares, mas sem a garantia de qualidade e segurança — nem no steel deck tradicional, muito menos com fibras de aço.

Quem pretende adotar a solução, pode pesquisar para encontrar melhores preços, porém precisa estar sempre atento(a) à certificação dos produtos e execução das técnicas dentro da especialização de cada empresa parceira. Só assim você evita expor o empreendimento a uma execução ruim e de baixa qualidade, desperdiçar seu investimento ou colocar vidas em risco.

Ou seja, a busca por certificação é a base do sucesso no uso de fibras metálicas em lajes steel deck. Isso começa por escolher o fornecedor perfeito. Então por que você não entra em contato conosco?

A Belgo é parceira da Metform na elaboração do modelo atual de aplicação de fibras de aço na execução de lajes mistas. Conheça nossos produtos, converse conosco sobre nossas certificações, e você não vai errar na hora de construir seus próximos empreendimentos!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content