pilha de fibra de aço
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Benefícios das fibras de aço Dramix em substituição aos reforços convencionais

Você sabia que as fibras de aço Dramix®, fabricadas pela Belgo Bekaert, são de alta qualidade e eficiência? Isso mesmo! Ao longo dos seus 20 anos de atuação, a empresa é considerada a principal fabricante de arames no mercado nacional, superando as expectativas de milhares de clientes de diferentes segmentos. Isso porque, além de ser reconhecida por desenvolver soluções inovadoras baseadas em tecnologia e sustentabilidade, a Belgo se dispõe a fazer parte de todos os processos da construção.

O Residencial Vila Isabel, localizado em Linhares, Espírito Santo, é mais uma prova de que o uso das fibras de aço Dramix® faz toda a diferença nas obras em que é implementado. Para nos contar sobre mais este case de sucesso, convidamos Guilherme Anjos, engenheiro Civil e engenheiro de Produção, proprietário da GSA Urbanismo.

Quer saber como Belgo Bekaert foi essencial para a conclusão da obra? Então continue a leitura!

A obra do Residencial Vila Isabel em Linhares

Guilherme Anjos explica que o Residencial Vila Isabel foi uma obra com nível de dificuldade agravado em decorrência da pandemia de Covid-19, que impactou diretamente o fornecimento de materiais e o custo de insumos. No entanto, ele ressalta que as dificuldades foram encaradas como desafios e despertaram na equipe o desejo de se inovar e se reinventar na Construção Civil.

“O Residencial Vila Isabel é um condomínio com 62 casas em Linhares, região Norte do Espirito Santo. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para ser construído com estrutura convencional de concreto armado e alvenarias em blocos cerâmicos (lajotas). Porém, com a pandemia e o fechamento das indústrias, tivemos a paralização das olarias produtoras de blocos cerâmicos por consequência da paralisação das fábricas de móveis que fornecem seus substratos para queima nos fornos de cerâmica”, relata o engenheiro.

Diante do cenário imprevisto, foi tomada a decisão de utilizar blocos estruturais na obra, em função da maior quantidade de fábricas de pré-moldados, o que aumentaria as chances de ter a demanda do projeto atendida. Mas havia outros desafios pela frente. “Após essa alteração nos planos, nos deparamos com um novo problema: a falta de aço (vergalhão e telas soldadas) no mercado e a disparada nos preços, que chegou a triplicar em alguns fornecedores”, lembra Anjos. Foi quando, em conversa com Bruno Sarcinelli, engenheiro Calculista do projeto, surgiu a ideia de substituir telas de aço pelo Dramix 3D.

“Analisamos a possibilidade, custo e fornecimento com a ArcelorMittal e aprovamos a mudança. E isso fez toda a diferença, pois nos proporcionou muita agilidade na execução, conseguindo manter nosso cronograma no prazo e a obra dentro dos custos previstos”, comemora o entrevistado.

A aprovação de financiamento na Caixa Econômica Federal

Outro ponto decisivo para o sucesso da obra em Linhares foi a aprovação de financiamento fornecido pela Caixa Econômica Federal. A entidade disponibiliza financiamento somente para obras com soluções construtivas regidas pelas normas brasileiras e, por isso, o uso do Dramix foi argumento fundamental nas tratativas. Além de atender à NBR (Norma Técnica Brasileira) de especificação e caracterização do material, o Dramix também atende à norma de dimensionamento (projeto) que facilita a aprovação de financiamentos e, consequentemente, gera maior adoção no segmento de imóveis econômicos.

“Hoje, temos a Caixa Econômica Federal como nossa principal parceira nos financiamentos imobiliários, dando a oportunidade aos nossos clientes de realizarem o sonho da casa própria”, relata o Guilherme Anjos.

A solução Dramix como fator de sucesso

Segundo o especialista, o uso do Dramix 3D superou as expectativas de todos os envolvidos na decisão de seu uso, pois permitiu não apenas manter o cumprimento de prazos, como também recuperar os atrasos causados pela falta de materiais devido à pandemia. Além disso, a escolha garantiu que a obra se mantivesse dentro do orçamento estipulado.

Guilherme ressalta, ainda, que a tecnologia foi um elemento essencial ao longo do projeto. Devido à escassez de material no mercado e aos prazos de entrega estendidos de 90 a 120 dias pelos fornecedores, a experiência e know-how do engenheiro calculista Bruno Sarcinelli foram fundamentais para sugerir a substituição das telas soldadas pelo Dramix 3D. Logo, foi possível manter a produtividade, a qualidade, os custos previstos e o prazo de entrega planejado.

Entre as principais vantagens da utilização do Dramix, Guilherme Anjos lista “a agilidade no processo construtivo, com consequente redução da mão-de-obra aplicada na etapa de armação de ferragem, bem como a redução de material aplicado e consequente redução do custo e desperdício de aço.” Para ele, o recurso foi decisivo para que o processo de construção do Residencial Vila Isabel se tornasse mais limpo e sustentável.

O relato reforça os diferenciais das fibras de aço Dramix®, que têm como destaques:

  • agilidade maior no processo construtivo;
  • redução da mão de obra durante a execução da etapa de armação de ferragem;
  • redução de materiais aplicados e custos;
  • eliminação de desperdício de aço;
  • reforço da limpeza e sustentabilidade na construção.

“Utilizamos as fibras nos radiers das nossas casas em Linhares. Com todo o acompanhamento tecnológico, dentro de todas as normas. Sem nenhum problema ou intercorrência”, frisa Anjos.

A solução Dramix®

O Dramix® é uma solução desenvolvida pela Belgo Bekaert Arames e produzida com a qualidade ArcelorMittal. É feito com fios de aço trefilados com dobras, em formato de gancho em suas extremidades. Um dos seus diferenciais está na maior resistência mecânica que a fibra oferece — superior a 1.000 MPa.

As fibras Dramix® têm a função de reforçar o concreto, logo, podem ser utilizadas para substituir de forma parcial ou total a armadura tradicional. Devido às diferentes formas de utilização, as fibras contêm tamanhos que variam de 30 mm a 60 mm de comprimento e de 0,55 mm a 0,90 mm de diâmetro e podem ser fabricadas em formato de pente com as fibras coladas entre si ou soltas.

Para saber qual modelo de fibra deve ser utilizado é necessário analisar as necessidades da obra e as características do concreto. Isso porque as fibras Dramix® podem ser utilizadas em diferentes tipos de construção. Para você ter uma ideia, as fibras podem ser utilizadas para a construção dos seguintes pisos:

  • industriais;
  • pavimentos rodoviários, portuários e aeroportuários;
  • comerciais de lojas, shoppings, hipermercados;
  • radiers;
  • aeroportos;
  • câmaras frias;
  • estaqueados (utilizadas em conjunto às armaduras convencionais).

Assim, as fibras de aço são utilizadas para a construção de:

  • capas de compressão;
  • túneis;
  • construções rurais;
  • tubos de concreto;
  • anéis segmentados para revestimentos de túneis.

Portanto, o uso das fibras de aço Dramix® faz toda a diferença no desenvolvimento do projeto e, consequentemente, na qualidade da estrutura, uma vez que oferece mais resistência e durabilidade, além da redução de custos e desperdícios. Por esse motivo, reforçamos a importância de se dispor a abrir mão de medidas tradicionais para investir em soluções inovadoras e alcançar resultados melhores.

A aplicação desse recurso deixou lições para os envolvidos nos bastidores da construção em Linhares. “Apesar de todas as dificuldades que encontramos, fomos resilientes! E com projetos bem elaborados, equipe multidisciplinar, profissionais qualificados, experiências em obras, planejamento, gestão de obras, qualidade, tecnologia, know-how, dedicação e parceiros comprometidos como a Belgo, temos a certeza que nosso empreendimento já é um case de sucesso!”, celebra Guilherme Anjos.

Gostou deste artigo e deseja conhecer os nossos produtos e serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo.

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Pular para o conteúdo