Profissionais trabalhando em estrutura de edifício
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Recuperação estrutural: principais aplicações da cordoalha engraxada para protensão

Atualmente, há uma grande preocupação com a durabilidade das estruturas de concreto protendido, pois as primeiras obras estão com mais de 50 anos de uso. A observação de obras antigas tem motivado a utilização de materiais novos como bainhas plásticas e novos materiais de injeção. Sem contar que as normas regulamentadoras, como a ABNT NBR, determinam várias indicações que visam tornar os processos mais seguros e confiáveis.

A esse respeito, a cordoalha engraxada para protensão vem se tornando cada vez mais utilizada pela sua versatilidade e durabilidade. Ela é usada na composição de estruturas de diferentes tipos de obras como lajes protendidas, pisos industriais, recuperação de estruturas, composição de galpões, pontes e viadutos estaiados. Ter uma boa peça na obra é fundamental para garantir a segurança da estrutura.

Sendo assim, para ajudá-lo a ter uma noção melhor sobre esse assunto, conversamos com Daniel Miranda dos Santos, coordenador de projetos estruturais na EGT Engenharia e professor da especialização da Escola Politécnica da USP, e preparamos este artigo contendo as principais informações sobre cordoalha engraxada. Acompanhe agora mesmo!

O que é uma cordoalha engraxada?

Primeiramente, é interessante falar sobre o que é uma cordoalha. Basicamente, esse recurso é formado por um conjunto de fios de aço que formam uma espécie de hélice ao se entrelaçar. Além disso, a cordoalha de aço normalmente contém alto teor de carbono que, juntamente ao entrelaçamento dos fios, contribui para uma alta resistência do material. Distinguindo dos cabos de aço, as cordoalhas são constituídas com fios de maior diâmetro, bem como em menor quantidade.

Quanto à sua empregabilidade, são utilizadas para a produção de concreto protendido. A esse respeito, elas recebem um esforço de tração após a concretagem e, logo depois esse esforço é removido e o aço tende a voltar à sua posição original. Nesse processo, ele comprime o concreto que tem uma boa resistência à compressão.

Por conta disso, melhora o comportamento em serviço, permitindo vencer vãos maiores que o concreto armado ou tornar a viga mais esbelta, caso o vão seja o mesmo, diminuindo também as fissuras no concreto. É importante lembrar que as cordoalhas de aço podem ser encontradas de forma nua ou revestidas. Nesse caso, vale comentar sobre a cordoalha engraxada.

“É uma cordoalha em que há a aplicação de uma graxa protetora contra a corrosão e de bainha plástica de polietileno de alta densidade (PEAD) individual extrudada diretamente sobre a cordoalha engraxada”, explica o professor.

Vale ressaltar, ainda, que ela é empregada na chamada protensão não-aderente e a principal característica é sua durabilidade, pois a graxa e a capa plástica oferecem excelente proteção. Além disso, as suas características físicas são as mesmas da cordoalha nua.

Por que a cordoalha engraxada é indicada para protensão na obra?

“A cordoalha engraxada é a escolha natural quando utilizamos protensão externa, pois trata-se de protensão não aderente e a proteção contra corrosão se torna ainda mais importante”, aponta Daniel Miranda.

“Na protensão interna também há vantagens no uso de cordoalha engraxada, sendo a aplicação em lajes protendidas de edifícios (sem laje) a mais usual por conta da proteção da cordoalha”, complementa.

Em cabos protendidos, a corrosão sob tensões elevadas é muito preocupante. Uma injeção de nata mal feita ou uma possível exsudação pode trazer sérias consequências ao longo do tempo. A aplicação da cordoalha para protensão pode apresentar vários benefícios para a obra, sendo um dos recursos mais importantes para garantir uma boa eficiência do projeto. Para você entender melhor sobre esse tema, confira agora as principais vantagens desse item!

Redução do peso do material

A primeira vantagem direta que podemos citar sobre o uso de cordoalha engraxada é a redução do peso do material. Isso ocorre porque a união do concreto protendido com ela necessita de menos material para alcançar os requisitos técnicos ideais. Como exemplo, podemos citar que a utilização de cordoalha engraxada para protensão para lajes pode elevar o pé direito da edificação em aproximadamente 30 cm.

Diminuição dos custos

Outro ponto positivo é a redução de custos no processo de construção. Isso porque a menor necessidade de material na estrutura garante que a fundação possa ser menos robusta. Isso, é claro, reduz ainda mais o gasto com materiais. Dessa forma, a utilização do concreto com a cordoalha engraxada contribui de forma benéfica para aumentar a eficiência funcional e, com isso, minimizar despesas adicionais.

Durabilidade maior da estrutura

A cordoalha engraxada ainda contribui para a maior durabilidade da estrutura. O maior desempenho ocorre porque ela reduz a probabilidade de ocorrer trincas, dando mais estabilidade para o concreto. Com isso, os profissionais conseguem obter maior qualidade nos trabalhos, bem como melhor desempenho da estrutura, aumentando a sua vida útil.

Como a cordoalha engraxada atua na estrutura?

Miranda ressalta que:

“a cordoalha engraxada faz a mesma função estrutural que a cordoalha nua. A protensão produz contra-flechas, permite a não fissuração do concreto em serviço e ajuda o elemento estrutural a resistir os esforços externos no estado-limite último”.

O diferencial da cordoalha engraxada é o menor coeficiente de atrito, o que acarreta menor perda de protensão, além de maior agilidade construtiva. Adicionalmente, dependendo do detalhamento da obra, é possível a substituição futura dos cabos.

Por conta da sua versatilidade e eficiência, as cordoalhas engraxadas podem ser utilizadas em várias situações, como é o caso de implementar esse recurso em lajes protendidas, pisos industriais protendidos, recuperação de estruturas, radier protendido, bem como galpões, viadutos estaiados e pontes. Por conta dos seus vários benefícios, esse recurso está sendo cada vez mais utilizado nos projetos de construção civil.

Portanto, essas foram as principais informações sobre cordoalha engraxada para protensão. Vale citar que ao considerar a qualidade dos produtos, deve-se buscar empresas que tenham tradição no uso dessa tecnologia. Produtos certificados de uma empresa conceituada e tradicional, como a Belgo, são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Além disso, a qualidade dos produtos não se traduz apenas em cordoalhas engraxadas, mas em diversos produtos, como cordoalhas para pontes estaiadas, vergalhões, telas soldadas e muito mais.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content