Canteiro de obras
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Bloco em concreto celular autoclavado e Belgo Murfor®: entenda a relação

Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado (BCCA) são uma mistura de cimento, cal virgem, areia rica em sílica, pó de alumínio e água: quando misturados, o pó de alumínio reage com a cal virgem quimicamente, desprendendo gás de hidrogênio e formando macro poros distribuídos uniformemente, expandindo a massa e caracterizando o produto como leve e, ao mesmo tempo, resistente.

Após passar pela etapa de expansão e pré-cura e pela etapa de corte, os blocos ainda úmidos são submetidos a autoclavagem durante um ciclo de 11 horas, sob temperatura e pressão controladas. Nesta etapa se aceleram os desempenhos mecânicos, contribuindo para finalização das reações químicas entre silicatos promovendo a formação de um mineral denominado tobermorita.

O processo produtivo é automatizado e tem todas as etapas controladas. O produto é normalizado e tem classificações de acordo com a resistência à compressão, densidade de massa aparente seca, dimensionalidade e retração linear à secagem.

Para entender mais sobre esses materiais e quais são os benefícios de usá-los juntos em obras de alvenaria, entre outras questões, conversamos com a engenheira Stefane Vitorino, especializada em tecnologia dos materiais para construção civil e Gerente Técnica e Comercial da DVG Sical. Aproveite!

Entenda o que é o concreto celular autoclavado

Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado (BCCA) são peças porosas produzidas com concreto leve — uma mistura de cimento, água, cal, areia e pó de alumínio, que é o agente expansor. Em contato com a água, o alumínio libera hidrogênio, formando bolhas que atribuem a característica do compósito: células fechadas, aeradas e distribuídas uniformemente pelo bloco. O processo de cura é feito em autoclave a 184°C, 1 MPa por doze horas.

Esse processo industrial tem grande precisão, em que é possível controlar a densidade final do concreto, com poros regulares e de dimensões milimétricas. Essas células de ar reduzem significativamente a densidade da mistura, conferindo menor peso em relação aos blocos de concreto convencionais. Enquanto estes têm peso específico entre 1.300 e 1.500 Kgf/m³, o BCCA tem peso específico em torno de 500 Kgf/m³.

Stefane nos conta que o bloco de concreto celular autoclavado pode ser usado em qualquer tipo de obra. Há bastante tempo o material é utilizado em obras comerciais, escolas e hospitais, devido aos seus atributos (os quais falaremos no próximo tópico). Porém, o BCCA tem sido usado em edificações residenciais com bastante intensidade também em função das suas vantagens.

Para desenvolver tecnologias e abrir cada vez mais o mercado da construção residencial, a engenheira fala que estão resgatando o que chamam de bloco laje. Trata-se de blocos para preencher os vazios das lajes estruturalmente concebidas como lajes nervuradas.

Veja, a seguir, os benefícios que o BCCA confere a todas as obras.

Saiba quais as vantagens desse produto em relação aos outros que existem no mercado

A baixa densidade dos blocos de concreto celular autoclavado confere uma leveza ao material, que impacta diretamente a produtividade na construção civil, afirma Stefane. “Você tem um bloco maior e mais leve. Um bloco de 60 cm de comprimento e 30 cm de altura que substitui três blocos convencionais e proporciona diminuições nas taxas de armação da estrutura de concreto”, completa.

Contudo, alguns atributos fazem o BCCA ser um sistema inteligente de concreto para alvenarias e lajes:

  • diminuição dos consumos de argamassa, tanto de assentamento quanto de revestimento;
  • boa resistência mecânica para o uso em vedações;
  • conforto térmico;
  • conforto acústico;
  • resistência ao fogo.

Esses benefícios sempre foram de grande relevância nas obras comerciais devido ao seu alto índice de vazios, principalmente em hospitais e em escolas. Porém, têm recebido peso nas decisões de projetos residenciais e de outras diversas edificações. Isso porque, além dos atributos de desempenho que a baixa densidade propicia no canteiro de obra, ganha-se conforto e segurança — qualidades muitas vezes mais relevantes que a própria leveza do material.

Além disso, Stefane comenta que, na DVG Sical, há um conceito de reaproveitamento de todo o resíduo e de toda a água gerada pelo vapor da autoclavagem. “Nós temos o reaproveitamento tanto do resíduo úmido, que a gente retorna para nossa produção, quanto do resíduo seco para alguns itens”, explica, demonstrando a preocupação com a sustentabilidade na construção civil.

Conheça o Belgo Murfor®

O Belgo Murfor® é uma treliça galvanizada ideal para o uso em alvenarias que, por ser eletrossoldada em todos os pontos de contato, forma um plano único. As treliças são utilizadas em obras de alvenarias, principalmente em vedações, para conferir ductilidade a elas. Essa propriedade é a capacidade que um material tem de se deformar sem se romper — característica que o aço apresenta em maior grau, mas a alvenaria não.

Então, as treliças minimizam as fissuras, as trincas e outras manifestações patológicas comuns às edificações de alvenaria. Ou seja, o Belgo Murfor® aumenta a capacidade da parede de absorver e aliviar os esforços de tração.

O seu formato de treliça aumenta a superfície de contato com a argamassa de assentamento, fazendo com que o trabalho conjunto desses materiais seja superior ao executado por barras tradicionais isoladas.

Veja como é feita a interação desses dois materiais

A engenheira nos explica que, na prática, o Belgo Murfor® pode ser utilizada com qualquer componente, e isso não é diferente com o bloco de concreto celular autoclavado. “Então, quando você tem uma alvenaria com os componentes cerâmicos, por exemplo, você utiliza o Belgo Murfor® para gerar maior estabilidade naquela alvenaria e vencer vãos. Assim é tratado da mesma forma com o BCCA.”

Stefane continua: “Agora, o que eu acho mais interessante do Belgo Murfor® é essa possibilidade que o material nos dá de contribuir com a nossa produtividade na substituição de vergas e de contravergas quando se vai fazer as aberturas de janelas e portas. Em vez de você utilizar pré-moldados ou blocos canaletas preenchidos com graute, você utiliza o Belgo Murfor®, que faz o mesmo papel para poder estruturar essa área, que é frágil.”

Descubra os benefícios de utilizar as duas soluções juntas na construção

A especialista explica que, quando se pensa no sistema de alvenaria, principalmente no de vedação, é preciso trabalhar a compatibilização dos projetos e dos componentes que vão fazer parte desse sistema e na sua integralização na estrutura na qual ele vai fazer parte.

É necessário entender que uma parede de vedação recebe esforços e, por isso, deve estar preparada para dissipar as tensões oriundas desses esforços, que podem vir da estrutura de concreto e até de uma argamassa incompatível ao componente e a todo aquele sistema desenvolvido em projeto.

Stefane é categórica: “O Belgo Murfor® vem complementando esse sistema. Não só essa ferramenta, como também os elementos de amarração, em que trabalhamos para as vinculações dessas alvenarias nas estruturas de concreto armado e em pontos críticos. Trabalhamos com o Belgo Murfor®, muitas vezes, na intenção de substituir verga e contraverga para a melhoria da produtividade — benefício sempre destacado em relação ao bloco celular de concreto autoclavado — e para a melhoria das estruturações”.

Na visão da engenheira, o Belgo Murfor® é um complemento, um reforço estrutural em paredes, que evita fissuras e confere maior durabilidade e estabilidade à edificação. Essa ferramenta tem grande valor para a criação do sistema inteligente de alvenaria.

A especialista ainda nos conta que sempre se tratou a alvenaria de vedação como algo qualquer, mas que um professor alertou que “os engenheiros precisavam cuidar melhor das suas velhas senhoras alvenarias”, pois, por causa dessa falta de cuidado, aconteciam as patologias, muitas vezes, irreversíveis.

Então, o que nós precisamos desenvolver no país são justamente sistemas construtivos aplicando, realmente, a Engenharia. A inteligência da Engenharia. E eu acredito que o Belgo Murfor® contribui muito para essa inteligência do sistema de alvenaria, quando se trata de estruturação.

Como você pôde notar, os benefícios do uso conjunto de blocos de concreto celular autoclavado e do Belgo Murfor® vão muito além da produtividade e do desempenho dos materiais no canteiro de obras de alvenaria estrutural e de vedação. Durabilidade, estabilidade, conforto e segurança são ganhos adicionais. “Importante investir em projetos que contemplarão possíveis estruturações que serão importantes para prevenir patologias. Além da substituição de vergas e contravergas, a treliça plana Murfor® contribui na estruturação das alvenarias quando se tem grandes vãos, ou quanto é construída sobre vigas e lajes em balanço, dentre outros benefícios”, ressalta a especialista.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Gostaria de tirar mais dúvidas com nossos especialistas? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudar você!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content