Os engenheiros civis frequentemente estão buscando meios para reduzir os custos de seus projetos, deixá-los mais sustentáveis, rápidos, seguros e funcionais a fim de melhorar a produtividade na construção civil. Uma forma de conseguir alcançar todos esses objetivos é incorporando a alvenaria industrial nos seus projetos.
Pensando nisso, nós entrevistamos Roberto Coelho, engenheiro da Racional Sistemas Construtivos, cuja experiência ultrapassa duas décadas e mais de oitocentos mil metros quadrados construídos, a fim de explicar o que é e quais as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural. Assim, você poderá analisar se esse é o melhor sistema construtivo para os projetos que você pretende desenvolver.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo que preparamos para você!
O que é alvenaria estrutural?
A alvenaria estrutural, também chamada de autoportante, é um sistema construtivo que, assim como a alvenaria tradicional, usa tijolos, blocos de cimento ou pedras para o projeto. Sua diferença está no fato de dispensar o uso de pilares e vigas, essenciais para os meios de construção tradicionais. Isso é possível porque as cargas das lajes são suportadas pelas paredes.
Quais são as vantagens da alvenaria estrutural?
O uso do sistema de alvenaria estrutural na construção traz diferentes benefícios para a obra. Confira abaixo algumas das principais vantagens que você pode obter ao incluí-lo em seu projeto:
1. Maior economia para a obra
A alvenaria estrutural é feita com a utilização de blocos especiais e estruturas pré-fabricadas, o que colabora para um menor gasto com madeira, aço e concreto e, consequentemente, maior economia com os materiais. Além disso, a demanda por mão de obra especializada também é reduzida e a obra pode ser construída com mais rapidez, viabilizando menos gasto com trabalhadores e certos equipamentos que são pagos por dia.
Outro fator oferecido pela alvenaria estrutural que colabora para a economia é a diminuição do risco de erros nas medidas, pois a obra toda é modulada de acordo com o tamanho dos blocos que serão empregados. Falhas nessa área podem resultar em uma ampla carga de retrabalho, causando gastos que não estavam previstos de materiais e de tempo.
Vale lembrar também que a redução do desperdício de materiais está diretamente relacionada com a sustentabilidade das construções, característica que tem sido amplamente valorizada pelos clientes e pelas construtoras.
2. Grande adaptabilidade para diferentes projetos
Essa forma de construção apresenta grande adaptabilidade, pois pode ser usada em diferentes tipos de projetos, como: casas, prédios de até quatro andares, lojas, salas comerciais, escritórios, galpões industriais de pequeno e médio porte e construções de abrigos emergenciais temporários.
Como a alvenaria estrutural dispensa o uso de vigas e pilares, é possível obter um melhor aproveitamento dos espaços internos. Assim, seu projeto consegue atender a uma maior variedade de necessidades dos clientes.
3. Possibilidade de integração com outras tecnologias construtivas
Juntamente com a alvenaria estrutural, é possível incorporar outros tipos de estruturas construtivas, como gesso acartonado, blocos de cimento ou cerâmica com isolamento térmico e acústico, argamassas poliméricas para revestimento, materiais pré-fabricados, telas para reforço estrutural e outros.
Quais são as desvantagens da alvenaria estrutural?
Embora não sejam desvantagens propriamente ditas, existem algumas particularidades desse sistema que requerem bastante atenção de quem pretende aplicá-lo em projetos variados.
Um dos obstáculos dessa forma de construção é sua maior restrição quanto a mudanças de layout após o término da construção. Quando surge o desejo de fazer uma reforma e/ou quebrar uma parede, por exemplo, é preciso ter bastante cuidado para não prejudicar a estrutura como um todo. Sendo assim, para superar esse desafio de engenharia, é necessário maior estudo e avaliação de profissionais da área.
Roberto Coelho orienta que o engenheiro responsável por elaborar o projeto inicial seja consultado sempre que o proprietário de uma edificação feita com esse tipo de alvenaria queira executar alguma mudança estrutural depois do fim da construção, com o objetivo de evitar danos mais sérios.
Outra possível desvantagem apresentada pela alvenaria estrutural envolve os formatos pré-determinados dos blocos que impedem a realização de certos tipos de estrutura, o que acarreta uma limitação criativa para os arquitetos.
A alvenaria estrutural é um tipo de sistema construtivo que permite que as paredes sustentem as lajes sem a necessidade do uso de pilares ou vigas. Ela oferece diferentes benefícios para os projetos, como: maior economia, grande adaptabilidade e a possibilidade de integração com outros sistemas de construção. No entanto, essa forma de alvenaria traz as desvantagens de apresentar maior dificuldade para alterações de layout que envolvam a quebra de paredes e maior limitação criativa para os designs.
Gostou de aprender mais sobre a alvenaria estrutural? Então, aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre BDI na construção civil e aprenda a calcular e reduzir os custos de seus projetos!