O aço na construção civil sempre foi um insumo de grande importância. Sua flexibilidade de usos e sua resistência garantem que esteja sempre presente nas obras. Esse material, em suas diversas possibilidades, tem aparecido cada vez mais como protagonista também na estrutura das edificações.
A demanda por construções executadas de forma rápida, certeira e sustentável é cada vez maior. O aço, por sua vez, traz essas características, além de muitas outras, capazes de otimizar seu tempo de obra, diminuir o número de imprevistos no canteiro e possibilitar projetos inovadores.
Confira, a seguir, as diferentes aplicações do aço na construção civil e as principais vantagens de se optar pelo uso da estrutura metálica. Acompanhe!
Tipos de aço
Há uma grande variedade de aços que se distinguem pelo seu tamanho, forma, composição química e finalidade de uso. A escolha do material a ser utilizado deve levar em conta esses diferentes aspectos.
O aço é um material composto, principalmente, por uma liga metálica de carbono e ferro. Porém, quando é necessário que o produto contenha diferentes propriedades mecânicas, são implementados elementos de liga, por exemplo, o cromo, o níquel e o cobre. Existem mais de 3.500 tipos de aço e, devido às suas características, uma parcela deles são usados em diferentes âmbitos na construção civil.
Os aços utilizados em armaduras de concreto, por exemplo, são divididos em três grupos: o Aço CA-25, Aço CA-50 e CA-60, variando a tensão de ruptura entre cada um deles. Os aços na construção civil usados para estrutura, organismo principal da edificação, também têm propriedades que fornecem características importantes para sua utilização adequadamente. São aqueles que apresentam melhor resistência e ductilidade.
Com isso, dentre suas várias possibilidades, os aços apresentam grandes qualidades mecânicas, resistindo positivamente à tração, à compressão e à flexão. Diferentes formas de implementação do aço na construção demandam variados tipos de propriedades mecânicas.
Aplicação do aço na construção civil
Na construção civil, o aço pode estar presente desde a estrutura até os detalhes finais, como corrimão e esquadrias. Além disso, pode ser combinado às diferentes categorias de materiais, por exemplo, o concreto, formando o concreto armado — método construtivo mais utilizado no Brasil.
A estrutura metálica vem ganhando espaço, principalmente, nas grandes cidades. Permite projetos mais flexíveis e certeiros, a estrutura é feita de forma pré-fabricada, assim, é construída com mais precisão, o que garante fidelidade ao projeto.
A presença do aço como material principal na construção vem ganhando espaço no país. Outro exemplo de utilização — famoso em diversos países — é o Steel Frame, um método construtivo usado para a vedação das estruturas por meio de perfis de aço galvanizado.
Eles formam um esqueleto estrutural, e seu fechamento pode ser feito por meio de placas de Drywall ou madeira, por exemplo.
Assim, a utilização do aço na construção civil varia desde os pequenos detalhes, como a complementação da estrutura, até o protagonista da obra. Suas formas e funções permitem uma construção segura, rápida e com baixa geração de resíduos, vantagens que diminuem o custo e o tempo de execução do projeto.
Principais vantagens do uso do aço na construção civil
O aço é parte fundamental da história da engenharia no Brasil. Suas propriedades e diferentes aplicabilidades fazem com que seja um dos materiais mais utilizados em obras de diferentes escalas. A partir disso, é possível categorizar diversas vantagens econômicas e sociais. Acompanhe!
Aproveitamento do espaço
O aço é um material leve e com boa resistência. A construção em aço, seja a estrutura total, seja em conjunto com outros materiais, diminui a tensão nas vigas e nos pilares e, consequentemente, alivia o peso na fundação.
Assim, com a mesma resistência do concreto, mas com uma área de material menor provida pelo aço, é possível aumentar a área útil do projeto e, também, criar maiores vãos livres.
Sustentabilidade
Se comparado a uma construção tradicional, o aço garante menor impacto ambiental, tanto na sua produção quanto no canteiro de obras. O aço é um material 100% reciclável, além de ter um longo ciclo de vida útil.
No canteiro de obras, gera menos resíduos. Assim, é possível executar um projeto de forma mais limpa e com a menor taxa possível de desperdício de material.
Redução de tempo de construção
As peças usadas para produção de estruturas metálicas são feitas de forma pré-fabricada. Essa característica, além das outras vantagens citadas, faz com que a obra seja executada mais rapidamente, por meio de um sistema de montagem. Com isso, se comparado aos métodos tradicionais, o prazo de finalização da construção pode ser reduzido em até 40% do tempo.
Liberdade projetual
Grandes nomes da arquitetura modernista, como Affonso Reidy e Oscar Niemeyer, foram precursores de projetos famosos por suas formas monumentais e grandes vãos livres. A conciliação do concreto e do aço na construção civil permite criar esses projetos inovadores.
Outras grandes obras arquitetônicas usam a estrutura completamente de aço para a execução de projetos feitos a partir dessa estrutura pré-fabricada, que se encaixa e cria as mais diversas formas.
Redução de custos
Algumas das características do aço o tornam uma solução mais econômica. Visto todas as vantagens do uso do metal, no final das contas, temos também uma redução no valor total da obra.
Sua estrutura pré-fabricada garante menos erros na execução do projeto, minimizando imprevistos, o que gera uma menor taxa de desperdício e menor tempo de obra. Dessa forma, sua construção pode estar pronta para uso mais rapidamente.
Flexibilidade
O aço entra como uma alternativa funcional para situações nas quais são necessárias reformas, restauros, modificações na estrutura e adequações em edificações. Pode ser implementado de forma mais rápida e prática, junto a outros materiais ou exposto, já que se trata de um material muito agradável esteticamente.
Com isso, compreendemos melhor as variações e formas de utilização do aço na construção civil. Presente no sistema construtivo mais utilizado no país e cada vez mais usado de forma estrutural, o aço vem ganhando espaço devido a suas vantagens.
Gostou de saber mais sobre esse material? Ao assinar nossa newsletter você terá acesso a conteúdos como este e muito mais!