imagem de um campo com animais bovinos
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
A importância de tensionar fios de arame liso

No momento de instalar uma cerca, é preciso tensionar os fios de arame liso, garantir o bom alinhamento do mourão e fazer uma boa amarração de canto. Quando essas etapas são ignoradas, é possível haver queda da tensão com o tempo, o que leva à perda de eficiência e durabilidade.

Para alcançar os resultados esperados, o tensionamento deve ser realizado da maneira correta. É preciso usar as ferramentas adequadas e uma matéria-prima de qualidade. Além disso, fazer a instalação da cerca de arame liso em dias quentes e secos ajuda tanto na sua utilização quanto na uniformização e no esticamento do fio.

Para que realizar todas essas etapas? Como executá-las de forma correta? Quem responde essas perguntas é Rober Casaril, Analista de Mercado Agro da Belgo Arames. Confira!

Como tensionar fios de arame liso?

Os arames lisos são boas opções para cercas que precisam aguentar uma carga de ruptura maior. É o caso de ter animais pesados investindo na cerca.

Por não ter farpas, o arame liso precisa de um tensionamento maior nos fios da cerca, com uma carga média ideal aproximada de 350 kgf, explica Rober. Por isso, é preciso esticá-lo com a ajuda do mourão esticador, da amarração de canto e de outras ferramentas que têm essa finalidade.

Se fizermos os cantos ou os mourões esticadores subdimensionados, os arames não ficarão bem tencionados e com isso, deixarão a cerca frouxa, menos segura e menos durável.

Teste da tensão dos fios

A maneira mais fácil de testar o tensionamento dos fios de arame liso é tentar unir dois deles depois de pronta com tramas ou balancinhos . Se você não conseguir encostar um no outro, está bem tensionado; se conseguir, precisa de mais tensão. Essa é uma forma eficiente e prática, mas existem outros modos de realizar esse procedimento.

O alambrador (ou cerqueiro) que confecciona a cerca consegue identificar quando a tensão está correta a partir da sua experiência profissional. Segundo Rober, “quem é leigo tem mais dificuldade de identificar. Porém, mesmo sem entender muito do assunto, é possível perceber quando o arame está quase tocando igual uma viola, indicando que está rígido demais”.

Por fim, há uma terceira forma de mensurar a tensão dos fios de arame liso: por meio do tensiômetro. Encaixa-se o tensiômetro na cerca, e ele faz a leitura da tensão em quilos, como se fosse uma balança. É uma ferramenta muito útil, mas difícil de ser encontrada.

Qual a carga de tensão que os fios aguentam?

A carga de tensão ideal para tensionamento da cerca é de aproximadamente 350 kgf. Acima desse patamar, a tendência é o arame possa romper com maior facilidade pois perde flexibilidade, abaixo desse patamar a cerca fica muito frouxa, e não consegue segurar o animal. Outros fatores que interferem nesse processo são: a ação de animais, as investidas, os choques e o contato de uma máquina agrícola.

Essa é a média recomendada. No entanto, Rober destaca a importante ficar em 50% da carga máxima do fio. “Então, se o meu arame é para 700 kgf, o ideal é que a tensão dele fique em 350 kgf. Se for de 600 kgf, precisa ajustar”, informa.

Exemplo, se a cerca está tensionada de forma que os arames estejam “cantando” provavelmente a tensão está muito próxima do limite de rompimento, nesses casos, qualquer Investida de animal na cerca aumenta a chance de rompimento. Ao ficar em 50% da carga máxima, há mais elasticidade no arame para cerca. Como consequência, há aumento da durabilidade e da segurança.

Outras influências

A qualidade da matéria-prima interfere diretamente na durabilidade e na elasticidade dos fios de arame liso. Por exemplo, se um material de baixa qualidade é usado na confecção do aço, o arame tende a ceder mais na hora da pressão. Com isso, fica mais frouxo na cerca.

Por outro lado, se o material é de alta qualidade, oriundo de minério de ferro de boa procedência, o resultado é o melhor possível, afirma o especialista. O minério de ferro garante que o arame ficará por mais tempo esticado na cerca. Portanto, há melhoria no custo-benefício.

Por que tensionar fios de arame liso?

O tensionamento dos fios de arame liso tem como principal finalidade garantir o bom desempenho da cerca. Para isso, é preciso usar a esticadeira (máquina de aramar) ou a catraca. Geralmente, o profissional solta o arame, estica e amarra de novo.

Em algumas situações, é preciso inserir um esticador fixo na cerca para espichar em menos tempo sem precisar mexer. O normal é que qualquer pessoa da fazenda execute esse processo, já que ele é mais prático e exige menos conhecimento técnico.

Ainda assim, é preciso ter cuidado. A depender da instalação, o arame pode afrouxar. Assim, é preciso fazê-lo tensionar de novo. Para isso, é preciso fixar o arame em uma das extremidades com uma esticadeira e fazer o esticamento da cerca.

O mesmo processo pode ser feito com a catraca. Basta escolher a quantidade de arames a ser utilizada, fixar os mourões, amarrar um pedaço do arame para cada esticador e prendê-los ao mourão com a amarração adequada. 

No outro lado, reforce a amarração dos arames e leve-os aos esticadores, passando pelos intermediários. Em seguida, insira os fios nas catracas e realize o processo de estiragem.

Em termos de custo, se você já tem o esticador de arames e uma pessoa habilitada na fazenda, é melhor utilizar os recursos disponíveis. Caso precise adquirir uma catraca e um esticador, terá que desembolsar um valor. De toda forma, os itens trarão um bom retorno devido à proteção dos animais e da propriedade, ao mesmo tempo que se preserva a cerca.

Assim, tensionar os fios de arame liso é uma maneira eficiente de garantir a segurança da sua fazenda e evitar imprevistos e, até mesmo, prejuízos. Executar esse procedimento da forma correta é a melhor saída, ainda que seja preciso fazer um investimento. Caso contrário, a durabilidade e a resistência podem ser comprometidas.

Nosso artigo foi esclarecedor? Então, saiba, agora, quais os tipos de arame Agro mais indicados para o cercamento de gado!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content