Pecuaristas cuidando do gado
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Pecuária de precisão: o que é e por que começar a praticar agora

Otimizar a produção a fim de gerar mais lucro é uma das grandes prioridades de quem trabalha com o agronegócio, não é mesmo? Nesse contexto, a pecuária de precisão desponta como uma tendência cada vez mais respeitada entre os produtores — ela pode ser a saída para o seu negócio render mais!

Levando a relevância do tema em consideração, preparamos este artigo. Ao longo do texto, você compreenderá no que consiste esse conjunto de técnicas, quais vantagens ele traz e quais são os principais motivos para implantá-lo em sua propriedade. Boa leitura!

O que é a pecuária de precisão?

Pecuária de precisão nada mais é do que um conceito, cuja fama tem crescido bastante. Ela se vale de aparatos tecnológicos, conhecimento científico e outras ferramentas para melhorar as atividades realizadas no campo. A ideia é que, aos poucos, os espaços destinados à produção pecuarista fiquem mais controláveis e, por consequência, rendam mais.

De acordo com a consultora de mercado Lygia Pimentel, conforme noticiado pelo portal da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), quem faz esse tipo de agricultura e/ou pecuária deve se ajustar às mudanças do mercado e usar os recursos disponíveis com o máximo de eficiência.

A aplicação dessa forma de conduzir a criação do gado de corte cresceu ainda mais nos últimos anos. Isso se deve à recessão econômica pela qual o país passou — a queda do poder de compra do consumidor fez com que as opções se voltassem mais às carnes de aves e suínos, que têm preços geralmente mais acessíveis.

Sendo assim, para que se faça uma pecuária realmente rentável, nenhum detalhe pode passar despercebido por quem empreende no setor. Entre outras práticas, fazer uma pecuária de precisão consiste em:

  • automatizar processos;
  • economizar com a mão de obra;
  • fazer instalações técnicas;
  • otimizar a alimentação dos animais;
  • cuidar do manejo;
  • garantir o bem-estar animal;
  • combater pragas com eficácia.

Algumas dessas técnicas já estão no Brasil, mas é preciso integrá-las corretamente e adequá-las à sua produção. Além disso, de pouco adianta ter os equipamentos mais modernos se a postura administrativa não acompanhar as tendências e se atentar às práticas recentes.

Segundo o pesquisador Luiz Gustavo Pereira, em entrevista ao site da Embrapa, a precisão também está bastante associada às ações administrativas que levam em conta a variabilidade entre os animais, fazendas e pastos. A partir disso, a tomada de decisões se torna um processo mais inteligente, porque está embasado em tecnologias da informação e da comunicação.

Para se ter ideia do que esses avanços representam, em 2015, mais de 20% do leite produzido na Europa foi a partir da ordenha robótica.

Quais são as vantagens da pecuária de precisão?

Confira, logo abaixo, algumas das principais vantagens obtidas por produtores que são adeptos das técnicas de precisão na pecuária!

Melhora a produtividade

Como dissemos no tópico anterior, o ganho de produtividade é um dos benefícios notáveis desse tipo de produção. Isso não acontece à toa: o uso racional de defensores agrícolas na pastagem, fertilizantes e outros insumos pode fazer com que você produza mais em menos tempo e, ainda por cima, com uma qualidade mais satisfatória para o consumidor final.

Em virtude dessa lógica, a redução de custos e a rentabilidade tendem a crescer bastante, fazendo com que seu negócio seja mais lucrativo. As ferramentas de geolocalização, assim como sensores e medidores de última geração, permitem uma análise mais detalhada de aspectos como:

  • doenças nos animais;
  • mudanças climáticas e suas influências;
  • pragas que atacam o pasto;
  • alimentação do gado.

Gera competitividade

Com um produto melhor à disposição, é provável que você venda mais que outros produtores de sua região. Isso depende, é claro, do contexto no qual a sua propriedade está inserido, bem como do que você produz (corte e/ou leite).

Além disso, ao melhorar a qualidade de sua pecuária, você pode competir com fazendas de porte maior por meio da equivalência de qualidade — em outros cenários, isso seria quase impossível, não é mesmo?

Agrega valor ao produto

Ter um preço final mais satisfatório sobre o produto é uma das metas de muitos fazendeiros. Com sistemas inteligentes, há como diminuir o custo da produção, aperfeiçoar a qualidade do que é oferecido e ter um produto de maior valor agregado.

Quais são os principais motivos para implantá-la em sua fazenda?

Veja, a seguir, algumas razões convincentes para implantar esse conceito em sua propriedade rural!

Ter informações precisas para tomar decisões

Nos tópicos anteriores, comentamos a importância da postura gerencial para garantir melhores resultados. Com um maior número de informações precisas à disposição, existem meios que viabilizam uma tomada de decisão inteligente e fundamentada.

Vender e comprar animais de forma eficiente

A análise de dados e o estudo frequente das possibilidades de sua fazenda fazem com que seja possível comprar e vender gados de maneira eficiente. Com isso, os investimentos tendem a trazer o retorno esperado.

Aumentar a lucratividade do negócio

A lucratividade se torna uma consequência esperada por conta dos ganhos relativos à produção. A possibilidade de gerar um valor agregado maior no preço final, já mencionada, também contribui muito para isso.

Diminuir os custos operacionais

redução dos custos é a gerada por práticas capazes de otimizar toda a linha produtiva de sua propriedade. Afinal, equipamentos modernos e outros maquinários podem levar a economia com a mão de obra, por exemplo.

Outro ponto que merece destaque é que, se você estabelece um controle maior sobre o que produz, é mais fácil identificar gargalos operacionais e pensar em novas soluções para resolvê-los.

Aprimorar a gestão no campo

Com esse poderoso aparato informacional e tecnológico em mãos, você conseguirá gerir seu negócio de forma precisa e escolher as melhores alternativas para lucrar mais. Lembre-se de que gastos menores e lucros maiores também são indicativos da necessidade de expansão, que deve ser planejada com cuidado, sem deixar de considerar as alternativas possíveis.

Enfim, a pecuária de precisão simboliza o avanço no campo. Com ela, sua produção pode ir muito além. Portanto, prepare-se para isso e conte com insumos e tecnologias de máxima qualidade para continuar crescendo.

Se você gostou do texto, aproveite para entender mais sobre as melhores práticas de confinamento bovino!

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Pular para o conteúdo