casal de lojistas navegando no computador
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
7 motivos para montar sua loja agropecuária online agora mesmo

Todo mundo sabe que o comportamento do consumidor já não é mais o mesmo de 30 anos atrás. A internet mudou a rotina das nossas vidas e o modo como solucionamos nossos problemas. A segurança para fazer compras no mundo virtual aumentou significativamente e, hoje, 74% dos brasileiros preferem comprar online em vez de em uma loja física.

Só esse dado já seria uma boa justificativa para montar sua loja agropecuária online, não é mesmo? Mas as vantagens de ter um e-commerce vão além. Prova disso é que o setor não para de crescer, tendo uma alta de 12% em 2018 e uma previsão de aumento de 16% para 2019, em relação ao ano anterior.

Se isso não foi suficiente para você, veja 7 boas razões que listamos para investir em uma loja agropecuária online e entenda porque quem não se adéqua perde grandes oportunidades de negócio. Boa leitura!

1. Os custos são mais baixos

É claro que montar uma loja virtual requer investimentos, mas eles são muito menores quando comparados a abrir uma loja física. Isso porque você não precisa se preocupar com o ponto comercial. Apenas uma sala ou, até mesmo, um espaço que você não esteja aproveitando bem em sua estrutura atual é suficiente para o seu e-commerce.

Afinal, os investimentos serão voltados para a tecnologia — como encontrar o domínio (o endereço virtual) para a sua loja online e a plataforma para cadastrar e vender seus produtos. Lembre-se de que é importante encontrar uma boa empresa para tomar conta do seu negócio virtual.

Outro ponto que vale a pena destacar é que, com esse tipo de empreendimento, você não terá gastos constantes relacionados à água, luz, aluguel do ponto, equipe de funcionários e todas as outras despesas de manutenção que uma loja física necessita.

2. O mercado está em expansão

Como mencionamos na introdução do artigo, o e-commerce está em franca ascensão no país, acompanhando uma tendência mundial. O crescimento das vendas online já supera o das vendas no varejo tradicional, demonstrando a grande oportunidade para quem quer montar uma loja agropecuária na internet.

Mesmo com o cenário político e econômico atual um pouco instável, nenhum outro setor deve crescer tanto nas próximas décadas quanto o do comércio virtual. O faturamento do e-commerce, em 2018, foi de surpreendentes R$ 53,2 bilhões, segundo o relatório Ebit/Nielsen e, ao que tudo indica, os números aumentarão nos próximos anos.

3. A oportunidade de atingir novos públicos é grande

Ao montar um negócio online, a sua agropecuária não será mais apenas “a lojinha do bairro”. Vendendo pela internet você alcança públicos em qualquer cidade do Brasil, o que fortalece a sua marca e o seu negócio.

Para aumentar o alcance e ter resultados ainda melhores, é interessante investir em marketing digital para mídias sociais. Por quê? Pelo fato de que mais de 24% das vendas online são oriundas das redes sociais, sendo que 70% das transações ocorreram pelo Instagram e 27% pelo Facebook.

Mas lembre-se: esteja sempre onde o seu público-alvo está. De nada adianta despender recursos com publicidade em uma plataforma, se os seus potenciais clientes estão em peso na outra, não é mesmo?

4. É aberto 24 horas por dia

A sua agropecuária virtual não estará aberta somente no horário comercial. Uma vez online, os seus clientes poderão adquirir seus produtos 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.

Além de ser uma comodidade para o consumidor, que pode comprar a hora que puder e de onde estiver, o funcionamento em tempo integral permite que você aumente o volume de vendas. O horário do envio de produtos é estabelecido por você, mas as vendas ocorrem em qualquer instante. Nada mal, concorda?

5. Há igualdade de oportunidade

Na internet, há uma tendência de a concorrência ser mais leal, uma vez que pequenas e médias empresas têm o mesmo espaço para se comunicar com o público-alvo. O alcance e o crescimento do seu negócio dependem, basicamente, das estratégias de marketing digital planejadas por você e não mais do ponto comercial bem localizado.

Claro, é fundamental que você seja transparente e profissional, além de garantir ao consumidor toda a segurança na compra e na entrega dos seus produtos. Além disso, é importante manter um bom relacionamento com o cliente, que assegurem a satisfação no pós-venda.

6. Há flexibilidade para montar o estoque

Outra vantagem em montar uma loja agropecuária online é que não é necessário ter um estoque paralelo para iniciar a operação de e-commerce. Quando o negócio engrenar você pode fazer isso, mas para começar, não é preciso.

Basta que você faça uma separação física no seu estoque atual para diferenciar os produtos destinados ao comércio virtual dos que são dispostos no comércio tradicional.

Você pode gerenciar seu estoque fazendo um pedido de reposição quando estiver próximo de acabar e pode, ainda, trabalhar em paralelo ao estoque do seu fornecedor, sem a necessidade de ter o seu depósito próprio.

7. A possibilidade de crescimento é maior

Mesmo que o seu volume de vendas atual seja relevante, qualquer loja física tem um limite. Isso se deve ao fato de que existe um número máximo de clientes que é possível atender todos os dias que, por sua vez, depende do espaço da sua loja e do tamanho da sua equipe de vendas, por exemplo.

Por causa desses fatores, o único modo de fazer sua loja física crescer seria abrindo uma nova unidade em outro local. E é essa a grande vantagem do negócio online: a possibilidade de crescimento ilimitado, pois as fronteiras físicas e geográficas não são um empecilho para as vendas.

Online, a sua loja agropecuária pode atender centenas ou milhares de pedidos todos os dias. Basta que você tenha boas estratégias de marketing digital e saiba ajustar a demanda com a sua estrutura logística, a fim de acatar todo o volume de vendas.

Lembre-se de que o seu site de e-commerce precisa ter fácil interação, ser atrativo e responsivo, isto é, que se adapte muito bem para ser visualizado, — em qualquer resolução, sem distorções —, e de qualquer dispositivo —seja notebook, desktop, tablet ou celular.

Como você pôde perceber, motivos não faltam para você montar uma loja agropecuária online, não é mesmo? O baixo custo de investimento e manutenção somado às grandes possibilidades de crescimento fazem do e-commerce uma excelente oportunidade para expandir o negócio ou para, finalmente, ter um próprio.

Agora que você já sabe como o comércio online é promissor, saiba como aumentar o faturamento da sua loja por meio da venda externa!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content