Empreender é uma atividade coletiva. Mesmo que você não tenha sócios em sua empresa, precisará construir parcerias para disputar em um mercado competitivo. Por isso, a gestão de fornecedores para lojas agrícolas é essencial para o seu negócio.
Antigamente, era comum a relação entre um lojista e um fornecedor se dar de maneira distante ou até mesmo arredia. Isso porque se tinha a ideia de que uma negociação entre eles não poderia sair com ganhos para os dois lados. Felizmente, essa ideia mudou.
Hoje, os fornecedores devem ser vistos como verdadeiros parceiros para o crescimento da sua empresa. Então, que tal saber como gerenciá-los da melhor forma? Confira nossas dicas!
O que é a gestão de fornecedores?
Quem tem uma loja agrícola precisa adquirir produtos de outros empresários para revender. Sendo assim, a organização das empresas que prestam serviço a você é fundamental para seu sucesso — é o que chamamos de gestão de fornecedores.
Esse gerenciamento inclui a pesquisa por empresas que possam lhe fornecer produtos, o levantamento de orçamentos e, por fim, a escolha dos parceiros que vão contribuir com seu trabalho. Assim, a gestão de fornecedores para lojas agrícolas é a coordenação de todas as compras que você faz para o negócio.
Para tomar essas decisões de maneira estratégica, é preciso planejar a gestão. Isso envolve algumas etapas, como a definição de seus objetivos para o negócio, a busca por fornecedores que trabalham com os produtos que você precisa e a negociação com eles à procura das melhores condições de preço, qualidade e prazo.
Não é exagero dizer que essas ações estão entre as mais importantes para sua empresa. Afinal, vender produtos de baixa qualidade ou ficar sem insumos na loja pode causar muitos prejuízos. Por isso, uma gestão eficiente é o que você precisa para garantir a satisfação dos seus consumidores.
Por que é importante fazer a gestão de fornecedores para lojas agrícolas?
Gerir suas parcerias comerciais não significa apenas conhecer um fornecedor e saber o preço que ele cobra pelos produtos. Além de valores, é preciso avaliar aspectos fundamentais, como qualidade dos itens, localização da empresa, cumprimento de prazos de entrega e possíveis diferenciais oferecidos.
Tudo isso agrega mais competitividade ao seu negócio. Veja a seguir quais são os benefícios trazidos por uma boa gestão de fornecedores.
Redução de custos
Um dos principais benefícios da gestão de fornecedores é a diminuição de seus custos. Isso acontece por alguns fatores relevantes. O primeiro é que, na organização de seus parceiros comerciais, você tem a oportunidade de realizar pesquisas de mercado e conhecer as empresas que oferecem melhor custo-benefício para o seu negócio.
Assim, a gestão de fornecedores permite que você encontre preços mais baratos do que os que poderia pagar se não fizesse uma busca criteriosa como essa. Outro aspecto que promove a redução de custos é que, estabelecendo parcerias, fica muito mais fácil negociar abatimentos e melhores formas de pagamento.
Além da redução de custos, a gestão de fornecedores para lojas agrícolas possibilita maior controle financeiro para sua empresa. Isso porque, quando se tem um levantamento das principais parcerias comerciais, fica mais fácil manter o planejamento das finanças em ordem.
Aumento do valor agregado dos produtos
Não é apenas o preço dos itens que importa na escolha de um fornecedor. Sua decisão deve estar pautada em toda a relação custo-benefício envolvida. Ou seja, avaliar a qualidade do produto é essencial para garantir o sucesso das vendas, pois aumenta o valor agregado dele.
Quando você vende determinado item na sua loja, o consumidor alia a sua marca àquele produto. Dessa forma, mesmo que não seja de fabricação própria, a sua imagem está envolvida. Por isso, uma gestão de fornecedores para lojas agrícolas eficiente colabora para manter sua boa reputação no mercado, já que há garantias de que os produtos vendidos têm qualidade agregada.
Para não ter problemas com isso, uma etapa importante na coordenação dos fornecimentos é se informar sobre o atendimento aos padrões de qualidade da produção. Conhecer as certificações de fabricação, quando existirem, é um cuidado interessante para ter mais segurança na escolha do fornecedor.
Facilidade na negociação de preço e prazo
Um fornecedor com quem você está comprando pela primeira vez provavelmente não estará tão aberto a negociações flexíveis, não é mesmo? Geralmente, é preciso um tempo para ganhar a confiança e conseguir condições melhores.
Nesse contexto, a gestão de fornecedores para lojas agrícolas é essencial. A ideia desse planejamento não é mudar de fornecedor a cada mês ao encontrar um preço melhor. O objetivo é, na verdade, gerir bons relacionamentos para construir uma parceria verdadeira, com a qual os dois saiam ganhando. Afinal, você consegue boas condições de pagamento e ajuda a outra empresa a crescer.
Dessa forma, o fornecedor também está interessado em fidelizar seus clientes. Se você for um deles, pode — e deve — usar o tempo que se conhecem para conseguir chegar a acordos mais vantajosos.
Menor risco de problemas no estoque
Quem tem um fornecedor que conhece seu negócio é capaz de contar com ele para ajudar na sua gestão de estoque. Essa é uma vantagem importante, já que o atendimento aos seus clientes depende diretamente do planejamento em relação à aquisição e armazenamento de produtos.
Em alguns momentos, você pode se deparar com a necessidade de pedir um item com urgência ou de adiar a compra de outro porque não vendeu como o esperado. Nessas horas, um fornecedor parceiro faz toda a diferença, buscando formas de atender às suas especificidades.
O gerenciamento de fornecedores traz outro benefício: como você mantém atualizada a pesquisa das empresas que oferecem os produtos vendidos na sua loja, sabe onde fazer um pedido de última hora quando seu fornecedor habitual, por algum motivo, não conseguir fazer a entrega a tempo.
Com base nos benefícios que citamos, ficou claro como a gestão de fornecedores para lojas agrícolas é essencial, certo? É importante não negligenciar esse processo, pois só por meio dele é possível garantir parcerias comerciais duradouras e de qualidade. E, com essas dicas, você pode fazer uma gestão bastante eficiente!
E então, este post ajudou você a aperfeiçoar algumas ações do seu negócio? Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos como este!