gabiao para area rural
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Gabião para área rural: solução para problemas em pontes

O gabião corresponde a um muro de arrimo, destacado como uma estrutura flexível de contenção à gravidade. A finalidade é oferecer estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou de rocha, o que evita escorregamentos, desabamentos, entre outros fenômenos provocados pelo peso próprio ou carregamentos externos.

Normalmente, muros de gabião possuem em sua estrutura gaiolas metálicas constituídas com fios de aço galvanizado de malhas hexagonais com dupla torção, visando a alcançar uma maior resistência a intempéries sem oxidar, podendo também ser utilizada uma camada de PVC para aumentar a resistência à corrosão.

Essas gaiolas são preenchidas por pedras e organizadas manualmente ou com equipamentos mecânicos comuns. Entre suas várias aplicações, podemos citar o emprego em área rural para solucionar problemas em pontes e passagens.

Caso você ainda não entenda sobre esse tema, preparamos este artigo com o auxílio do Engenheiro e Gerente de Negócios da Belgo GeoTech, Emerson José Ananias. O especialista forneceu as principais informações sobre gabião para área rural. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a relevância das pontes e passagens em áreas rurais?

Um dos primeiros pontos que podemos citar diz respeito à importância da estabilidade em pontes e passagens rurais. Elas são pontos críticos para transporte e escoamento da produção agro, mas, muitas vezes, são improvisadas ou não recebem manutenção, tornando-se extremamente vulneráveis a danos decorrentes de chuvas, erosão e fluxo de drenagem.

Qual a importância da estabilidade em pontes e passagens?

O transporte dos produtos agro são vitais para a economia em várias regiões do país. No curso desse transporte, são normalmente encontrados rios, córregos e áreas de grande desnível. Nesse contexto, a passagem é onerosa e por vezes pode se tornar muito difícil ou até impossibilitada, especialmente em chuvas.

Por isso, estruturas seguras são vitais para garantir segurança no transporte, como é o caso de pontes estruturadas com boa estabilidade.

Qual a aplicação de gabião nas estruturas da área rural?

O gabião é uma solução utilizada na construção civil desde o século XIX. Na prática, são gaiolas metálicas produzidas industrialmente e preenchidas com pedras de modo a criar grandes blocos estruturados para fazer contenção ou mesmo proteção contra erosão.

São estruturas drenantes de fácil montagem que contam com total integração com o meio ambiente e são extremamente eficazes para obras de rápida construção e longa duração.

Quais são as características estruturais de um gabião?

São estruturas de contenção ao efeito da gravidade, por isso precisam de grandes dimensões a fim de ter peso suficiente para conter o empuxo da terra. São estruturas permeáveis drenantes — portanto atuam muito bem em locais com água.

As estruturas também são conhecidas por serem flexíveis e adaptáveis — motivo de serem muito utilizadas em locais com solo de baixa resistência, solos moles e sem fundação. A adaptação geométrica proporciona diversas formas, como curvas, deflexões etc. Como são modulares, podem ser executadas em etapas para redução do risco ao deslizamento em obras e casos emergenciais.

Como acontece a aplicação do gabião em pontes e passagens rurais?

Agora que você já sabe o que é o gabião, sua funcionalidade e qual a importância da estabilidade de pontes e passagens para o transporte da produção agro, deve estar se perguntando: como acontece a aplicação desse recurso? Há várias empregabilidades. Entre elas, podemos citar:

  • utilização em ombreiras/cabeceiras: nesse caso, os gabiões tipo caixa atuam como contenção do aterro de encontro com a ponte ao mesmo tempo em que serve de apoio para as vigas e as lajes da ponte, substituindo pilares e fundação;
  • proteção contra erosão: muito comum em casos onde a ponte já existe ou quando ela é construída totalmente independente com pilares e fundações próprias. Nesse caso, seja com gabiões tipo caixa ou tipo colchão, a função mais comum do sistema é proteger e conter o aterro junto aos encontros da ponte, garantindo a segurança dela.
  • proteção de alas, aduelas e bueiros: aqui, os gabiões têm a função de proteger e conter as regiões limítrofes das alas e dos bueiros, onde o fluxo de água ganha velocidade, sendo muito comuns danos ao solo de característica instável antes ou depois da passagem. Essa região, uma vez protegida, evita que a erosão avance e provoque danos à estrutura.

Quais as vantagens e os diferenciais da aplicação de gabião?

É fundamental reforçarmos quais são as vantagens e os diferenciais da aplicação dos gabiões para área rural. Vamos começar falando que a velocidade de construção e de adaptação geométrica é a mais evidente.

Facilmente, os gabiões são montados in loco e adaptados à geometria local. Uma vez preenchidos, a obra já está concluída e pode ser entregue, tornando a alternativa muito superior a soluções como concreto, que tem o tempo de cura de 28 dias comumente adotado.

Qual é a durabilidade e a manutenção dessa estrutura?

Os gabiões, quando em contato com a água, devem ser constituídos de arames de baixo teor de carbono, com galvanização Bezinal ou Bezinal 2000 e ainda receber uma camada de proteção plástica de PVC conforme preconiza a norma NBR 8964.

Devem ser vistoriados os gabiões ao longo do tempo para verificar se algum corte ou dano nas malhas ocorreu (às vezes blocos de pedras ou tocos de árvores carregados pela água podem causar estragos). Vale ressaltar que a estrutura das malhas podem ser facilmente reforçados pela própria tela adicional dos gabiões com uma costura já padronizada para estes elementos.

Quais são os diferenciais das soluções Belgo?

É sempre bom contar com parceiros que possuem reconhecimento e credibilidade na área em que atuam. A solução de gabião já é consagrada, e a Belgo tem um time de apoio técnico para contribuir com o cliente, seja na elaboração da solução, do projeto ou durante a construção com suporte e orientações necessárias.

Além do mais, conta com outras soluções que são de grande relevância para o contexto de obras, como é o caso de cerca rural e vários tipos de arame. Os mais comuns são os arames farpado ou liso. Lembre-se de que a qualidade e a resistência dos produtos são um dos principais aspectos que devem ser avaliados no momento da escolha.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da empregabilidade de gabião para área rural no contexto de estabilidade de pontes e passagens. Percebe-se que esse recurso pode proporcionar inúmeros benefícios e contribuir para a segurança dos transportes e as atividades de escoamento da produção agro.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content