homem com ferramentas para cercas
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Ferramentas para cercas: quais são as essenciais para a construção?

Antes de começar a construção de uma cerca, é necessário identificar sua finalidade, ou seja, se é uma cerca definitiva ou temporária. Também é preciso analisar se é na divisa ou no interior da propriedade, pois essas informações vão influenciar nas características da cerca (tipo de arame a ser utilizado, espaçamento dos mourões etc.).

Em áreas de ambientes agressivos, por exemplo, faz-se necessário o uso de arames com camada pesada de zinco, que garantem muito mais proteção contra a corrosão. Nas demais regiões, a opção ideal é a camada leve. Além do mais, é fundamental conhecer quais são as ferramentas para cercas essenciais na construção.

Sendo assim, preparamos este artigo contendo a participação de Danilo Moreira do Carmo, Analista de Mercado Agro da Belgo. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais são as ferramentas essenciais para cerca?

Confira agora as principais ferramentas essenciais para o trabalho de cercamento!

Máquina de aramar

A máquina de aramar é uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada por muitos anos devido à sua robustez e resistência. Um operador sozinho pode esticar facilmente sua cerca por meio desse recurso.

A máquina de aramar pode ser empregada para qualquer modelo de arame: liso, farpado ou ovalado. Com isso, é possível obter segurança, eficiência, praticidade, economia de tempo e diminuição de gastos com materiais e mão de obra.

Chave de arame

Moreira explica que “a chave de arame é a que faz o acabamento, ou seja, o entrelaçamento dos fios em uma emenda ou acabamento final de uma cerca. Dessa forma, ela nada mais é que uma chave de charrua que compõe o kit de chaves de acabamento, em que há uma chave de desenrolar arame, um alicate que tem a função de prender sem comprometer a camada de zinco e a chave de fazer a charrua”.

É possível encontrar essa chave também nos feixes de balancim — as peças que prendem um arame ao outro na cerca. Tais peças visam deixar tudo mais firme e não haver espaçamento para o animal não invadir o terreno vizinho.

Alicate de fazendeiro

O uso do alicate de fazendeiro é bastante comum em trabalhos com arames e cercas, tendo a função de cortar, torcer, dobrar e prensar arames. Somado a isso, a conformação da cabeça desse alicate contribui para que ele tenha também a utilidade de uma espécie de martelo, visando remover e martelar ganchos e grampos de cerca com a própria unha localizada na cabeça do alicate.

“Esticadeira” de telas

Outra importante ferramenta é a esticadeira de telas ou máquina de esticar. Moreira explica que ela é uma das melhores alternativas para realizar serviços que envolvem o esticamento de cerca sem, é claro, causar nenhum tipo de avaria ao arame, ou seja, tensionando de maneira correta.

Esse equipamento pode ser encontrado em vários modelos diferentes, sendo criado para atender a serviços específicos para construir cerca.

Como escolher o melhor tipo de arame para cerca rural?

Antes de tentar saber qual é o melhor entre arame farpado ou liso, você deve procurar entender mais sobre cada modelo. Os arames para cercamento apresentam especificações e características que os tornam menos ou mais adequados para determinadas funções.

Além do mais, quanto ao tipo de terreno onde serão usados, temos que levar em consideração vários fatores geográficos do solo para definir a opção ideal.

Por conta disso, é fundamental saber quais são as principais características que distinguem um arame farpado de um arame liso. Ou seja, quais são as características que favorecem a utilização de cada tipo para determinadas finalidades. Sendo assim, veja agora um pouco mais sobre o assunto!

Arame liso

Danilo destaca que “o arame liso recebe esse nome devido ao fato de ser composto por peça única, tendo a característica de ser lisa e sem torção nem farpas, diferenciando-se bastante do arame farpado”.

Sua galvanização pode ser do tipo BEZINAL (liga metálica de zinco e alumínio), que possibilita maior resistência e durabilidade, até mesmo em condições ambientais mais agressivas, como é o caso das regiões litorâneas. Outra opção de arame galvanizado é o com uma camada de zinco .

Outra vantagem do arame liso é sua grande capacidade de estiramento que permite obter maior espaçamento entre postes intermediários e mourões esticadores. Entretanto, devemos ressaltar que um dos principais cuidados que devem ser observados pelos profissionais ao instalar uma cerca de arame liso é justamente com seu tensionamento.

Quanto à sua empregabilidade, esse modelo é mais utilizado em áreas planas ou com declives menores, ou seja, sem irregularidades muito acentuadas na topografia. Além disso, também é indicado para o cercamento de divisas, bem como para a contenção de grandes animais devido à sua maior resistência ao rompimento.

Arame farpado

Já o arame farpado é criado tendo em sua estrutura dois fios galvanizados torcidos entre si, sendo em duas formas: alternado e contínuo. Esse processo de torção realizado na estrutura do arame é responsável por dar maior resistência ao produto, bem como um estiramento mais firme. Com isso, há um menor esforço para manter os fios esticados durante os serviços de construção das cercas.

Vale salientar também que, entre os fios torcidos e sobre eles, são acrescentadas as farpas a cada 12.5 cm. Elas constituem a principal característica desse modelo de arame, o que explica o seu nome. Moreira detalha que, “na prática, elas são criadas por meio de dois pequenos pedaços de arame que são enrolados sobre os fios, deixando livres as pontas, que são cortadas em bisel visando apresentar uma maior agressividade no contato”.

Sendo assim, podemos pontuar que, em geral, os arames farpados apresentam 4 pontas em cada conjunto de farpa. Devido à sua característica de ser mais agressivo ao contato, esse tipo é o mais utilizado para a contenção de animais que têm comportamentos mais agitados. Ademais, é válido para cercamento de divisas e demarcações de propriedades, possibilitando maior segurança em relação a outras opções de arame.

Essas foram as principais informações sobre quais são as ferramentas para cercas essenciais na construção. Percebe-se que, no mercado atual, há diversos acessórios para construir cerca que visam trazer maior qualidade ao trabalho, maior desempenho e redução de esforço. Por isso, é fundamental ficar por dentro das novidades que aparecem nesse segmento.

Gostou do artigo? Então, curta a página da Belgo no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content