duas pessoas vendendo flores
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Como otimizar o desempenho da equipe de vendas da sua loja agrícola com ajuda da tecnologia?

Você reparou que a fidelização de clientes está atrelada não só à qualidade dos produtos comercializados em sua loja agrícola? A conquista do consumidor também depende de um atendimento diferenciado! Nesse sentido, o bom desempenho da sua equipe de vendas é fundamental e a tecnologia pode sua grande aliada — seja para auxiliar no aprimoramento da experiência de compra do cliente, seja na melhoria dos resultados das vendas.

Como esse é um tema muito relevante para o setor, preparamos este artigo completo. Durante a leitura, você encontrará uma série de dicas para fazer com que seus colaboradores vendam mais. Aproveite!

A importância da tecnologia em lojas agrícolas

Não chega a ser nenhum segredo que a tecnologia se faz cada vez mais presente em nossas vidas, concorda? É difícil achar um segmento que não passou por alterações drásticas nos últimos vinte anos. Na Agropecuária, não é diferente — e é por isso que sua loja de produtos agrícolas também deve ter atenção às principais tendências da área.

Atualmente, profissionais agrodigitais têm obtido protagonismo nos negócios do setor. Em poucas palavras, eles são capazes de analisar as transformações tecnológicas e compreender os impactos que elas podem exercer na rotina de produção. Iniciativas como o Congresso AgroDigital demonstram isso muito bem: um evento online que aborda temas como gestão, tecnologias, mercado agrícola e afins.

Como dados e diferentes recursos ganharam espaço no ramo, é compreensível que haja uma demanda exigente. Afinal, as técnicas para melhorar as qualidades das pastagens, fazer confinamento, instalar cercas e controlar pragas passaram por diversas modificações. Por isso, agora, mais do que dedicado, o atendimento deve ser tecnológico e especializado, satisfazendo as necessidades de consumidores que também mudaram seus hábitos.

A otimização do desempenho da equipe de vendas com a tecnologia

Agora que você já sabe que a tecnologia tem ganhado relevância no mercado agropecuário, é hora de entender como ela é capaz de otimizar o desempenho de sua equipe de vendas. Por isso, listamos uma série de práticas que podem ser aplicadas em seu negócio, a fim de fazer com que os colaboradores rendam mais. Veja, a seguir, algumas dicas para aumentar as vendas!

Invista no relacionamento com o cliente

Você tem alguma estratégia pensada para o pós-venda? Desenvolve ações com frequência para atrair consumidores? Oferece condições especiais para clientes assíduos? Essas são perguntas a serem feitas a fim de encontrar o seu diferencial!

Afinal, se você trabalha com bons produtos e seus concorrentes também, é provável que as pessoas escolham a loja com o melhor atendimento na hora de comprar. Portanto, dê atenção a esses aspectos, pois eles podem fazer com que a clientela volte e ainda recomende seu estabelecimento para outros produtores.

Use a tecnologia para melhorar a experiência de compra

Se você já entrou em uma loja e saiu de lá descontente, é porque algo não saiu como o esperado, certo? Portanto é primordial oferecer uma experiência completamente positiva para os clientes — desde o valor agregado dos produtos até o atendimento prestado.

Nesse contexto, há uma série de soluções tecnológicas sendo usadas pelo varejo ao redor do mundo. O objetivo por trás delas é um só: fazer com que o consumidor compre novamente com você e se fidelize à sua marca. Algumas das opções que vêm fazendo a diferença são:

  • inteligência artificial capaz de recomendar produtos;
  • mapeamento de gôndolas;
  • avaliação do índice de satisfação;
  • preço dinâmico;
  • cupons digitais;
  • entrega na casa do cliente (compra na loja ou na internet).

Identifique oportunidades

É possível contratar os melhores vendedores e mesmo assim não atingir os resultados esperados com a sua empresa. Muitas vezes, isso não se dá pela ineficiência da parte dos profissionais, mas, sim, pelo fato de o negócio não conseguir identificar boas oportunidades de investimento.

Imagine que seu concorrente mais próximo está fazendo uma promoção de fertilizantes. Se não há um sólido acompanhamento de seus pares no mercado, fica difícil entender como seu negócio deve se posicionar nesse tipo de situação. Nesse caso, a tecnologia, por meio da análise e do armazenamento de dados comerciais, pode ajudar a fazer um levantamento sobre as principais empresas do ramo, por exemplo.

Também é imprescindível saber aproveitar as chances de fazer vendas combinadas. Se um cliente comprou equipamentos para fazer um confinamento em sua propriedade, você pode entrar em contato meses depois e oferecer outros produtos. Para registrar esse tipo de informação, o auxílio de um software voltado à gestão do relacionamento com o consumidor (CRM) é essencial.

Treine a equipe de vendas

Pense que seu time de vendas é quase perfeito: a quantidade de colaboradores está ajustada à demanda da loja, eles conhecem o perfil da clientela e conseguem atender com excelência.

Ainda assim, se você decidir usar novos sistemas e ferramentas no estabelecimento, algumas dificuldades podem surgir. Por conta disso, o treinamento se faz necessário. A boa notícia é que muitos recursos podem ser estudados a partir de materiais digitais, cujo acesso é facilitado.

Ao implementar todas essas práticas, é bem provável que você e sua equipe fechem grandes vendas com maior frequência. Isso porque o desempenho será otimizado, e a produtividade aumentada.

As vantagens para a gestão

Felizmente, não é só em vendas que a tecnologia é bem-vinda — ela também pode ser muito útil para a gestão como um todo: do estoque às finanças. Por consequência, o controle efetivo desses setores também ajuda a vender mais.

Como você faz a organização do fluxo de caixa? Apostar na automatização desse processo é um dos caminhos para não prejudicar o capital de giro, que é de suma importância para manter as aquisições em dia e não perder oportunidades de revenda. Recorrer a um software de gestão (ERP) é uma boa saída para integrar diferentes áreas e atividades inerentes ao funcionamento da loja.

Além de acompanhar as entradas e saídas de perto, você ganha tempo para cuidar de questões urgentes e não deixar o consumidor desamparado. Um programa para monitorar o estoque também é útil para saber, com agilidade, quais produtos estão acabando, quais saem mais etc.

Enfim, não há dúvidas de que o desempenho da equipe de vendas tende a ser aperfeiçoado com o uso estratégico de recursos tecnológicos. Assim, o negócio ganha, aumentando a retenção de clientes e a sua lucratividade!

Se você gostou do texto, não deixe de conferir estas dicas para atrair os melhores fornecedores para a sua loja!

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