Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Saiba como escolher a melhor cerca de pasto!

Em que tipo de terreno você cria o seu rebanho? É em local plano ou com ondulações? Saiba que existe uma cerca de pasto que se ajusta às necessidades de cada lugar.

Há muitas dúvidas referentes à criação de gado, tanto para pecuaristas iniciantes quanto para pessoas experientes. Por isso, neste post, você conhecerá mais sobre cercados e conseguirá fazer a melhor escolha. Trouxemos informações valiosas com base em entrevista realizada com a mestra e doutora em zootecnia, além de médica veterinária, Flávia Silva.

Então, aproveite a leitura. Veja informações atuais dadas por quem entende do assunto. Saiba como a construção de cerca ideal fará toda a diferença na qualidade e proteção de seu gado.

Vamos lá?

Quais são os principais tipos de cerca de pasto?

Existem diversos tipos de arames e cercados. Alguns locais utilizam, inclusive, alambrados. No entanto, focaremos aqui nos três tipos mais usados para a contenção e proteção de rebanhos.

1. Farpado

O arame farpado permite a construção de cercados em terrenos irregulares e seu custo é menor também. “Não é necessário ter tensão no arame”, explica a Dra. Flávia.

O objetivo dessa cerca é lesionar o animal que entrar em contato com o arame. Assim, não precisa haver uma grande resistência, cuja média é de 350 kg.

No entanto, há algumas desvantagens. Mesmo sendo para terrenos irregulares, é necessário colocar um mourão em cada alteração topográfica do solo, o que aumenta o custo do quilômetro de cerca.

Justamente por não precisar gerar tensão, esse tipo de arame torna-se mais frágil em relação aos demais. Dificilmente ele conterá uma briga entre dois animais de grande porte adultos. Por isso, práticas de manejo nutricional e reprodutivo devem estar aliadas a um cercamento rural eficiente.

2. Liso — Ovalado

Esse cercado é recomendado para locais planos. O arame ovalado é mais barato que o arame farpado. Tanto pelo preço do quilômetro do arame quanto pelos custos com o estaqueamento.

“Na região centro oeste o arame farpado custa R$720,00 por Km, enquanto que o Ovalado R$690,00. O primeiro necessita ainda de uma estaca a cada 2 metros, já o liso é a cada 6 metros”. — Reforça a doutora.

Segundo Flávia Silva, a cerca lisa evita a saída de animais por ter maior carga de ruptura. Sua resistência deve ser maior, visto que não fere o animal que entra em contato com o arame.

Se você deseja saber como construir uma cerca desse tipo, saiba que um dos passos é adquirir um arame de qualidade. Mas antes deve-se analisar o de terreno e quais tipos de animais você pretende criar. Os arames ideais devem suportar, o mínimo de 600 kg de força sem estourarem.

O cercado liso é feito para gerar tensão e resistir ao impacto. Isso permite mais espaço entre os mourões. Assim, há uma economia na compra e na mão de obra para implantar esses materiais.

3. Elétrica

Essa, por sua vez, é o tipo de cercado mais barato, em comparação com os anteriores. Por permitir maior espaçamento entre mourões e utilização de estacas finas na estrutura da cerca.

Nas cercas elétricas, há a garantia de que o gado não se apoiará nelas em nenhum momento, visto que tomará choques elétricos.

Essa proteção ajuda a impedir a entrada de invasores e animais silvestres no pasto. Pode também evitar um ataque de onça ao rebanho, evento este que é muito comum nas zonas próximas às florestas brasileiras.

“Ela exige uma manutenção ao redor da cerca, a manutenção de manter os fios com o esticamento leve e que o capim não fique encostando na cerca”, afirma a especialista.

Trata-se de um tipo de cercado mais técnico, que exige um bom planejamento para a instalação, além de um aterramento de qualidade e um bom controle do eletrificador. Um bom manejo de pastagem deve ser associado a essa prática, pois na ausência de pasto os animais poderão romper facilmente o arame e derrubar as estruturas da instalação.

“No mercado, há eletrificadores que garantem tensão em até 4 km de raio e 120 km de fio”, afirma a doutora. “Um diferencial é a possibilidade de mudar de local, devido à construção menos fixa que essa cerca tem”, completa.

Como escolher a cerca mais adequada?

Antes de decidir qual cerca instalar, é preciso observar alguns critérios. Lembre-se, na hora da compra, leve tudo em consideração, não somente o preço. Vamos aos pontos que devem ser analisados.

Avalie o terreno

Como explicamos, há um tipo de cerca que mais se ajusta a cada tipo de pastagem. Mas é preciso observar outros critérios também.

Estude a topografia do local. Verifique morros, riachos, áreas de preservação permanente, entre outros fatores.

Você pode utilizar arame farpado em áreas acidentadas e criar animais menores. Ou, nas áreas planas, instalar cerca para gado de corte, animais de grande porte.

Todas as opções têm suas vantagens. É importante escolher a que mais se adapta às suas necessidades. Isso trará um bom custo-benefício a longo prazo.

Escolha o arame certo

“O arame hoje representa vinte e cinco a trinta por cento do custo total da cerca”, conforme nos apresenta a especialista Dra. Flávia.

Quando for pesquisar os arames a serem instalados em sua pastagem, preze sempre pela durabilidade. Atente-se para as questões de relevo citadas no tópico anterior.

Outro fator importante: durante a escolha, verifique se a área tem excesso de salinidade e corrosão. Observe também se há inundações, pois isso fará o arame ficar algum tempo submerso.

Nos casos mais extremos, o ideal é optar por produtos “com camada pesada de zinco ou camada tipo bezinal, que é uma liga 95% zinco e 5% alumínio“, salienta a entrevistada.

O tipo de arame que mais se enquadra nas necessidades extremas é o ZZ700 Bezinal da Belgo Arames.

Defina o manejo adequado

O tipo de manejo se relaciona mais com as cercas elétricas e com o planejamento. Antes de implementar o cercado, estude todas as mudanças que precisará fazer.

Conheça as rotas do gado e a situação topográfica do local. Planeje todas as alterações que deverá fazer durante a criação de seu rebanho, como: subdivisões de setores, separação de pastagens, entre outras.

Tudo isso é importante, até mesmo, para definir como será o aterramento de cerca elétrica. Então, faça as pesquisas necessárias e anote todas as informações, antes mesmo de começar a trabalhar.

Escolha também uma cerca de qualidade para as fazendas

Nessa dica bônus, a preocupação maior é com o seu patrimônio. Aqui fala-se da propriedade como um todo, o que também engloba as pastagens.

Uma excelente proteção é a Belgo Javaporco, por ser uma cerca inteligente com 11 fios de arame galvanizado. Resiste ao impacto de animais de médio e grande porte.

Existem outras também como a Belgo Strada e a Belgo Ferrovia. São proteções completas para a sua propriedade.

Reforça-se a escolha de produtos de qualidade. Com mais durabilidade e maior resistência ao impacto, sempre ajustando às necessidades de seus negócios, tais como:

  • proteção de bezerros;
  • defesa contra predadores;
  • cuidados com a lavoura;
  • preservação da silagem.

Como você pode perceber, as cercas protegem muitas outras coisas, tão importantes quanto o rebanho, para o sucesso de sua fazenda.

Como a Belgo Arames protege o seu patrimônio?

A Belgo Arames é uma empresa que atua há quase trinta anos fornecendo produtos de qualidade, tanto para pequenos quanto para grandes produtores rurais.

Você conta com um time de especialistas, como a mestra e doutora Flávia Silva. Esses profissionais fornecerão as melhores dicas de gestão de agronegócio. Por exemplo, quais as melhores cercas para cada tipo de pasto e rebanho.

Nossos clientes gostam muito de trabalhar com os arames da Belgo, que têm durabilidade“, respondeu a entrevistada.

Com base no que foi apresentado, a Belgo Arames tem excelentes opções de cerca de pasto. A instalação deve ser sempre bem planejada, para que você possa tirar o máximo de proveito dos produtos.

Observe bem o tipo de pastagem na qual o gado circulará. A escolha entre os arames farpados, lisos e elétricos depende de muitos fatores diferentes.

Faça a sua escolha com consciência. Siga essas dicas e veja seu rebanho crescer e seus lucros aumentarem.

Deseja conhecer as melhores dicas e produtos para o Agronegócio? Entre em contato com nossos especialistas pelo Site ou pelo WhatsApp.

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content