Cuidar da fazenda é um trabalho tão desafiante quanto comandar uma empresa. Por isso, é importante ter uma boa infraestrutura e usar materiais de qualidade para garantir que todas as atividades saiam conforme o planejado. Nesse sentido, na hora de construir os cercamentos, uma alternativa muito eficiente é o arame ovalado.
Esse recurso apresenta uma excelente durabilidade e diminui a necessidade de trocas frente a outras alternativas do mercado. Com o intuito de esclarecer um pouco mais sobre esse material para cercamentos, convidamos Danilo Moreira, Analista de Mercado Agro da Belgo, para nos ajudar com algumas informações sobre o assunto. Continue a leitura e saiba como o arame ovalado pode ser uma excelente opção para a sua fazenda!
O que é o arame ovalado?
O arame ovalado representa a categoria mais comum dos arames lisos. Ele tem esse nome devido à sua forma oval desenvolvida para contar com dois principais benefícios.
Danilo explica que o formato do arame permite o melhor escoamento de líquido, ou seja, não há acúmulo de água, evitando que o material fique enferrujado e, consequentemente, há um aumento da vida útil do cercamento. Outro benefício do modelo se refere à praticidade da instalação dessa estrutura, pois ele conta com uma superfície plana, mais fácil de fixar, criando charruas e arremates firmes.
Diferente dos arames tradicionais, tal modelo não tem uma bitola específica, como fio 12 ou 14, por exemplo. Isso acontece, pois, esse material conta com duas áreas que devem ser medidas: a parte mais fina e a mais achatada. Portanto, vale verificar qual é o tamanho, em milímetros, para se ter noção da unidade de medida.
O Arame Z-700® da Belgo, por exemplo, mede 3×2,40. Conforme orienta nosso especialista:
“Isso significa que uma das partes dele mede 3 milímetros e, a outra, 2,40 milímetros por conta do seu perfil oval”.
Quais são os diferenciais desse tipo de arame?
Esse tipo de arame se diferencia dos demais por conta da sua facilidade de manuseio e instalação. Isso oferece mais agilidade em todas as etapas e ainda garante a segurança do instalador, evitando qualquer ferimento em farpas ou pontas. Também há mais proteção para os animais que podem se ferir caso seja utilizado um arame farpado, por exemplo.
Outro ponto importante, principalmente para quem deseja cercamentos para animais de maior porte, é que esse arame apresenta um kgf, ou seja, quilograma-força, superior às demais categorias. Na prática, isso significa que ele tem mais capacidade para suportar as investidas de animais.
Para se ter uma ideia da referência de força, enquanto o arame farpado exibe um kgf de 350, o Arame Z-700® da Belgo, como o próprio nome indica, apresenta um kgf de 700, suportando uma força equivalente a 700 kg sobre ele.
Onde é possível aplicar o arame ovalado?
De forma geral, esse é um tipo de arame Agro utilizado para fazer o cercamento rural de bovino, independente da sua espécie ou categoria. Ele também pode ser adaptado para cercar equinos, já que não tem farpas. Além disso, em alguns casos é utilizado para fazer cercas elétricas.
Danilo explica que, para fazer o cercamento de bovinos, o espaçamento entre os fios é, em geral, de 25 a 35 centímetros, partindo do chão até chegar a uma altura de cerca de 1 metro e 50 centímetros. Seguindo essas recomendações, é possível garantir um cercamento seguro.
Como garantir a manutenção da cerca de arame ovalado?
Ao aplicar o arame ovalado no cercamento de animais, é importante fazer uma verificação periódica para assegurar boas condições. Para isso, é importante analisar em que estado estão os mourões e se foram quebrados com algum impacto dos animais. Dessa forma, é possível garantir a segurança dos mesmos e evitar fugas.
Além disso, é importante analisar se existe alguma parte enferrujada, se caíram árvores sobre a cerca e demais aspectos que garantam que o cercamento continue tendo efetividade. Siga a leitura e entenda como avaliar a qualidade de um arame ovalado no momento de realizar a compra.
Como escolher o melhor arame ovalado para o ambiente agro?
Para fazer a escolha sobre o melhor arame liso ovalado para as atividades do agronegócio, é importante prezar pela qualidade do material e não apenas se atentar ao preço pelo qual é vendido.
Segundo Danilo, é necessário analisar aspectos referentes ao valor do produto, ou seja, qual é a durabilidade do material e o tempo em que começa a enferrujar. Além disso, é importante avaliar como se dá a questão da facilidade de manuseio do arame e que resistência ele tem quando uma força é exercida sobre ele.
Assim, para escolher um arame liso ou farpado, seja ele ovalado ou não, faça comparações sobre o custo-benefício que o material apresenta para a atividade em que será aplicado. Dessa forma, você garante que o investimento feito para adquirir esse produto seja válido e atenda às suas necessidades.
Como a Belgo pode ajudar?
Danilo destaca que a Belgo é líder do mercado no ramo de arames, dada a sua qualidade reconhecida. Além de criar soluções com alta durabilidade, a Belgo está presente no dia a dia do produtor, aprendendo quais são as suas reais necessidades e como desenvolver materiais que atendam à necessidade de cada propriedade.
Por meio da equipe técnica, é possível manter uma comunicação direta com os produtores e usar esse feedback para fazer ajustes nos materiais e melhorar a sua experiência de uso. Desse modo, a Belgo produz arames de qualidade, atendendo à necessidade de cercamentos para pequenos ou grandes animais e ainda oferece assistência técnica para que o produtor consiga obter os melhores resultados possíveis em sua fazenda.
Por mais que o arame ovalado e o liso sejam parecidos, há muitos diferenciais que você deve considerar. Ao adquirir o Arame Z-700®, por exemplo, além de todos os benefícios práticos que ele apresenta, você ainda conta a durabilidade de um produto com qualidade Belgo. Assim, para que você tenha tranquilidade no dia a dia, é importante escolher uma empresa que tenha comprometimento e um suporte de qualidade à sua disposição.
Viu como o arame ovalado é uma excelente alternativa? Então entre em contato conosco e confira como a Belgo pode ajudar!
[rock-convert-cta id=”1555″]