carca farpada segurando um boi
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Arame grosso é sinal de maior resistência? Entenda

O cercamento eficiente é fundamental para garantir segurança, bem-estar e manejo de animais em propriedades rurais. Sendo assim, o criador ou agricultor precisa estar atento aos mitos e fatos que envolvem esse tema. Uma das principais falácias populares é a de que “cercas contendo arame mais grosso são também mais resistentes”. Será que essa afirmação é mesmo verdade?

No mercado, já existem diversos produtos dispondo de tecnologias e composições inovadoras para trazer maior eficiência, economia e segurança no cercamento. Dessa forma, é muito importante que o produtor tenha alguns conhecimentos básicos sobre os produtos disponíveis e como escolher o arame correto segundo as suas necessidades.

Para ajudar nessa questão preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o assunto, com a ajuda de Danilo Moreira, analista de mercado agro da Belgo Arames. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais critérios devem ser usados ao escolher um tipo de arame?

São vários os fatores que interferem na escolha do arame. A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!

Resistência

A resistência é um fator importante para a escolha do arame ideal. Se estamos falando de uma região de alto teor de salinidade, um ambiente muito agressivo, deve-se optar por um arame que seja mais resistente às intempéries, como é o caso do arame com tripla galvanização.

Relação custo-benefício

No caso de regiões como o sertão, em que o ambiente não é tão agressivo, pode-se considerar na escolha a relação custo-benefício.

Topografia

Também vale comentar que a topografia interfere diretamente no tipo de arame, pois em regiões com muito aclive ou declive precisa-se pensar em produtos específicos para a situação.

Características do animal

Outro ponto que deve ser avaliado são as características físicas do animal. Para isso, você deve analisar se criará um animal de pequeno porte, que passa facilmente pelas brechas ou se vai criar um animal de um porte maior que seja dócil e fácil de trabalhar.

Além disso, é preciso saber quais são as características comportamentais da raça do animal, ou seja, ela dá muito trabalho quando está em contenção? Isso porque dependendo desse fator será necessário ou não utilizar arame com uma resistência maior.

Em quais casos/tipos de cerca é recomendado utilizar um arame mais resistente?

A essa altura, você já deve ter entendido que as condições físicas dos animais influenciam diretamente na escolha do arame. Agora, imagine uma situação em que são criados animais de grande porte que, normalmente, impõem uma força naquela cerca maior devido às características comportamentais da raça. Nesse caso, devem ser implementadas soluções mais resistentes. Para que você possa acertar na escolha, é necessário saber quais são os principais tipos de arames existentes no mercado. A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!

Arame liso

O primeiro que podemos citar é o arame liso. Ele é uma ótima alternativa quando se trata da contenção de bovinos, bem como para a divisão de propriedades. No caso da utilização em ambientes com bastante umidade, é aconselhado usar a opção triplamente galvanizado.

Cordaço

O cordaço é comumente indicado para o curral onde se realiza serviços de manejo do gado, como aplicação de vermífugo, vacina, pesagem, bem como outros tipos de atividades. É ideal para quem opera com confinamento e semiconfinamento. Vale pontuar que a remanga é uma excelente opção visando manejar antes de levar ao curral.

O arame grosso é realmente mais resistente?

Para Danilo Moreira, essa afirmação é um mito:

“A resistência do arame não está necessariamente ligada à grossura. Ou seja, nem sempre o arame mais grosso é o mais resistente. Na prática, a resistência tem ligação direta com o teor de carbono presente no arame”.

Quanto à sua composição, os arames de aço são formados mediante o uso de três elementos químicos: o manganês, o ferro e o carbono. Segundo o especialista, é o carbono que possibilita formar a estrutura da matéria.

“Quanto mais elevada a presença desse elemento, maior será sua resistência”, pontua Moreira. “Entretanto, a definição do arame deve se basear antes de tudo na necessidade de cada cliente.”

Como exemplo, podemos apontar dois produtos da linha Belgo. O primeiro é um dos mais vendidos do mundo, o Motto, com 1,6 mm. Já o segundo é o Varjão, com 2 mm, muito utilizado no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Moreira ressalta que:

“mesmo com arame mais ‘fino’, Motto tem uma resistência capaz de suportar uma carga de 350 kgf sobre si, enquanto Varjão aguenta 250 kgf. Com isso, a recomendação de uso deve ser estudada com cuidado antes de instalar as cercas”.

Outro mito popular ligado aos arames é que, quanto mais brilho, maior a proteção contra ferrugem. Antes de mais nada, cabe ressaltar que a ferrugem é causada pela ação da água e do oxigênio. Para proteger o ferro dessa reação química deve ser utilizado o zinco, já que ele tem a opacidade como característica. O alto teor desse elemento contribui para que o arame fique naturalmente escuro.

O arame farpado Belgo Motto tem camada tripla de zinco, bem como torções alternadas, com distância de 125 mm entre as farpadas.

“Esse produto é recomendado tanto para cercas rurais em terrenos acidentados, como também para áreas litorâneas e alagadiças, garantindo resistência e durabilidade na contenção de animais”, pontua o analista.

Quanto à linha de arame farpado Belgo, Varjão tem camada leve de zinco e torções contínuas, com distância de 125 mm entre as farpadas.

“Com maior maleabilidade, tem fácil manuseio na instalação. Além do mais, é um dos mais indicados produtos para terrenos acidentados em áreas mais secas, contribuindo para a eficácia do cercamento e a sustentabilidade do produtor” finaliza Moreira.

Quais produtos Belgo têm boa resistência?

Começando com a linha de farpados, a Belgo apresenta o Motto que tem uma boa resistência em questões físicas na contenção do impacto do animal e resistência ao ambiente, já que tem tripla galvanização.

Na linha dos ovalados, temos o Z-700 que é mais resistente ao impacto do animal. Também temos o ZZ-700 Bezinal que resiste a 700 kg, tem tripla galvanização e alumínio em sua composição. Na linha de telas, temos a Belgo Bovino. Todas as soluções são pensadas e fabricadas priorizando qualidade e eficiência.

Portanto, essas foram as principais informações sobre as características do arame grosso e de outros produtos disponíveis no mercado. Percebe-se que escolher arame para cerca é uma tarefa que exige alguns conhecimentos básicos para que o projeto de contenção possa ser feito com o máximo de segurança e qualidade.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre as nossas soluções? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Pular para o conteúdo