Empreendedores estão sempre pensando em melhores soluções para os seus negócios, não é mesmo? Nesse contexto, quem tem uma loja agrícola precisa pensar em estratégias para aumentar as vendas.
Por isso, elaboramos este artigo com 7 dicas práticas para você aplicar em seu estabelecimento e ter resultados financeiros mais satisfatórios. Durante a leitura, explicaremos como melhorar o atendimento, como oferecer descontos e outras estratégias.
Vamos lá?
1. Aposte nas vendas combinadas
Muita gente não sabe, mas o oferecimento de produtos combinados é uma das melhores opções para aumentar as vendas. Em termos bastante resumidos, ele consiste na oferta dos chamados kits, ou seja, você pode vender um arame para cercamento com os acessórios necessários para a instalação da cerca e dar um desconto pela compra conjunta, por exemplo.
Outra exemplificação muito utilizada pelas lojas do setor é vender insumos de adubação com as ferramentas de aplicação. Também é possível anunciar pregos e martelos na seção de telas, porque ambos são utilizados para realizar uma mesma atividade, assim como os equipamentos para confinamento de gado podem ficar lado a lado.
Enfim, há muitas formas de explorar essa estratégia. Sempre considere a experiência dos consumidores na hora de elaborar essas ofertas. Afinal, o objetivo é facilitar a vida deles e conquistá-los pela praticidade.
2. Conheça bem os produtos que você vende
Conhecer bem os produtos que você vende vai muito além de saber quais são as marcas mais valorizadas pelos clientes. Para oferecer um atendimento realmente personalizado, o ideal é ter a capacidade de explicar como é feita a utilização de determinado insumo.
É claro que, em muitos casos, isso não é possível, devido à especificidade do produto em questão. Ainda assim, você deve auxiliar o consumidor — caso ele precise e/ou queira — a encontrar uma solução para o problema apresentado.
Uma boa forma de entender os diferenciais de cada produto é entrar em contato com os fornecedores. Marcas como a Belgo Agro, por exemplo, são conhecidas por dar um ótimo suporte aos revendedores.
3. Capriche na organização e na exposição dos produtos
Imagine que você entrou em um supermercado e está com uma série de dificuldades para encontrar os alimentos enlatados. Depois de muito andar pelo estabelecimento, você resolve desistir da compra, pois está com pressa.
A situação acima ajuda a entender melhor o comportamento do consumidor — uma loja com má organização e sem a exposição adequada dos insumos tende a desestimular a aquisição por parte de quem consome.
Sendo assim, além de caprichar no design e na decoração da loja, crie divisões que façam sentido para aqueles que precisam encontrar algo específico. Outra estratégia é se valer de uma estruturação inteligente para estimular as vendas cruzadas — mencionadas na primeira dica do texto.
4. Treine o seu time
Mais do que contratar bons vendedores, você deve se assegurar de que eles têm o preparo necessário para lidar com o perfil de cliente que frequenta a loja recorrentemente.
Além disso, um bom atendimento precisa ser solícito e prestativo, demonstrando o máximo de atenção ao comprador. Isso aumenta as chances de fidelizá-lo e, por consequência, gerar impactos positivos nos números da loja.
Lembre-se de que fazer indicações precisas e produtos e auxiliar na escolha é muito diferente de usar abordagens invasivas e, até mesmo, insistir na venda de um produto. Seus colaboradores devem entender a satisfação da clientela como um dos ativos mais importantes do negócio.
Tenha em mente que proporcionar treinamentos de vendas também pode fazer a diferença no rendimento de sua equipe. Eles serão profissionais atualizados e, portanto, mais bem preparados para lidar com as tendências recentes de consumo do mercado agropecuário.
Receptividade e empatia são fundamentais, é claro, mas a sua loja também precisa vivenciar uma cultura de vendas: integração e conhecimento profundo sobre as diferenciações entre modelos, marcas e formas de utilização dos insumos.
5. Fidelize a clientela
Estima-se que 65% do faturamento de uma empresa, aproximadamente, seja decorrente dos clientes fiéis, isto é, aqueles que sempre compram no mesmo lugar. Desse modo, é de suma importância concentrar esforços para convencê-los a consumir novamente em seu estabelecimento.
Para isso, você pode criar programas de fidelização e oferecer descontos especiais para os clientes mais assíduos. Além de aumentar as vendas significativamente, você pode:
- acompanhar a rotina de consumo dos clientes;
- entender os hábitos de compra deles (quantidades, marcas preferidas etc.);
- criar promoções;
- estimular a indicação da loja para outras pessoas.
6. Mostre o valor além do preço
O valor além do preço nada mais é do que o conjunto de benefícios que determinado insumo traz para o cliente. Por conta disso, é essencial expor as qualidades do produto e saber colocá-las como diferenciais em relação aos produtos similares.
Saiba que nenhum consumidor é obrigado a comprar com você. Consequentemente, é de seu interesse expor as vantagens envolvidas no custo-benefício de cada item vendido em seu estabelecimento.
Muitas vezes, clientes fazem compras movidos apenas pelo preço — e não pelo valor. Na hora de utilizar o produto, acabam se decepcionando, já que ele não resolve o problema que levou à aquisição.
Ao explicar os pontos positivos de uma fabricante, tente apontar os motivos para pagar mais, se necessário. Esse processo pode ser ainda mais fácil se você e sua equipe tiverem um conhecimento aprofundado — estratégia dada no segundo tópico do texto — a respeito do que vendem.
7. Promova as marcas com maior valor agregado
As marcas com maior valor agregado são aquelas que têm um preço mais alto, mas, em contrapartida, também oferecem mais vantagens para o cliente. Geralmente, elas são as fornecedoras mais populares entre as pessoas que consomem insumos agrícolas.
Ao promovê-las e dar destaque para elas em seu estabelecimento, os produtos com maior preço médio por categoria tendem a sair mais, gerando um rendimento maior.
Enfim, há inúmeras estratégias para aumentar as vendas. Planeje seu estoque para colocá-las em prática e não se esqueça de prestar bastante atenção ao atendimento dado aos clientes — ele pode fazer a diferença em seus números.
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