Além do conhecimento técnico e da experiência do operador, a escolha adequada do arame para solda, a sua qualidade e os recursos técnicos disponibilizados pelos equipamentos são essenciais para o resultado final do trabalho. Por isso, definir bem a marca e a qualidade do consumível são estratégias fundamentais!
Pensando justamente nisso, preparamos um post com algumas dicas e informações úteis que devem ser levadas em consideração na hora de fechar qualquer parceria e, claro, escolher o melhor arame de solda para os seus processos.
E quem nos ajuda a esclarecer algumas questões cruciais sobre o tema é o Mauro Apolinário, especialista em processos de soldagem na Belgo. Boa leitura!
Como um bom fornecedor de arame para solda influencia nos resultados?
Como dissemos, a escolha adequada do arame para solda é um fator estratégico para um bom resultado final do processo. E confirmando essa lógica, Mauro explica porque os insumos da Belgo se destacam nesse cenário:
“A Belgo é referência no mercado de arames para solda! As nossas soluções são produzidas com os mais modernos processos de aciaria da ArcelorMittal e de trefilaria com a tradição de qualidade Belgo, assegurando um resultado confiável na soldagem.”
Ainda segundo Mauro, as matérias-primas da Belgo são selecionadas com um range de variação menor do que é permitido pelas normas internacionais, o que garante uma maior uniformidade nas composições químicas e propriedades mecânicas.
Quais são os principais diferenciais do arame para solda da Belgo?
Dando continuidade às principais referências da marca, Mauro destaca como a Belgo Arames se destaca dos demais fornecedores do mercado por conta de algumas exclusividades.
Ele ressalta que a empresa é fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal (uma das maiores produtoras de aço do mundo) e a Bekaert (maior fabricante mundial de arames).
“A partir dessa união, a Belgo Arames se tornou referência no mercado brasileiro de arames e tem investido no que há de mais moderno em tecnologia e em projetos de desenvolvimento de arames há décadas, além das inúmeras parcerias com universidades e renomados centros de pesquisa”, ele ressalta.
O especialista ainda complementa, reforçando que a Belgo tem capacidade operacional e tecnológica para desenvolver produtos exclusivos, o que a torna uma excelente opção para muitos parceiros em todo o mercado nacional.
Além da variedade de produtos no catálogo, vale destacar que a Belgo é fabricante e pode desenvolver novos produtos e acondicionamentos, além de customizar conforme a necessidade do cliente, dar suporte técnico e atendimento personalizado, finaliza o nosso convidado.
Que tipo de certificação nessa área a Belgo detém?
Outra particularidade que permite que a Belgo se destaque na fabricação e no fornecimento de arames para solda em nosso país se refere às certificações de qualidade conquistadas ao longo dos anos. E, na prática, isso serve para reforçar o compromisso e a responsabilidade com os resultados dos seus parceiros, como bem explica Mauro Apolinário.
Segundo ele, as certificações de fábrica da Belgo Arames são:
- ISO 9001, que fornece requisitos específicos para um sistema de gerenciamento de qualidade;
- ISO 14001, que fornece uma abordagem sistemática para planejar, implementar e gerenciar um sistema de gestão ambiental;
- ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, que fornece uma série de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos locais e globais.
Por que a inovação é essencial para a fabricação de insumos de solda e o que mudou nos últimos anos?
Para responder a essa questão em especial, Mauro destaca mais dois nomes de peso dentro da Belgo, que o ajudam a explicar melhor a importância da inovação nos arames para solda e o que a empresa tem feito nesse sentido.
Jeremias Silva e Tatiane De Freitas Cordeiro são engenheiros na empresa e atuam diretamente em projetos de inovação. O trio responde da seguinte forma:
“A inovação é imprescindível para que a Belgo se torne perene por permitir maior competitividade no mercado, antecipação de cenários e tendências, redução de custos, aumento da produtividade, otimização de produtos e processos e a melhora no relacionamento com os clientes. Para isso, diferentes ações e projetos têm sido realizados continuamente dentro da empresa.”
Como a Belgo tem atuado na fabricação dos seus insumos com relação à sustentabilidade?
À frente do mercado, a Belgo é uma marca consolidada no que se refere à qualidade de consumível para soldagem. Mas, mais do que isso, a preocupação e o investimento contínuo em ações e projetos de sustentabilidade se tornaram outro foco da empresa nos últimos anos.
Mauro destaca que a Belgo enxerga que a preocupação com a rentabilidade não pode estar separada da responsabilidade com o meio ambiente, com a ética e com o compromisso social.
“O engajamento da Belgo em uma cultura voltada para práticas sustentáveis é, obviamente, importante para a atração de mais clientes e a melhora da reputação da marca e da imagem, mas é também fundamental para a redução de custos dos processos e a elevação dos padrões de qualidade, além de proporcionar a satisfação aos seus colaboradores, a elevação do nível de desempenho, a retenção de profissionais mais qualificados etc.”, conclui o especialista.
Quais são os principais tipos de arame para solda oferecidos pela Belgo?
Para finalizar, Mauro Apolinário destaca alguns dos principais tipos de arames para solda da Belgo e as suas aplicações recomendadas, reforçando os motivos de os insumos da marca serem mais vantajosos e eficientes para os clientes.
De acordo com ele, a Belgo possui em seu portfólio de produtos para solda muito mais do que arames, varetas e eletrodos, que podem ser divididos em três grupos: consumíveis para soldagem de aço carbono, de aço baixa liga e de aço inoxidável:
- para aço carbono, os consumíveis são arames para o processo MIG-MAG e Arco Submerso, varetas para o processo TIG e eletrodos para o processo eletrodo revestido;
- para aço baixa liga, os consumíveis são arames para o processo MIG-MAG e Arco Submerso, e varetas para o processo TIG;
- para aço inoxidável, os consumíveis são arames das séries 300 e 400.
Para os arames, existem acondicionamentos em forma de carretel (15 ou 18 Kg) e barricas (desde 140 Kg até 450 Kg, embora alguns sejam apenas sob consulta).
Esses são alguns pontos e destaques que fazem do arame para solda da Belgo uma referência nacional de qualidade e um dos insumos que, de fato, poderão garantir mais eficiência, segurança e excelentes resultados aos seus processos.
Se você quer saber mais e conhecer de perto essa e outras soluções da marca, acesse, agora mesmo, o nosso site e veja o catálogo completo.