A ampliação do terminal de contêineres de Paranaguá (TCP) compõe um dos cases de sucesso da Belgo Arames. Esse é um projeto de grande importância e que, em função da qualidade de sua execução, promove vantagens diversas tanto ao transporte marítimo do país quanto aos moradores da região.
Para entender um pouco mais sobre ele, entrevistamos o engenheiro Diego Weber Rafaeli, da Porto Construtora. Ele atuou diretamente na obra e elucidará alguns pontos específicos do processo.
Para conhecer detalhes do projeto e da obra do Porto de Paranaguá, prossiga com a leitura!
O que foi a obra do Porto de Paranaguá?
Para compreender o impacto da construção na região do berço 201, sétimo ponto de atracação no TPC, é interessante saber mais sobre ela. Um dos principais pontos da obra de ampliação visou interligar cinco terminais e, assim, atender a demanda do mercado brasileiro.
Além de resultar no maior terminal de contêineres do Brasil, em termos de capacidade de movimentação de contêineres, ainda prevê funcionalidade pelos próximos 30 anos. O investimento no projeto aumentou em 66% o potencial de operação e é o maior visto nos últimos cinco anos, no que diz respeito ao setor portuário nacional.
A Porto Construtora ganhou o processo de contratação de empresas de engenharia realizada pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Dessa forma, atuou na ampliação que foi parte das obras realizadas. Segundo Rafaeli, “ela consistiu em um aumento da retroárea e um novo cais de atracação para navio. Também resultou em três novos dolfins de amarração”.
Nesse processo, a Belgo Arames desempenhou um importante papel. Ela esteve presente, de acordo com o especialista, em 100% do projeto. O fornecimento que auxiliou a construção foi de quinhentas e trinta toneladas de fibra metálica Dramix® 3D. Além delas, outras dezoito mil toneladas de aço atenderam às necessidades de material da obra. Foram usadas barras, telas e camisas metálicas.
O engenheiro falou um pouco mais sobre a parceira:
Para completar nosso desafio — e também no que diz respeito ao bom andamento dos trabalhos —, necessitávamos, antes de tudo, de um parceiro ciente da importância do projeto e que pudesse colocar à disposição uma robusta e competente cadeia de fornecimento.
Quais foram os benefícios da obra para o transporte marítimo brasileiro?
Uma das maiores vantagens resultantes da ampliação do terminal do Porto de Paranaguá se deu no sentido operacional. Ao ampliar o espaço, aumentou-se a área de movimentação, entre outros pontos, do estoque de contêineres. Como resultado, o terminal conta com espaço para movimentar até 2,5 MM de TEU’s ano.
Esse fator transformou o TCP em referência nesse modal, segundo Rafaeli. A indústria paranaense também sentiu bons resultados. A logística do estado se tornou melhor, empresas de exportação foram atraídas à região e o cenário ganhou competitividade. Alguns diferenciais possibilitados pela ampliação foram:
- conexão direta com a ferrovia;
- localização que permite condições adequadas tanto de permanência quanto de navegação, sendo privilegiada;
- cobertura global no que se refere a serviços regulares regionais;
- free-time em termos de franquia de armazenagem, incluindo dez dias na importação e sete na exportação;
- instalações próprias que contemplam o Ministério da Agricultura e a Receita Federal;
- admissão de contêineres reefer durante todo o dia etc.
Ainda é possível citar a presença do Armazém Alfandegado mais moderno do país, da capacidade de estufagem de contêiner e da redução de custos de transporte por meio do modal ferroviário em todo o Paraná.
Em maio de 2020, uma movimentação recorde foi registrada no local. Ela clarifica o sucesso do projeto, ocorrendo, principalmente, em função do reposicionamento estratégico em relação aos armadores e da sinergia entre logística e operações marítimas. A previsão é de aumento até o final do ano.
Quais foram os benefícios para a população da região?
Além dos pontos citados, que afetam os moradores, a quantidade de empregos gerados foi significativa. Rafaeli aponta que, no pico do projeto, mil e quatrocentas pessoas trabalharam diretamente. O comércio local de bens e serviços também se beneficiou dessa movimentação.
O profissional complementa: “Pela conduta e postura da Diretoria e Gerência do projeto, eram preconizadas a mão de obra e matéria prima local. Somente quando se esgotavam as possibilidades os fornecedores de fora eram buscados”. Em suma, a atitude favoreceu a comunidade, gerou renda e injetou dinheiro na economia da região.
É interessante pontuar, também, o papel que o terminal desempenhou após a conclusão. Ao atrair investimentos, ele gerou novos empregos e circulação de renda. Espera-se que não haja minimização dessa realidade, dado que cada vez mais empresas parecem se interessar pela região.
De que maneira a Belgo atuou nessa obra?
O fornecimento de materiais adequados para otimizar a construção foi apenas uma das atuações da Belgo Arames no Porto de Paranaguá. Ele é um case de sucesso por maximizar a execução de todos os fatores envolvidos na obra, como:
- desafios de engenharia;
- métodos construtivos;
- volume;
- prazo de conclusão, que finalizou três meses antes do esperado.
Segundo Diego, outro ponto que contou com boas consequências em função da atuação da Belgo foi o orgulho e o reconhecimento da capacidade técnica e operacional do time de gestores e colaboradores. Afinal, ao trabalharem com acesso à qualidade, os resultados se tornaram progressivamente melhores e mais ágeis. Rafaeli finaliza:
Foi uma experiência que marcou a vida de todos que desenvolveram suas atividades ali. Eles deixaram sua marca ao ajudar a construir o maior terminal de contêineres da América Latina.
O Porto de Paranaguá compõe o hub de portos que manejam, em média, cinquenta e três milhões de toneladas em seus quatro quilômetros de cais. Mais de seiscentos e cinquenta mil contêineres foram exportados somente em 2019, o que comprova a importância de obras desse tipo para o país. Quando são combinadas com produtos de qualidade na construção, na ampliação e na revitalização, os resultados tendem a se tornar melhores.
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