Uma loja agrícola precisa de bons fornecedores de produtos agropecuários para alcançar o sucesso nas negociações, concorda? Afinal, isso pode implicar melhores ofertas para os clientes e, consequentemente, um número maior de vendas.
Levando a importância do tema em consideração, preparamos este artigo. Ao longo do texto, você entenderá como tornar o seu empreendimento mais visível para eles. Também mostraremos qual é a relevância desse tipo de contato e as vantagens que ele pode trazer. Boa leitura!
Como encontrar bons fornecedores de produtos agropecuários?
A fim de explorar o assunto com a profundidade que ele merece, conversamos com Carlos Alberto Silva. Ele é presidente do Grupo Publique, responsável por editar a Revista AgroRevenda.
Anualmente, a publicação prepara um guia especial de fornecedores para lojas agrícolas. Portanto, além da vasta experiência no setor, Carlos está em contato constante com a relação entre varejista e fornecedor.
“Imagine um lojista que quer vender arame. No nosso guia, ele encontra uma lista com os fabricantes desse tipo de produto. A partir disso, ele pode escolher e comprar do fabricante que fizer a melhor oferta”, explica o especialista.
Porém, o Guia AgroRevenda não é a única forma de encontrar bons fornecedores. De acordo com Silva, as próprias empresas desenvolvem um trabalho proativo. “Uma organização que tem um produto cuja venda se dá, majoritariamente, por meio de revendas, tem a obrigação de ter um corpo técnico destinado a essa finalidade. Esses profissionais devem visitar as revendedoras periodicamente para traçar estratégias conjuntas e aumentar as vendas.”
Carlos Alberto ainda pondera que apesar de a revista ser reconhecida no segmento, o varejista pode, atualmente, consultar a internet e o Google para encontrar representantes. Contudo, a maneira mais eficiente de negociar é com empresas com as quais já há um relacionamento. “Se eu sou um fabricante de determinado produto e sei que ele tem um bom desempenho com revendas, destacarei representantes comerciais para visitar essas lojas periodicamente”, explica.
Sendo assim, mais do que fazer uma pesquisa detalhada sobre organizações que vendem insumos agrícolas para o varejo, é fundamental que você se utilize de veículos de divulgação variados para ganhar visibilidade. Desse modo, o seu negócio entrará no radar das fabricantes e disso podem sair ótimas parcerias.
Porque é importante sair na frente nesse contato em relação aos concorrentes?
Em termos bastante resumidos, caso consiga boas negociações antes da revenda, é provável que você alcance uma margem de lucro maior, mesmo vendendo por um preço mais acessível. Nesse sentido, ao sair na frente da concorrência, você tem uma liberdade maior na hora de fazer a precificação.
Na prática, isso confere uma vantagem competitiva em relação àqueles que também vendem os mesmos produtos. É preciso frisar que, muitas vezes, a parceria pode significar exclusividade — o que é ótimo para fidelizar clientes que só compram os produtos de uma marca específica.
Portanto, a proximidade com o revendedor é essencial. “Sem estabelecer uma relação com os revendedores, o varejista vai perder um negócio melhor, que é o mais importante. Quando você compra do atacadista, está diminuindo a margem, em última análise. Ao comprar direto do fabricante, ela certamente melhorará e essa é uma grande vantagem”, aponta o especialista.
Como ter uma loja preparada favorece o lojista?
Infelizmente, não há braços o suficiente na indústria para alcançar as lojas menores. Portanto, o pequeno varejista acaba recorrendo ao atacado ou aos grandes distribuidores, que, em boa parte das vezes, são especializados em segmentos distintos — aquele que oferece adubos para pastagem nem sempre vende materiais para o cercamento, por exemplo.
Outro desafio enfrentado pelos varejistas de menor porte é a dificuldade de estabelecer contato com inúmeros fornecedores. Se você pode comprar todos os seus produtos em apenas um distribuidor, isso tende a ser mais prático do que negociar com vários, certo?
De qualquer forma, é imprescindível ter uma loja preparada para atender os clientes da melhor maneira possível. Essa preparação, é bom lembrar, vai do estoque ao treinamento da equipe.
Quando um consumidor entra em seu estabelecimento e não encontra o que procura, você perde a chance de impressioná-lo. Em contrapartida, por mais que não seja viável oferecer todos os produtos, é válido aproveitar essa oportunidade para mostrar a sua variedade.
“É igual a uma padaria: o pão nem sempre é o que dá mais lucro, mas ele tem que estar quente e sempre ali. Isso é uma forma de atrair a atenção das pessoas e fazer com que elas vejam os outros itens que estão à venda. Hoje, os ´pães´ dos pequenos varejistas agropecuários são os medicamentos e as rações. Ter um arame de qualidade é muito relevante, também. Para esses itens, é muito melhor comprar direto da indústria.”, ilustra Carlos.
Quais os 3 passos para aumentar as chances de sua loja ser encontrada por fornecedores?
1. Liste seus principais departamentos e fornecedores
O primeiro passo é dividir sua loja em departamentos — nutrição, saúde animal, acessórios, cercamento e assim por diante. A ideia é saber exatamente com quais produtos e marcas você lida com mais frequência.
Feito isso, faça um levantamento preciso e liste os principais fornecedores de cada uma dessas áreas. Silva recomenda estabelecer um contato direto com cada um deles para buscar melhores condições de negócio. Ter um setor da loja responsável por organizar e fazer as compras também é uma boa saída.
2. Cuide do design e da arrumação da loja
“É preciso ter uma arrumação na loja para que os produtos não fiquem misturados — enxada com solo mineral, remédio com aplicador etc. Quanto mais organizado estiver, mais vai chamar atenção para a loja, atraindo clientes e fornecedores”, explica Carlos Alberto.
3. Invista em marketing e treinamentos
Treinar seus vendedores é algo extremamente necessário para melhorar os resultados. O marketing, assim como o atendimento ao cliente, é muito decisivo. Considere implementar algumas práticas simples, mas que podem fazer a diferença, como:
- entregar o produto na fazenda do consumidor;
- aceitar pedidos por telefone;
- criar um programa de pontos/fidelidade.
Enfim, encontrar bons fornecedores de produtos agropecuários é uma necessidade para quem atua no varejo do setor. Assim, você poderá fazer vendas melhores e ajudar sua clientela de diferentes formas.
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