06/08/2024

Belgo Arames é uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Prêmio Valor Inovação classificou a empresa no 3º lugar no setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia e na 60ª posição entre 150 selecionadas

A Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, foi reconhecida na noite da última segunda-feira (5/8) como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo ranking do Prêmio Valor Inovação. A empresa conquistou o terceiro lugar da categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia e a 60a posição entre as companhias que mais investem em inovação no país. No último ano, cerca de 45% da força de trabalho da Belgo participou ativamente de programas de inovação da empresa.

Segundo o diretor de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo Arames, André Ghion, um dos programas de destaque é o Venture Builder (VB), um dos únicos neste modelo corporativo operando no Brasil e que proporciona à empresa a flexibilidade de experimentar e validar conceitos inovadores com agilidade. “O VB da Belgo Arames está completando pouco mais de um ano e já lançou seis startups corporativas. Essa estrutura é crucial para nossa estratégia de inovação, pois nos permite incubar e acelerar ideias internamente, transformando-as em negócios viáveis. Startups como Belgo Cerca Rápida e Instabov são exemplos importantes que surgiram deste modelo”, diz Ghion.

Os profissionais dedicados à Fronteira Tecnológica, que é o setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Belgo, também movimentam dezenas de pesquisas em parceria com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Dentre os programas públicos, destaca-se o 1º Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA) do país, uma parceria que inclui a ArcelorMittal, o Senai e as empresas MRS Logística e a DELP e prevê a compra de equipamentos e softwares, bem como o desenvolvimento de profissionais especializados nesta tecnologia, para a impressão 3D de peças de arame de aço.

A Belgo também investe em ações internas que estimulam a geração de ideias e emprego de soluções buscando resolver dores dos clientes, além de desenvolver um programa de inovação aberta com conexão com startups, o Belgo Lab. Em 2023, foi listada pela terceira vez consecutiva no Ranking das Top 100 Open Corps, da 100 Open Startups, que reconhece corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país.

Pular para o conteúdo