Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Conheça a tendência de pecuária sustentável

Qualquer negócio que almeja o crescimento econômico tem consigo uma série de desafios a enfrentar pelo caminho. Entre eles, a missão de se desenvolver sem afetar negativamente o meio ambiente, algo que vem criando novas possibilidades no meio rural, tal como a solução da pecuária sustentável.

Se você não sabe do que estamos falando e nem como funciona isso, continue com a gente. Conversamos com Guilherme Vianna, especialista da Belgo, para ajudar a compreender o assunto sob um perspectiva bastante simples. Você vem? Aproveite a leitura!

O que é a pecuária sustentável?

De acordo com Guilherme,

“a pecuária sustentável é aquela em que se produz a pasto e em que a fazenda respeita as normas ambientais brasileiras. Essas normas são definidas, parte pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento (MAPA) e parte pelo Ibama”.

Juntos, esses órgãos determinam:

  • o que é uma reserva legal;
  • o que é uma área de nascente;
  • o que é uma faixa de domínio de beira de rio.

Além disso, eles indicam como essas áreas devem ser preservadas de acordo com cada um dos cinco biomas principais do Brasil. Isso é a pecuária sustentável que, em muitos casos, é combinada à pecuária 4.0 praticada hoje em todo o país.

Para adequar essas delimitações, os diferentes biomas respeitam determinadas normativas, afinal, cada um deles tem a sua característica específica. Guilherme explica que:

“para o bioma amazônico, por exemplo, você tem que preservar 80% da área da fazenda e só utilizar 20%. Em uma área de cerrado ou caatinga, já é possível usar 80% dessa área, preservando 20%”.

Esse é um dos principais fatores pelos quais a pecuária brasileira de corte está sendo feita em áreas de cerrado e caatinga.

Quais são as principais técnicas que minimizam os impactos da pecuária?

Quer entender um pouco melhor o que pode ser feito para minimizar os impactos dos diferentes tipos de pecuária ao meio ambiente? Olha só!

Pastagem ecológica

Uma pastagem ecológica é aquela que não está degradada, ou seja, ela tem uma altura suficientemente adequada para não expor o solo à variação do clima, à chuva e ao sol diretamente. Assim, é possível ter um solo muito bem preservado, evitando a erosão e proporcionando uma relação de massa verde e de matéria seca adequada para fazer o recolhimento da pastagem.

Gado sustentável

Investir no bem-estar bovino, por exemplo, também é uma forma de conquistar uma pecuária mais sustentável. Isso significa priorizar a qualidade ao invés da quantidade de produtos de origem animal, algo que pode ser bastante valorizado pelo consumidor no mercado.

Otimização de recursos hídricos

No meio rural, o recurso hídrico é muito importante para todas as áreas do sistema produtivo. Por isso, é necessário preservá-la. A melhor forma de preservação é respeitar a faixa de domínio, que pode variar de 50 a 100 metros, dependendo do bioma. Com isso, você evita o carreamento do solo para dentro dos rios, prevenindo o seu assoreamento.

A utilização de bebedouros nas pastagens também tem sido muito difundida na pecuária. Isso evita a utilização de recursos hídricos naturais, fazendo o bovino beber água diretamente nos rios e lagos. Isso ajuda a melhorar a qualidade da água fornecida para os animais e reduzir os impactos ambientais nos sistemas hídricos causados pelos bovinos.

Vale a pena investir na pecuária sustentável?

Os principais benefícios estão relacionados à própria preservação do ecossistema, que é uma condição indispensável para a atividade rural, e a construção de uma visão de longo prazo para a propriedade. Cuidando dos recursos disponíveis no presente, o produtor começa a pensar lá na frente, na continuação do negócio.

Além disso, a pecuária sustentável proporciona a abertura de novos mercados, mais exigentes e de carnes mais nobres. Essas pessoas estão preocupadas em consumir um bovino que vem, por exemplo, de uma área de Amazônia não desmatada, ou de uma área desmatada de forma legal, que é o mais importante.

Com esse acesso a um público que pode pagar por carnes mais nobres, você pode focar em uma produção de longo prazo e que possa realmente ser mais sustentável, deixando de competir exclusivamente por preço. Com isso, você consegue trabalhar em sistemas que reduzem seus custos e os impactos ambientais da sua atividade.

Conheça um case de sucesso

Hoje, a Belgo tem um projeto chamado Belgo Bovino® cerca pronta, que é um sistema que visa automatizar o processo de construção e retirada de cercas. Com isso, o foco da empresa está na produção integrada de lavoura-pecuária.

Em geral, a pecuária brasileira pode ser considerada muito sustentável. O sistema de produção mais utilizado hoje é o pastejo rotacionado, em que o produtor aumenta a pressão de captura de capim, a densidade de animais e a competência de entrega do seu sistema. Com isso, você poupa novas áreas que seriam destinadas para o pastejo.

Junto a isso, como grande parte dos produtores recorrem ao sistema de lavoura-pecuária, é possível integrar esses dois sistemas de uma forma muito sustentável. Com o sucesso do projeto Belgo Bovino® cerca pronta, a Belgo está contribuindo para propriedades mais eficientes em um sistema de produção sustentável e igualmente lucrativo. Isso contribui para o crescimento do pecuarista no mercado e, também, com o meio ambiente.

Então, como você viu, a pecuária sustentável é o conjunto de atividades de criação de animais que assume como base aquelas práticas e técnicas que não prejudiquem ou que, ao menos, visem reduzir os danos causados ao meio ambiente. Com isso, elas se tornam mais adaptáveis ao mercado, tirando suas próprias vantagens dessa iniciativa.

A pecuária realmente deixa muitos danos e impactos ambientais, incluindo o desmatamento de áreas para a implantação de pastagens, além da produção de gases vindos dos dejetos e da ruminação dos bovinos. Mas todos esses danos podem ser reduzidos e contornados pelo produtor.

Por isso, é preciso estar atento para ações como a preservação das matas nativas e a recuperação de áreas degradadas. Adotar medidas menos agressivas, como a pecuária sustentável e uma alimentação natural dos animais e sistemas integrados de produção, são outras alternativas para reduzir os prejuízos ambientais.

Agora que você já está por dentro da pecuária sustentável, que tal conversar com a Belgo e descobrir a solução certa para a sua propriedade?

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content