homem andando de cavalo
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Conheça os tipos de cercas para cavalos e saiba como escolher

A implementação de uma boa cerca inclui mais do que selecionar o material adequado. Uma boa escolha envolve um desenho feito em escala em que é possível visualizar os portões. Além disso, as cercas devem cruzar qualquer tipo de obstáculo.

No caso dos diferentes tipos de cercas para cavalos, o ideal é que a altura esteja entre 1,35 a 1,55 metro do nível do solo. Outra regra a ser aplicada é que ela deve ser maior que a altura da cernelha dos animais. Na parte de baixo, a implementação de um espaçamento de 20 centímetros consegue impedir que o casco dos cavalos fique preso e desencoraja os animais de comer a grama do outro lado.

Para que você possa entender ainda mais sobre esse tema, preparamos este post com base na entrevista que fizemos com Guilherme Vianna, Gerente de negócios na Belgo Arames Arames. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância de utilizar uma boa cerca para contenção dos cavalos?

As cercas são de suma importância na criação dos equinos, pois, além de garantir o controle da criação, possibilita a separação dos animais por caraterísticas como:

  • idade;
  • sexo;
  • fase da reprodução.

Para Guilherme Vianna,

“optar por um sistema de cercas, por mais simples que possa pa­recer, é fator de muita importância, exigindo atenção e cuidado do cria­dor”.

As cercas são uma parte fundamental no manejo da criação e constituem um investimento, cujos custos e benefícios oscilam com as vantagens e desvanta­gens oferecidas pelos materiais empregados na sua construção. Por esse motivo, é preciso adequar da melhor forma possível, os sistemas apresentados no mercado às necessidades es­pecíficas de cada criatório. A criação de cavalos pode ser simplificada se você utilizar a criatividade e o máximo dos recursos.

Quais são os principais tipos de cercas para cavalos?

A seguir, apresentamos os principais tipos de cercas para cavalos. Acompanhe!

Cercas de madeira pintada

Quanto aos principais tipos desse material, podemos começar citando as cercas de madeira pintada. Elas são as mais tradicionais e populares do país e, por conta disso, são consideradas uma das melhores opções do mercado. Além disso, garantem conforto visual e ornam com o ambiente rural, possibilitando a sensação de que essa alternativa é perfeita para essa finalidade.

Cerca com eletricidade

As cercas com eletricidade são menos comuns e apresentam a vantagem de terem um menor custo de implementação. Vale destacar que o ideal é que se utilize mais de um fio elétrico para que o animal possa enxergá-los mais facilmente.

Cercas de tubos de aço

Esse tipo exige pouca manutenção e é muito mais durável. Apesar de ter um custo mais alto de instalação, as cercas de tubos de aço podem até ser “esquecidas”, garantindo alta visibilidade para os equinos.

Cercas de PVC

As cercas de PVC têm se destacado por apresentarem ótimas vantagens, o que justifica a sua escolha. Além da praticidade de instalação, também é uma cerca bonita, leve e que exige pouca manutenção. Outro benefício é que proporciona alta visibilidade. Porém, como ponto negativo podemos citar o seu alto custo.

Cercas de arame farpado

A cerca de arame farpado deve ser evitada devido ao alto índice de acidentes que ela pode causar. Além disso, podemos pontuar que o número de fios e a altura devem variar de acordo com cada idade e condição do animal, devendo variar de 5 a 9 fios. A finalidade dos piquetes ou cerca de arame ou madeira é delimitar áreas, sendo que a topografia influencia diretamente no tipo de cerca a ser construída.

O que deve ser levado em consideração ao escolher o tipo de cerca para os cavalos?

Vianna aponta que

“o sistema de segurança está relacionado ao material resistente e de alta visibilidade para animal, pois sua altura pode variar entre 1.40 m e 1.70 m, de acordo com a classe de animais a ser contida. Outros fatores como economia, du­rabilidade, praticidade e baixo custo de manutenção, aliados à questão da estética, também devem ser conside­rados durante a escolha de um sistema de cercas. O sistema a ser utilizado deve variar de acordo com as necessidades e dis­ponibilidade de recursos de cada propriedade e quais os segmentos e tipos de criação”.

Quais cuidados devem ser tomados na hora de instalar a cerca?

Um dos principais cuidados é a baixa visibilidade do arame, que pode causar acidentes. Por isso, a cerca deve ser contornada usando métodos como a pintura do arame com uma cor que o destaque ou com revestimentos de tubo plástico.

O tubo plástico, além de tornar o arame para cerca visí­vel, diminui bem a possibilidade de cortes profundos em situações críti­cas em que o animal se encontra em dificuldade com a cerca. Por isso, é preciso seguir os padrões de cercamento para tornar uma cerca eficaz para a contenção de animais.

Por que usar cercas de arame liso para cavalos?

As cercas de arame liso são as mais populares em criatórios e são muito utilizadas em pequenas e médias pro­priedades, devido ao seu custo ser bem acessível. En­tretanto, para se obter o máximo pro­veito dessa economia, faz-se necessá­ria uma série de preocupações em questões de montagem e manutenção.

Vale destacar que as cercas de arame liso devem ter sempre postes “estacas”, para que sejam mais se­guras, dificultando o rompimento do arame, que significa perigo para os animais. Vianna destaca que:

“os mourões que podem ser de madeira ou concreto (que apresentam maior resistência), são enterrados a uma distância de, no máximo, 6 metros um do outro”.

Outro ponto é que a manutenção das cercas de arame é de fundamental importância para garantir a segurança dos animais. O arame não deve nunca perder a ten­são, arrebentar ou simplesmente se soltar. É preciso muita atenção: a realização de vistorias periódicas em toda a cerca aju­da a manter controle sobre seu es­tado geral.

Quais são os diferenciais dos arames Belgo para cercas para cavalos?

A Belgo pode proporcionar e agregar, da melhor forma possível, os itens que se encontram à nossa disposição. Podemos minimizar sensivelmente as desvantagens de al­guns deles, ao mesmo tempo em que aumentamos os seus benefícios, e as vantagens do conjunto. Dessa forma, uma cerca se torna uma ferramenta muito atraente, quando pensamos em segu­rança, economia e versatilidade ao utilizar os arames Belgo Arames.

Portanto, essas foram as principais informações referentes aos tipos de cercas para cavalos existentes no mercado. Vale ressaltar a grande importância de contar com produtos de qualidade, como é o caso do arame liso Arames, para que seu projeto de cercamento possa ser construído de forma segura e adequada.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre as nossas soluções? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content