Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgadas pelo G1, existem hoje no Brasil cerca de 126,9 milhões de pessoas conectadas, o que equivale a 70% da população do país.
Mesmo na zona rural, esse percentual é significativo, em torno de 49%. Por esse motivo, o marketing para agropecuária em mídias digitais se tornou uma das principais estratégias para alavancar os negócios.
Mas o que é exatamente marketing digital? Qual a sua relação com a agropecuária? E de que maneiras práticas você pode implementar essa estratégia de atração e retenção de clientes? É sobre isso que vamos falar neste post!
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma série de atividades que visa promover produtos e serviços da empresa por meios digitais, na internet. Anos atrás, as mídias tradicionais, como rádio, TV e impressos, eram os principais meios para divulgar serviços e produtos. Mas o perfil do consumidor brasileiro mudou bastante.
Uma pesquisa CNDL/SPC Brasil revelou que 97% daqueles que têm acesso à internet fazem buscas online antes de comprar em lojas físicas. Uma vez que os smartphones já ganharam bastante popularidade, a busca por informações se tornou praticamente imediata. Dessa forma, empresas que não investem no ambiente online acabam ficando para trás.
Mas o que o agronegócio tem a ver com esse novo comportamento do consumidor brasileiro? Tem tudo a ver! Entenda, a seguir.
Como o marketing para agropecuária pode ajudar seu negócio?
No Brasil, a instituição que contribui ativamente para a promoção e o crescimento do marketing rural é a ABMRA — Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Uma pesquisa promovida por ela detalhou o comportamento e os hábitos do produtor rural em relação ao uso de mídias.
Segundo a associação, no fim da década de 1990, apenas 3% dos produtores rurais tinham acesso à internet. Quase três décadas depois, esse percentual subiu para 40%, ou seja, quatro em cada dez produtores acessam regularmente a rede.
Além disso, apesar de cultivar a terra na zona rural, boa parte dos produtores mora na cidade. Como afirma a pesquisa da ABMRA, apenas 47% dos produtores residem em suas propriedades rurais, de modo que 53% contam com um acesso maior à internet proporcionado pelas regiões mais povoadas.
Assim, quanto o empreendedor do campo investe em mídias digitais, ele ganha a visibilidade de um grande público e, com isso, obtém muitas vantagens. Veja só!
Melhor relacionamento com o cliente
Se a empresa não se comunica com o seu público, dificilmente será lembrada ou terá uma marca de força. Por outro lado, a presença online por meio de diferentes mídias digitais garante ao negócio um relacionamento mais próximo e um nome mais forte em seu mercado de atuação.
Esse relacionamento ganha em qualidade, uma vez que a empresa consegue segmentar seu contato com o público, apresentando um contato mais personalizado e próximo aos desejos e necessidades dos clientes em potencial.
Aumento das vendas
Na hora de comprar, o cliente só vai adquirir produtos da empresa da qual ele se lembra. Dessa forma, um negócio sem divulgação dificilmente conseguirá crescer, uma vez que o marketing está diretamente ligado ao aumento das vendas.
Posicionamento e autoridade da marca
Ao longo dos anos, muitas empresas se tornaram referência de qualidade em seus respectivos mercados. Esse posicionamento da marca veio em resultado de uma série de ações relacionadas à estratégia de marketing do negócio.
Além disso, quando atua ativamente no cenário online, utilizando um blog corporativo, por exemplo, as chances de você se tornar uma autoridade no seu segmento são muito grandes. Ao esclarecer conceitos, resolver dúvidas e dominar os principais tópicos do seu mercado, a empresa se torna uma referência para os clientes, que passam a confiar nos serviços e produtos que você fornece.
Como utilizar o marketing nessa área?
Entendeu como o marketing para agropecuária pode contribuir para o crescimento do seu negócio? Então, conheça algumas das principais estratégias e ferramentas para começar seu marketing digital!
Crie um site
O site é o primeiro e principal passo para iniciar sua estratégia online. Ele vai ser a base para apresentar seus produtos e serviços, divulgar conteúdos informativos, compartilhar notícias e eventos, entre outros.
Entre as principais regras que devem ser seguidas para um site de sucesso estão:
- fornecimento de conteúdo de qualidade;
- ser intuitivo e de fácil navegação;
- ser responsivo para o acesso em smartphones e tablets.
Preze pelo SEO — Search Engine Optimization
O SEO se refere às boas práticas na construção de conteúdos para sites para que a empresa conquiste uma posição mais visível em mecanismos de busca, como o Google. Ele consiste no uso de palavras-chaves relevantes para a atividade principal do seu negócio.
Se sua empresa vende insumos para produtores rurais, palavras-chaves relevantes provavelmente utilizadas pelo seu público são, por exemplo:
- arame para cerca;
- acessórios para cerca rural;
- ferramentas para instalar cerca;
- cerca rural pronta.
Dessa forma, quando clientes em potencial digitarem termos como esses no Google, é mais provável que o buscador apresente seu site ou blog como um dos primeiros resultados, fazendo com que seu negócio seja facilmente encontrado pelo seu público online.
Produza conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo para o público é uma das principais práticas de SEO. Além de ajudar a construir um site otimizado para motores de busca, a produção de conteúdos próprios é uma ferramenta sensacional para atrair visitantes ao site corporativo. Além disso, essa estratégia educa seu público, ajuda a fortalecer seu relacionamento com o cliente e melhora o posicionamento da marca.
Os conteúdos podem ser produzidos em diversos formatos, tais como:
- artigos em blogs;
- e-books — livros digitais;
- infográficos;
- podcasts — entrevistas e discussões gravadas em áudio;
- vídeos.
Redes sociais
As redes sociais são plataformas muito eficientes para estreitar seu relacionamento com o público. Além de servir como um tipo de central de atendimento, elas podem ajudá-lo a ter um tráfego de qualidade em seu site corporativo por meio da interação e da disseminação de conteúdos publicados.
As redes também são veículos de rápida propagação de promoções, concursos e eventos, e, por isso, detêm um alto poder de engajamento. Sem falar que podem servir como um termômetro de como o público está enxergando seus serviços, produtos e atendimento.
Na era da informação e das mídias digitais, negócios que não apostarem no marketing para agropecuária em ambientes online vão ficar para trás. O agronegócio e o produtor rural estão em constante evolução, e quem fornece insumos para o setor precisa acompanhar esse passo!
E por falar em era digital, leia o próximo artigo e conheça 5 tecnologias que estão mudando as atividades no campo!