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Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Por que a análise de concorrentes de sua loja agrícola é tão importante?

Trabalhar com produtos de qualidade em uma loja agrícola é fundamental para manter a lucratividade em alta, não é mesmo? E você sabia que, além dessa, existem outras práticas essenciais para fazer com que seu negócio renda mais? A análise de concorrentes é uma delas.

Contudo, em que consiste esse trabalho? Por quais motivos realizá-lo? Quais benefícios podem ser alcançados a partir de sua aplicação? Pensando nessas e em outras questões, preparamos este artigo sobre o tema. Confira, a seguir!

O que é a análise de concorrentes?

Não é tão difícil entender esse conceito, uma vez que seu próprio nome já é autoexplicativo. Em poucas palavras, a análise de concorrentes representa uma série de ações desenvolvidas para entender como outras lojas agrícolas estão se posicionando no mercado e quais estratégias elas usam para atingir seus objetivos.

Pense bem: se você quer fidelizar os clientes e vender mais, por que não acompanhar o mercado e as tendências que ele apresenta? Saiba que a concorrência também pensa dessa forma. Afinal, é compreensível que todos queiram ver resultados positivos em seus negócios.

Se você fosse um piloto de corrida, por exemplo, não seria interessante conhecer os pontos fortes e os fracos dos outros competidores? Isso permitiria que você se preparasse de maneira adequada para superar as adversidades, largar na frente deles e vencer a competição. Essa lógica também se aplica à comercialização de produtos agropecuários.

Por que fazer a análise de concorrentes?

Agora que você sabe um pouco mais a respeito, é hora de conhecer alguns bons motivos para analisar a concorrência. Veja quais são e como eles podem ser úteis para o seu dia a dia.

Possibilita uma visão abrangente do negócio

Mesmo que você tenha anos de experiência, será que não valeria a pena repensar o modelo de negócio da sua loja? Como o mercado, a economia e as preferências de consumo são transformadas frequentemente, ter uma visão ampla pode ser um ótimo jeito de aprimorar os resultados comerciais obtidos.

Se quiser fechar grandes vendas, pode ser necessário investir em tecnologias criadas para o varejo, por exemplo. Quando você acompanha as estratégias de seus concorrentes, fica mais fácil ter ideias para se manter competitivo e atrair a clientela.

Ajuda a melhorar o lucro

Com o conhecimento sobre o mercado e a utilização de novas técnicas, você poderá aumentar suas vendas e, consequentemente, o lucro. Imagine que uma loja de porte igual ao da sua, situada na mesma região, está fazendo uma promoção com arames para cerca. Será que não seria válido você também abaixar o preço desse produto para conseguir vender um volume maior?

Identifica possíveis ameaças

Com pesquisas de mercado atualizadas e dados relevantes, é possível verificar quais estabelecimentos representam uma verdadeira ameaça para o seu negócio. Além disso, também há como saber se determinadas campanhas promocionais podem ou não prejudicar suas vendas. Aos poucos, será viável pensar em meios de se prevenir desses impactos, minimizando-os.

Facilita o aprendizado

Nada é tão bom que não possa melhorar, concorda? Uma mentalidade voltada para o aprendizado é algo que diferencia bons empreendedores de gestores brilhantes —, os quais podem transformar uma empresa em algo único e repleto de destaque.

Suponha que você expandiu o tamanho da loja, aumentou o estoque e passou a trabalhar com uma variedade maior de marcas e insumos. Apesar desses esforços, o desempenho não está caminhando conforme o esperado.

Ao analisar outros comércios agrícolas, você pode notar algum detalhe que faltou em seu planejamento, como a contratação de bons vendedores — algo que nem sempre é tratado como prioridade, mas que pode fazer uma diferença grande e positiva.

Amplia as oportunidades

Você descobriu que um concorrente criou um plano de fidelidade para a clientela. Agora, ele oferece descontos progressivos, desenvolve ações especiais em datas comemorativas, além de acompanhar o comportamento de consumo e as preferências de cada pessoa. Ao saber disso, você reconhece a importância de conhecer o perfil de seus clientes.

De modo geral, se atualizar em relação a esses itens é importante para manter sua loja visível para consumidores, fornecedores e parceiros comerciais. Assim, ela será atrativa e concentrará um número maior de possibilidades.

Abre espaço para melhorias

Quem acompanha o mercado compreende a real importância de melhorar a exposição dos produtos, fazer vendas combinadas e investir em treinamentos de vendas para a equipe de colaboradores.

Estudar as implementações feitas em outras lojas —, mesmo daquelas que não são concorrentes diretas —, também é uma fonte rica de inspiração para inovar e aperfeiçoar seus processos. Assim, você mostrará um valor além do preço, entregando à clientela um atendimento personalizado e completo.

Como realizá-la com eficiência?

O primeiro e mais importante passo para colher os benefícios dessa prática é conhecer a sua empresa. Então, tente analisar quais são os defeitos e as qualidades da marca. Para isso, você pode contar com a opinião de clientes antigos ou promover alguns testes. Com essas noções em mãos, há como direcionar a análise da concorrência e aproveitá-la por completo.

Feito isso, esforce-se para saber quem são, de fato, as empresas que concorrem com a sua. Lembre-se de que não é só porque uma loja também vende produtos agrícolas que ela é uma ameaça. Muitas vezes, o foco e o público-alvo de um comércio podem ser diferentes, embora existam algumas semelhanças.

Depois, entenda como empresas renomadas —, redes multinacionais e grandes negócios do ramo —, lidam com gestão de estoque, fluxo de caixa e outros fatores inerentes à gestão no varejo. Embora o orçamento e a estrutura de marcas conhecidas sejam distintos, é viável colher bons exemplos para aplicar na rotina do seu negócio.

Por fim, fique de olho em lojas que cresceram muito nos últimos anos, analise as estratégias que elas utilizaram para chegar onde estão e procure um diferencial para seu negócio. Afinal, você quer se destacar, não é mesmo?

A análise de concorrentes é uma ferramenta importante para diversos setores e modelos de empreendimento. Para quem administra uma loja de produtos agrícolas, ela se mostra como um processo capaz de prover melhorias em vários sentidos.

Se você gostou do texto, não deixe de conferir estas 9 dicas especiais para aumentar suas vendas!

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