Quem tem uma loja de produtos agrícolas está sempre em busca das melhores alternativas para vender mais. Nesse contexto, o atendimento pós-venda pode fazer toda a diferença e melhorar bastante os resultados do empreendimento.
No entanto, como implantá-lo em seu negócio? Qual é a real importância de aprimorar o relacionamento com os seus clientes e fornecer uma experiência de compra melhor? Preparamos este post para responder essas e outras questões. Leia o texto até o fim para saber mais e aproveite o conteúdo!
Qual a importância do atendimento pós-venda?
O atendimento pós-venda ou pós-compra nada mais é do que oferecer soluções após a venda de um produto em seu estabelecimento de insumos agrícolas. Na prática, ele implica resolver eventuais problemas com a aplicação correta do produto, trocar insumos com defeitos e/ou que não atingiram as expectativas do comprador e assim por diante. Trata-se de um conjunto de ações pensadas para melhorar a experiência de sua clientela ao comprar com você.
Basicamente, importância dele consiste em estimular as pessoas a comprarem novamente em sua empresa. Não à toa, ele tem se mostrado como uma excelente estratégia para:
- fidelizar o cliente;
- fechar grandes vendas;
- elevar a satisfação do consumidor;
- fortalecer a marca de sua loja perante o público.
Imagine que você precisou comprar um novo computador para a loja. Depois de receber e utilizar a máquina, você teve uma complicação com o monitor, que parou de funcionar. Em busca de ajuda, você ligou para a fabricante e conseguiu receber um atendimento rápido e eficaz. Em poucos dias, um representante técnico veio até você e resolveu o problema. Depois, você pôde usufruir tranquilamente do aparelho e notou que ele tinha bastante qualidade.
Considerando esse exemplo, quais as chances de voltar a fazer negócio com essa marca? Você recomendaria ela para outras pessoas? O fato de receber o auxílio esperado com eficiência não é uma consequência positiva?
Tenha em mente que essas noções também se aplicam à sua loja agrícola. Afinal, uma venda não acaba quando o cliente efetua o pagamento. Se você quer que ele volte e compre, é de suma importância dar atenção a esses aspectos — esse tipo de atendimento é uma das chaves para aumentar as vendas.
Por que implantar o atendimento pós-venda?
Confira, logo abaixo, alguns bons motivos para implantar o atendimento pós-venda em sua loja!
Proporcionar boas experiências de compra
Uma boa experiência de compra não se resume à ação de bons vendedores. Além de achar os produtos facilmente na loja, o cliente deseja receber o suporte necessário para saber como utilizar o que está comprando. Se ele quer fazer um cercamento de gado, por exemplo, é importante saber indicar o melhor tipo de arame e também dar dicas para a instalação da cerca.
Posteriormente, é interessante disponibilizar canais de comunicação (telefone, redes sociais, e-mail etc.). Assim, caso ele queira obter alguma informação adicional, é possível atendê-lo com agilidade.
Fidelizar os clientes
A clientela, quando fidelizada, não só gera mais receita para o seu empreendimento — ela também se torna uma promotora da marca. Se alguém gosta da forma como sua equipe atende e confia na qualidade dos produtos que você vende, é bem provável que ela indique a loja para outras pessoas, você não acha?
Além disso, não se esqueça de considerar que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Não há um consenso exato sobre essa relação, mas alguns especialistas acreditam que se trata de um valor 7 vezes mais em conta, aproximadamente.
Melhorar a partir dos feedbacks recebidos
A ativação do pós-venda estreita os laços entre a loja e a clientela. Por meio desse contato, há como receber feedbacks e análises sobre diversos fatores, como a organização da loja, a qualidade do atendimento, a variedade de produtos à disposição, a localização do estabelecimento etc.
Ao saber o que não está tão bom assim, fica mais fácil se planejar para realizar as melhorias urgentes. Assim, são maiores as chances de impressionar novos clientes e dar origem a um ciclo virtuoso de vendas e fidelização.
Atrair novos clientes e fornecedores
Como dissemos, após ter uma boa experiência em sua loja, é provável que um cliente a indique para outros produtores rurais da região. Geralmente, para atrair uma nova clientela, é preciso investir em divulgação, anúncios e estratégias de marketing. Com o pós-venda, esse processo se dá de forma mais natural, tendo em vista que a indicação, na maioria das vezes, é uma atitude espontânea de quem teve um pós-venda satisfatório.
Em um cenário no qual a concorrência é acirrada, conseguir manter um cliente é um diferencial competitivo. Afinal, ele não continuaria comprando com você se encontrasse uma loja com preços e atendimento melhores. Portanto, tente compreender o que faz os clientes comprarem recorrentemente em sua loja e use isso como uma vantagem para também atrair fornecedores.
Aumentar a venda e a divulgação de novos produtos
Suponha que você acabou de receber em sua loja um insumo para combater pragas agrícolas. Caso haja uma base de clientes devidamente cadastrada, nada impede que você ligue ou envie e-mails anunciando a novidade. Como o pós-venda aproxima a empresa do cliente, surge a oportunidade de aproveitar o contato direto para fazer novas vendas, noticiar promoções e outras iniciativas do gênero.
Garantir a satisfação
A satisfação do consumidor com uma compra não está ligada apenas à qualidade do produto comprado — ele também deseja encontrar soluções rápidas para eventuais problemas. Atender depois da venda é uma maneira de garanti-la.
Como o pós-venda pode ajudar a sua loja a crescer?
Além de fazer com que você economize na aquisição de novos clientes, essa modalidade de atendimento contribui para a fidelização e é útil para fazer com que sua loja cresça cada vez mais. Afinal, proporcionar boas experiências de compras é uma excelente forma de deixar novas vendas encaminhadas.
Enfim, o atendimento pós-venda pode ser o diferencial para que o seu negócio tenha resultados ainda melhores. Portanto, invista em práticas de fidelização e identifique o perfil de seus clientes para se aproximar do sucesso.
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