Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Quais os tipos de arame AGRO mais indicados para cercamento de gado?

Você já entrou em uma loja de produtos agrícolas com o objetivo de procurar os melhores tipos de arame? Quais são, de fato, as opções mais adequadas para o cercamento de gado? Afinal, existem critérios a serem considerados antes de se fazer uma instalação de cerca?

Levando esses questionamentos em consideração, elaboramos este artigo. Durante a leitura, você entenderá quais são os materiais mais apropriados para essa finalidade e como essa escolha deve ser feita. Vamos lá?

O arame de cercamento interfere na produção do gado bovino?

A fim de tratar o tema com bastante profundidade, conversamos com Renato Jaquetto, que é analista de mercado agropecuário na Belgo Arames — empresa com mais de 50 anos de experiência no setor.

De acordo com o especialista, é necessário, antes de tudo, “considerar a importância da cerca como um delimitador de área, porque ela divide uma área da propriedade e mantém os animais dentro desse espaço, evitando conflitos entre eles, que podem ser muito prejudiciais em termos de produtividade”. Ainda no quesito produtivo, não podemos deixar de ponderar que a divisão de um pasto tende a melhorar a coleta do capim.

“Em uma fazenda de pecuária, tanto nas de corte quanto nas de leite, o intuito é plantar capim e ‘colher’ proteína. Desse modo, quanto melhor for a colheita dessa capineira, melhor será o resultado. Portanto, quando colocamos a cerca e dividimos essa área, conseguimos colocar os animais exatamente onde queremos que pastejem, tendo um melhor aproveitamento do espaço”, aponta o analista.

Também é importante lembrar que a cerca é um dos principais investimentos de uma propriedade. Para colocar 1 km de cerca de arame liso — em uma situação de terreno plano e com poucas curvas — o valor aplicado ficaria entre R$ 8 mil e R$ 10 mil, dependendo do material utilizado. Trata-se, portanto, de um custo muito importante para o produtor.

De acordo com Jaquetto, “segundo a localização e o custo do hectare de uma propriedade, a cerca chega a representar algo em torno de 5% do investimento total”. Por conta disso, ela deve ser feita de forma que você consiga aliar a economia financeira a um ótimo nível de eficiência, tendo em vista o quanto ela pode interferir na qualidade da produção.

Quais são os tipos de arame mais indicados em cada situação?

“Antes de escolher qual tipo de arame será utilizado, é imprescindível fazer algumas considerações sobre a instalação da cerca”, pontua Renato. Afinal, os diferentes tipos de arames e outros materiais utilizados podem se adequar mais ou menos a determinadas situações.

“O tipo de terreno influencia na escolha, devido à quantidade de madeira e esticadores usados em uma cerca. Por exemplo: com uma cerca de arame liso, é necessário fazer uma estrutura de esticador, uma estrutura de palanque com madeiras mais grossas e uma estrutura mais rígida. Consequentemente, ela é mais cara tanto do ponto de vista do material quanto em relação à mão de obra.”

Em uma área muito quebrada, repleta de desvios — de aclive, de declive ou de direção —, é necessário colocar uma quantidade maior de esticadores, o que pode encarecer o custo da cerca. Nesse caso, “é indicado recorrer a outros tipos de cerca, como o arame farpado ou a cerca elétrica”, explica o especialista.

Em contrapartida, segundo Jaquetto, “em uma região plana, com poucas alterações de direção, é mais vantajoso usar o arame liso. Com ele, é possível estabelecer uma distância maior entre os esticadores e as madeiras intermediárias, gerando uma economia de investimento”.

Quando vale a pena usar a cerca elétrica?

A cerca elétrica é, na atualidade, a mais barata para ser construída, por conta das estruturas mais finas que ela requer. Para montá-la, utiliza-se uma madeira menos espessa, já que serão apenas três fios tracionando. Com uma tração menor, é possível fazer menos força nesses esticadores, a partir de uma estrutura mais leve.

Além disso, há como aumentar a distância entre os postes intermediários, deixando uma distância de até 30 metros entre um poste e outro. “O que vai segurar o animal dentro do pasto é o choque — ao encostar na cerca, ele não força e acaba se afastando. A cerca elétrica geralmente é indicada para cercamentos que estão dentro da propriedade e para fazer a divisão de pastos, por exemplo”, argumenta Renato.

Cercar a propriedade com material elétrico não é uma boa alternativa. A distância entre os esticadores pode ser prejudicial para a produtividade caso algum gado fique encurralado, criando um custo extra de manutenção. A fuga de animais também pode ser maior quando comparada à cerca tradicional de arame liso ou farpado.

Quais são os riscos da utilização de arames de má qualidade?

Um dos fatores que mais chamam a atenção nesse sentido é a segurança. Afinal, caso uma cerca de beira de estrada arrebente e algum animal fuja, isso pode ocasionar acidentes na pista.

Por conta disso, a instalação correta de materiais de qualidade é fundamental. Também é preciso ficar de olho na capacidade de resistência que os materiais apresentam. O arame farpado Motto, por exemplo, aguenta uma carga de até 350 kg. Entre os lisos, é válido destacar os modelos Belgo Z-700 e Belgo ZZ-700 Bezinal, que suportam 700 kg de carga de ruptura.

Arames de má qualidade também podem originar gastos mais significativos com a manutenção. Com a utilização de um material que não preza pela excelência, a vida útil da cerca diminui consideravelmente e um dos maiores custos do cercamento é justamente a mão de obra periódica. Ao colocar um arame precário, a frequência de manutenções tende a ser maior, o que acaba encarecendo o processo.

“A vida útil de uma cerca é muito variável e depende muito da forma como ela foi construída, dos materiais que foram utilizados e da região onde ela se encontra. Para exemplificar: o eucalipto, um material comumente usado para fazer os postes, dura entre 15 e 20 anos”, esclarece Jaquetto.

Construindo uma cerca:
Quais os tipos de arame AGRO mais indicados para cercamento de gado?

Enfim, seja para cercar a sua propriedade, seja para fazer uma criação específica — por exemplo, usando o confinamento —, é de suma importância escolher os tipos de arame mais adequados para cada finalidade.

Se você gostou do texto, aproveite para relatar sua opinião e eventuais dúvidas nos comentários!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content