Engenheiro analisando steel framing
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Steel Framing: o que é e quais as vantagens na construção
Avalie este post

O steel framing é uma técnica construtiva que vem sendo cada vez mais aplicada no Brasil e no mundo. Mas, você sabe o motivo disso? No conteúdo de hoje, vamos te explicar o que é essa tecnologia da construção civil e quais são seus benefícios em relação à alvenaria tradicional. Para isso, conversamos com Bianca Reis, sócia-proprietária da LB Montagens, empresa especializada no trabalho com montagens de estrutura em light steel frame. Boa leitura!

O que é steel framing e como ele funciona?

Reis explica que o steel framing é um sistema construtivo considerado a seco. Ele é formado por painéis de aço galvanizado que podem ser inseridos nas edificações a fim de substituir o uso de alvenaria. O fechamento dos painéis pode ser realizado com chapas delgadas, que podem ser em madeira, chapa cimentícia, drywall e revestimentos variados, entre eles alumínio composto ou chapas melamínicas.

Esse sistema funciona da seguinte forma: primeiro é colocada a fundação da obra, geralmente usando-se radier. Em seguida, monta-se um esqueleto usando perfis de aço. Depois, as chapas de fechamento são fixadas à estrutura. Por fim, elabora-se a cobertura, que pode ser em telhas ou lajes.

Estrutura metálica com rede de proteção em construção

Quais são as vantagens do steel framing na construção civil?

O steel framing promove diferentes benefícios para as obras de construção civil. Quer descobrir quais são os principais? Então, confira a lista que preparamos abaixo:

1. Maior produtividade

De acordo com Bianca Reis, o steel framing colabora para o aumento da produtividade nas construções. Isso porque esse sistema usa painéis pré-fabricados, que podem ser elaborados ao mesmo tempo que a fundação, otimizando o tempo da obra. Além disso, a estrutura fica mais leve que as de alvenaria tradicional, colaborando para que as construções ocorram de forma mais rápida.

2. Redução de custos

O steel framing também promove uma redução de custos do projeto. Um dos fatores para isso se deve ao fato de a construção ter seu tempo de desenvolvimento consideravelmente reduzido pelo uso do steel framing, o que acarreta menos diárias de equipamentos e trabalhadores a serem pagas.

Outro fator que colabora para preços mais baixos é o valor dos materiais que serão usados no projeto, que são mais baratos quando comparados com a alvenaria comum. A especialista destaca que a redução de custos pode ser percebida quando o steel framing é adotado desde o início do projeto e fica comprometida caso o sistema seja aderido depois do início das obras.

3. Aumento da sustentabilidade do projeto

A sustentabilidade nas obras é aumentada quando se opta pelo uso do steel framing. Isso porque a produção dos materiais desse sistema gera um menor impacto ambiental. É importante lembrar ainda que o aço, elemento básico para o steel framing, é totalmente reaproveitável e seu uso resulta em menor desperdício de materiais.

4. Facilidade de manutenção

Bianca Reis explica que o steel framing também oferece maior facilidade de manutenção, já que é possível abrir um quadro na chapa de drywall para realizar reparos elétricos e hidráulicos. Diferentemente da alvenaria, na qual é necessário realizar quebras na estrutura e repará-las novamente com argamassa.

5. Conforto térmico e acústico

De acordo com a especialista, também é possível obter confortos térmico e acústico maiores com o steel framing do que aqueles oferecidos pela alvenaria comum. Isso ocorre, pois se utilizam materiais isolantes como lã e vidro no interior das paredes internas e externas e na cobertura.

Steel framing vs. alvenaria tradicional: qual vale mais a pena?

A forma construtiva que mais vale a pena depende do tipo de projeto que você pretende edificar. O steel framing oferece benefícios como maior velocidade de execução dos trabalhos, redução de custos e aumento da sustentabilidade. Por outro lado, a alvenaria tradicional é desempenhada por um número maior de trabalhadores e pode ser preferida por clientes adeptos aos modos de construção mais tradicionais.

Sendo assim, antes de decidir qual sistema usar em seu projeto, faça uma análise orçamentária e busque descobrir qual é o perfil de seu cliente.

Trabalhador em construção usando capacete e ferramentas

A expansão do steel framing no Brasil

De acordo com dados da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), o uso dessa técnica tem aumentado significativamente em nosso país, especialmente após a pandemia de 2020. Isso porque há uma maior busca por projetos mais rápidos e uma maior valorização da sustentabilidade em diversos setores, inclusive na construção civil.

O steel framing é uma técnica construtiva que envolve o uso de painéis de aço galvanizado para formar as estruturas de paredes e lajes, dispensando, assim, a alvenaria tradicional que, além de levar mais tempo para a construção, promove maior desperdício de materiais. O uso do steel framing também oferece redução de custos e maior facilidade de manutenções e conforto térmico, quando comparado com a alvenaria comum.

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite para conferir também o material que elaboramos sobre o gesso acartonado e seu uso nas construções e se mantenha por dentro das tendências do setor de edificações!

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Ir para o conteúdo