Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Gesso acartonado: praticidade e versatilidade na construção

O que é gesso acartonado e como ele é usado na construção civil?

Reduzir os custos da obra tende a ser uma das missões mais desafiadoras para quem é responsável pelo projeto, não é mesmo? Felizmente, algumas opções de materiais — como o gesso acartonado, também chamado de drywall — podem contribuir bastante nesse sentido, além de oferecer novas alternativas à construção como um todo.

Quer entender mais sobre o gesso acartonado? Então, continue lendo este conteúdo que preparamos para você com base na conversa que tivemos com Otávio Nascimento, engenheiro, professor e atual diretor da CONSULTARE. Durante o texto, explicaremos o que é esse material, onde ele pode ser aplicado, quais são suas vantagens e como seu uso impacta no orçamento das construções.

O que é gesso acartonado?

O gesso acartonado ou drywall, como também é conhecido no Brasil, é um tipo de sistema construtivo que se caracteriza como pré-moldado. Ele usa placas de gesso revestidas por uma camada de papelão; por esse motivo, torna-se mais leve que a alvenaria ou a madeira tradicionais. Além disso, ele é considerado um material seco, pois reduz consideravelmente a necessidade de concreto, material molhado, nos interiores das estruturas.

Otávio Nascimento diz que esse material é muito comum nas construções feitas nos Estados Unidos; porém, quando chegou ao Brasil, sofreu certa resistência por passar a impressão de ser mais frágil. No entanto, o engenheiro explica que o gesso acartonado fabricado atualmente consegue ser melhor do que a alvenaria, devido às suas qualidades.

 

um trabalhador instalando o gesso acartonado em uma das paredes do edifício

 

Onde e como usar o gesso acartonado?

O gesso acartonado tradicional deve ser aplicado somente em áreas interiores e secas. É possível colocá-lo para formar paredes, divisórias, tetos e painéis decorativos para enfeitar ambientes. Caso queira incluir esse material em espaços mais afetados pela umidade, como banheiros e cozinhas, é preciso usar versões específicas que indiquem sua resistência à umidade e respeitar as recomendações do fabricante.

Em áreas que necessitam de maior sustentação, é possível utilizar o gesso acartonado combinado com arames e outras estruturas metálicas para aumentar sua capacidade de reforço estrutural.

Principais vantagens do gesso acartonado em obras de construção civil

Agora que você já sabe o que é o gesso acartonado, veja quais são as principais vantagens que esse material apresenta para o uso em obras.

1. Leveza e facilidade de transporte

O drywall é um material mais leve do que placas de madeira ou tijolos e concreto, o que facilita seu transporte do fornecedor para o local da obra. A leveza também colabora para o momento da instalação, já que os trabalhadores conseguem manusear o gesso de forma mais confortável.

2. Versatilidade em projetos arquitetônicos

A flexibilidade de layout arquitetônico é outra vantagem proporcionada por esse sistema construtivo. Isso porque as paredes feitas com o gesso acartonado podem ser removidas de forma mais descomplicada que as tradicionais de madeira ou alvenaria. Assim, é possível aumentar espaços através da eliminação de paredes internas que atuam como divisórias.

3. Instalação mais rápida e econômica

De forma abrangente, a utilização do gesso acartonado impacta de maneira positiva a produtividade da obra. A economia de tempo na construção quando se usa esse material pode chegar a 80% em comparação à alvenaria convencional. Além disso, o gasto com todos os outros recursos diminui, pois se utiliza menos argamassa e não é preciso fazer tantos processos molhados, que são necessários no contexto convencional.

 

um trabalhador aplicando com facilidade o gesso acartonado em uma parede do edifício

 

4. Eficiência no isolamento térmico e acústico

O gesso acartonado também oferece alto isolamento térmico e acústico. Por isso, é muito usado para construções situadas em locais mais ruidosos, como centros de cidades. Além disso, sua capacidade de manter ambientes mais quentes ou frios durante um maior período de tempo também colabora para a diminuição da eletricidade gasta com aquecedores ou ares-condicionados. É possível ainda combinar esse material com outros para obter isolamentos ainda mais eficientes.

5. Sustentabilidade e impacto ambiental reduzido

O uso do gesso acartonado também colabora para o aumento da sustentabilidade na construção civil, um fator cada vez mais procurado e discutido. Isso se deve a alguns motivos, como:

  • Emissão menor de carbono durante a fabricação;
  • Instalação que gera menor quantidade de resíduos e desperdício;
  • Uso de materiais recicláveis tanto no gesso quanto no revestimento de papelão;
  • Reutilização das placas para formar outras divisórias após alterações no layout do projeto;
  • Oferece isolamento térmico, auxiliando no menor gasto com energia para resfriamento ou aquecimento dos ambientes.

O gesso acartonado é uma forma mais econômica, rápida e sustentável de construir paredes e tetos para espaços internos. Ele também oferece maior leveza, possibilidade de alteração de layout e capacidade de isolamento térmico e acústico.

Gostou de aprender mais sobre as características e formas de uso do gesso acartonado? Veja também o conteúdo que preparamos para você sobre como as tecnologias estão influenciando a construção civil e se atualize sobre esse mercado.

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Pular para o conteúdo