Engenheiro pilotando drone
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Drones na construção civil: entenda mais sobre essa prática

A evolução e o barateamento da tecnologia possibilitaram que os drones — dispositivos de voo controlados remotamente — se tornassem acessíveis, facilitando a rotina de trabalho de um engenheiro civil. Com um drone, o profissional ganha simplicidade na realização de várias tarefas que antes eram proibitivas, inclusive a inspeção e o monitoramento em construções com áreas de difícil acesso.

O uso de drones na construção civil tem se tornado uma solução cada vez mais comum, barata e prática para auxiliar o planejamento e a execução de obras.

Você conhece as utilizações mais promissoras dessa tecnologia para obras? Sabe quais cuidados precisa tomar para garantir um bom uso da ferramenta?

Neste post, vamos dar um panorama completo sobre o assunto para você. Vamos lá?

A evolução do uso de drones para as mais variadas áreas

A palavra drone diz respeito, inicialmente, a qualquer tipo de veículo aéreo não tripulado, comandado remotamente, independentemente do seu tamanho ou finalidade.

Mas, nos últimos anos, a palavra se popularizou ao representar um tipo específico de drone: os pequenos dispositivos comandados por aplicativos ou controles, equipados com uma câmera de alta definição e capazes de voar com grande autonomia.

A possibilidade de enxergar o mundo de cima com flexibilidade e um investimento baixo está transformando várias áreas de trabalho, entre elas a engenharia.

O tipo de visão que antes só era possível com a contratação de um helicóptero (caro e de uso esporádico) agora pode ser adotado como parte da rotina de uma construção.

5 situações de utilização de drones na construção civil

Para você ter uma ideia de como os drones estão transformando esse setor, separamos 5 tipos de uso da tecnologia que estão se popularizando no mercado e tornando a vida dos engenheiros mais fácil.

1. Mapeamento

A fase de mapeamento de um terreno para construção pode ser cara e complexa, dependendo do tamanho da obra.

O drone em si não vai substituir os métodos mais técnicos de análise e medição, muito menos a presença humana, mas já serve de suporte para entender distâncias, simular alterações e verificar números — tarefas capazes de agilizar esse processo e diminuir seus custos.

2. Monitoramento

Quando falamos em monitorar uma construção e sua mão de obra, existem algumas situações em que o trabalho do responsável é mais complicado — como em edifícios e obras de grande porte, onde a produtividade está espalhada por uma área muito extensa.

No caso de construções de vários andares, por exemplo, o drone pode ser usado diariamente para percorrer todos eles monitorando questões como uso de equipamentos de segurança, evolução do trabalho e utilização consciente de recursos.

3. Acompanhamento

É possível usar o mesmo processo da situação acima para acompanhar a evolução da obra. Assim, você tem uma maior percepção do progresso que está sendo feito em comparação com a qualidade do trabalho e tem uma noção melhor do cumprimento de prazos.

Essas imagens podem até ser usadas como material de divulgação aos clientes, proporcionando uma experiência interessante que gera expectativa e proximidade.

4. Inspeção

Um bom uso dos drones também acontece no pós-obra. Dependendo do tamanho da construção, os dispositivos economizam muito tempo e dinheiro na hora de inspecionar o local em busca de possíveis problemas elétricos, infiltrações, rachaduras etc.

Já existem, inclusive, acessórios complementares que ampliam as capacidades dos drones e os tornam ainda mais úteis, como sensores termais.

5. Publicidade

Por fim, existem vários outros ganhos indiretos que os drones podem trazer para a construção civil. Um deles é a geração de imagens para publicidade.

Com a filmagem do terreno, do progresso da obra e da construção pronta, você e sua empresa têm mais material para convencer os clientes da qualidade do seu trabalho.

Cuidados a serem tomados

O uso de drones na construção civil vem se popularizando, mas, na pressa de utilizar a tecnologia, muitos engenheiros e responsáveis ignoram recomendações e cuidados que precisam ser levados em conta.

Veja em quais pontos você vai precisar prestar atenção se for utilizar drones na sua empresa.

Restrições legais

Recentemente, a ANAC definiu regras para operações civis de drones. Entre elas, podemos destacar algumas:

  • a operação é exclusiva para maiores de idade;
  • é proibida a utilização de drones a uma distância menor que 30 metros de pessoas sem sua autorização;
  • qualquer drone com mais de 250 g deve ser cadastrado no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas;
  • qualquer utilização comercial de voo exige manual, avaliação de risco, seguro e certificado de cadastro.

Segurança

Seguindo todas as normas que a ANAC criou, a segurança da utilização de drones torna-se bem mais garantida, mas ainda existem algumas dicas que podem aprimorar a proteção do equipamento, da obra e das pessoas envolvidas:

  • durante o voo, evite aproximar o equipamento de pessoas (principalmente trabalhadores que estão em posições de risco);
  • tome cuidado com a rede elétrica;
  • invista na capacitação do operador do drone;
  • evite o uso em espaços muito estreitos;
  • evite o voo em vias públicas;
  • dedique-se exclusivamente à operação do drone enquanto ele estiver no ar.

Planejamento

Outra questão que vale a pena comentar refere-se aos objetivos de uso do drone. Além dos cuidados necessários, um investimento em tecnologia precisa sempre ter eficiência, ou seja, você tem que otimizar seu uso no dia a dia.

Isso significa definir uma equipe fixa para a utilização do drone, com funções e responsabilidades, entender as demandas às quais ele pode atender e qual modelo é mais adequado, além de criar um plano de voo para definir onde, como e por que ele está sendo utilizado.

Vantagens do uso de drones em obras de difícil acesso

Por último, podemos falar de outro benefício incrível do uso de drones: a capacidade de colocar todas as situações que listamos em um cenário de construção de alto risco ou difícil acesso.

Existem casos na engenharia civil em que o profissional ou construtora trabalha em estruturas altas sem mecanismos simples de subida, localização difícil devido à topografia e aos recursos naturais, ou até mesmo na inspeção de obras com perigo de colapso.

Nesses casos, o drone se mostra uma revolução. Não é mais preciso arriscar a saúde de pessoas em um trabalho demorado e delicado, que pode ser realizado em minutos com um piloto remoto.

Ou seja, a utilização de drones na construção civil é muito mais do que uma questão de visão ampla da obra: é um investimento em segurança, acompanhamento e agilidade em processos que antes poderiam ser muito difíceis ou até impeditivos. Hoje, podem ser realizados com as pontas dos dedos.

E se você se interessou, quer saber mais sobre tecnologias que estão transformando a construção civil além do drone? É só dar uma conferida neste artigo!

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Últimos artigos

    Skip to content